São inúmeros os motivos que levam uma empresa a acumular produtos ou não os ter em estoque. Por isso, fazer a gestão de mercadorias é essencial para o seu negócio. O controle do estoque permite que você tenha uma visão melhor de seus produtos e, assim, que seja capaz de elaborar estratégias de venda, planejar compras corretamente e fazer boas negociações com fornecedores.

Nosso objetivo é ajudar você. Por isso, listamos aqui algumas dicas que vão auxiliá-lo na hora de controlar o estoque. Confira agora mesmo.

Registre todas as entradas e saídas

Existem sistemas especializados na gestão de estoque da sua loja de roupas, como o Hiper. Eles conseguem organizar os produtos da melhor forma possível, facilitando o controle e diminuindo as falhas. Além disso, esses sistemas contam com funcionalidades práticas, como “primeiro que entra, primeiro que sai” (PEPS). Seja qual for o seu sistema (manual ou automático),

Cheque seus registros

Parece um detalhe besta, mas muitas empresas não fazem isso e acabam tendo problemas sérios quando descobrem que algo está errado com os valores. Uma dica é implementar algum sistema de “inventário rotativo”. Assim, o próprio sistema escolhe diariamente itens para checar e poderá identificar possíveis erros.

 

 

Compre na medida certa

O gerenciamento desse estoque se torna mais simples, o espaço físico necessário passa a ser menor e os custos são reduzidos.Uma recomendação para quem quer ter um estoque mais enxuto é manter uma relação direta com os fornecedores, facilitando assim a compra de produtos e evitando a falta deles.

Organize o espaço físico

Você precisa garantir que os produtos sejam facilmente encontrados. De nada adianta ter todas as informações sobre a mercadoria, se não consegue achá-la com facilidade quando precisa. A organização permite que você avalie com clareza o espaço de que necessita.

 

Faça vistorias de estoque frequentemente

Em um momento de distração, um produto pode entrar sem ser devidamente registrado e esquecido no estoque. Para detectar todas essas falhas antes que elas se tornem problemas reais, é recomendável estabelecer uma rotina de vistorias. Elas podem ser semestrais, mensais, semanais e até diárias.

Programe as compras com fornecedores

Crie um calendário com as datas de compra de cada item. Sistemas específicos para o controle de estoque podem até enviar alertas quando chegar a hora de fazer a reposição

de mercadorias tanto das vendas físicas quanto das online.

  • Com organização, você evita o acúmulo ou a falta de produtos e ainda tem um controle das suas finanças. Clique aqui e confira o artigo sobre controle de estoque.
  • Entenda a importância da gestão do estoque com algumas dicas que separamos para você fazer uma administração eficiente. Confira aqui.
  • Conheça no vídeo abaixo a gestão de compras e estoque e aprenda a administrar seu negócio, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Fonte:

Tags: Moda, Vendas, Estoque

Que tal continuar explorando?