O controle das finanças é essencial para o crescimento do seu negócio. Por isso, é importante entender como elaborar um fluxo de caixa, que nada mais é do que controlar os valores das entradas e saídas financeiras. 

Mais do que um controle financeiro de um período, o fluxo de caixa no varejo de moda deve olhar para o futuro. Fazendo essa “previsão”, fica mais fácil enxergar se existe algum problema à vista.

Ferramentas que ajudam na gestão do varejo de moda

É preciso saber como ser cuidadoso e econômico com as suas finanças. Se você é um empreendedor, independentemente do ramo, existem alguns procedimentos, ferramentas e práticas que ajudam bastante nesse gerenciamento.

O controle de caixa é simplesmente uma planilha em que todos os dias você registra seus pagamentos, investimentos, compra de estoque, ou seja, as saídas, e também as vendas realizadas, os rendimento de aplicações, ou seja, as entradas de dinheiro.

Com esse controle é possível visualizar como estão suas finanças. Conhecendo sua real condição financeira, você pode, por exemplo:

  • Aplicar: colocar numa caderneta de poupança ou investir, de alguma outra forma, o dinheiro disponível.
  • Captar: obter dinheiro a tempo de cobrir algum compromisso para o qual você ainda não esteja preparado no momento. 

É importantíssimo separar o dinheiro: o do seu negócio e o seu próprio. Se você trabalha pelo seu negócio, deve ganhar uma remuneração chamada de pró-labore. É um tipo de gasto que o empreendedor costuma se esquecer de controlar, mas que deve ser anotado no controle de caixa.

 

Ao fazer a conta do seu saldo, as despesas pessoais não devem entrar no cálculo final. Elas entram na planilha de controle do caixa apenas para que o empreendedor visualize seus gastos.

Como o controle de caixa melhora as vendas

Preenchendo a planilha você observa em qual período há o maior recebimento à vista. Assim, é possível saber quando seus clientes recebem seus salários e adiantamentos, e fazem compras e contratam serviços. Se você sabe dessa concentração de vendas, pode aproveitar para criar promoções em outros períodos, quando o movimento for mais fraco.

  •  Saiba como controlar a circulação do dinheiro na sua empresa e melhorar a gestão financeira com o curso EAD do Sebrae. Confira aqui.
  • Controle todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa com este conteúdo que separamos para você. Nele há uma planilha que ajuda a fazer o fluxo de caixa da sua empresa. Acesse aqui.
  • Confira este artigo, de um especialista em auditoria e suporte a transações, que mostra como fazer do fluxo de caixa um elemento cotidiano de gestão e planejamento.



Que tal continuar explorando?