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No mercado, não basta fazer o básico. É preciso se destacar, estar à frente da concorrência e atrair clientes com um negócio inovador. Por isso, o Sebrae reuniu aqui conteúdos que vão ajudar sua padaria a seguir as tendências, implantar as boas práticas e até mesmo se tornar mais sustentável.

Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre cada assunto:

Confira os nossos materiais sobre conceitos, inovaão e práticas sustentáveis.

Toda padaria precisa conhecer os principais conceitos, os processos e o passo a passo para obtenção da licença ambiental, bem como as suas vantagens.

Procurando formas de inovar em sua padaria? Há muitas maneiras de colocar essa ideia em prática: formatar um novo modelo de negócio, transformar o layout, melhorar processos e produtividade, introduzir a técnica de congelamento, lançar produtos diferenciados, utilizar novos equipamentos e aprimorar aspectos de comportamento e marketing.

Deixar sua padaria mais sustentável é lucrativo para o seu negócio. Entenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e conheça as ações de sustentabilidade que farão a diferença na sua empresa.

A sustentabilidade na panificação é uma importante tendência do mercado. Por isso, é importante conhecer os processos para tornar sua padaria mais sustentável, colocando no papel tudo de que precisa, além de realizar um breve diagnóstico da sua situação atual.

Confira aqui nossos materiais sobre podutividade, eficiência, ferramentas e aspectos regulatórios.

Um ganho de produtividade na sua padaria pode resultar em maior eficiência e melhor uso dos recursos. Sempre há espaço para melhorias, e os gargalos a serem contornados vão desde o planejamento da produção até a orientação da equipe. As dicas práticas de aumento de produtividade passam pelas intervenções em processos, conscientização dos colaboradores e papel do empresário (gestão).

Quem é dono de mais de uma padaria pode ter uma central de produção. A proposta é elaborar os pães e produtos de confeitaria em uma área única, e distribuir os alimentos para as lojas apenas finalizarem, se for o caso, e venderem aos clientes. Antes de decidir por essa estratégia, é importante levar em conta as suas particularidades e os investimentos necessários.

Veja o que é a estratégia de padaria conceito, que faz sucesso em eventos no Brasil e no mundo, e entenda a evolução da panificação brasileira. São seis tipos de padaria, 10 conceitos relevantes e cinco ferramentas que toda empresa do ramo precisa conhecer.

Alimentos funcionais estão em alta, e consumidores estão preocupados com o impacto do consumo de pães em sua saúde. É importante conhecer aspectos regulatórios e saber como sua padaria pode entrar de vez na tendência alimentação saudável.

O mercado de panificação precisa se reposicionar, e a produção própria é a alma do setor. Produtos artesanais, combinados com um design de ambiente aconchegante, remetem o consumidor a itens mais frescos e naturais. Essa interessante combinação pode ser parte da sua estratégia.

O consumo de pães e produtos de confeitaria remete a prazer. O conceito de indulgência é utilizado para indicar que o consumidor procura alimentos saborosos e ligados a bons sentimentos e que ele não está todo o tempo fazendo escolhas racionais. A padaria tem tudo para atender esse desejo, e algumas dicas podem ajudar o seu negócio a fidelizar o cliente indulgente.

Para manter sua padaria conectada com o mercado, é necessário conhecer as mudanças pelas quais o setor passou ao longo dos anos e contextualizar com o cenário nacional e até mesmo o internacional, indicando tendências e experiências no segmento em diferentes países.

É necessário tomar conhecimento sobre a situação tributária do seu negócio. Um amplo levantamento avaliou os impostos e indicadores, e realizou estudos de casos em empresas de panificação. A partir disso, foram elencados pontos de atenção para as empresas e reunidas algumas orientações ao empreendedor do segmento.

Confira nossos materiais com as melhores práticas da produção e com as receitas de várias partes do país.

O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços. Em todas as etapas de seu funcionamento, devem ser observados, constantemente, aspectos relacionados às melhorias dos processos e cuidados especiais, de forma que seja possível eliminar riscos de contaminação física, química e biológica de alimentos. Implemente em seu negócio práticas que contribuam para a melhoria dos processos, da manipulação dos alimentos e de sua exposição para venda.

Está iniciando um empreendimento no ramo de panificação e quer aprender uma receita básica de pão francês?

Harmonizar pães e vinhos nunca sai de moda. Saiba como fazer essa combinação e encante seu cliente.

O Brasil é rico na diversidade de pães. Conheça e coloque em prática dezenas de receitas típicas das cinco regiões do país.

Sua padaria pode oferecer pães especiais e funcionais. Conheça algumas receitas que podem ser incorporadas em seu negócio.

Que tal continuar explorando?