A sustentabilidade está sendo aplicada em diversos lugares e regiões, e os impactos causados pelo consumo alimentar levaram chefs de cozinha a repensar o cardápio. De acordo com pesquisa anual, a empresa britânica Mintel acredita que essa visão sistêmica de sustentabilidade vai impactar todo o setor de alimentos e bebidas, exigindo colaboração para o desenvolvimento de iniciativas que abranjam o ciclo de vida completo dos produtos.

Além de dar preferência a alimentos naturais e nutritivos, os consumidores estão desenvolvendo um olhar abrangente, preocupando-se com o impacto dos seus hábitos alimentares no meio ambiente. Graças a essa nova prática, o termo gastronomia sustentável vem ganhando espaço.

Sustentabilidade na prática

A inserção de práticas sustentáveis na gastronomia, principalmente em cozinhas comerciais, traz melhorias para a população como um todo e benefícios ambientais e econômicos diretos, como:

 Redução no desperdício de alimentos. 

 Diminuição na geração de resíduos. 

 Proteção de espécies em perigo de extinção. 

 Valorização da agricultura familiar e pecuária sustentável. 

Outra vantagem é o potencial educativo: uma experiência gastronômica sustentável gera reflexões sobre como o alimento é produzido, comercializado e consumido, despertando consciência sobre o impacto do estilo de vida atual no meio ambiente.

O dia a dia da cozinha deve ser guiado por alguns princípios básicos como, preferência por ingredientes regionais e orgânicos, respeito à sazonalidade e o uso integral dos ingredientes.

Foco na experiência

A gastronomia, especialmente dentro do contexto turístico, é um dos setores com maior potencial para oferecer experiências aos consumidores, permitindo que criem memórias positivas e estimulem os sentidos além do paladar. A gastronomia de experiência fortalece a proposta de servir pratos de qualidade, levando em conta a vivência do cliente. 

A comida, é claro, segue protagonista, mas a sustentabilidade, quando incluída como base de todo o processo, pode ser um diferencial a ser explorado pelos estabelecimentos.

Que tal continuar explorando?