Uma das áreas mais importantes de qualquer negócio é a de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade é um negócio que não tem muitas chances de alavancar. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece a sua marca ou o seu nome, o seu sucesso está em risco.

As mudanças tecnológicas que vêm surgindo permitem que pequenas empresas e marcas entrem na disputa pela atenção do consumidor. Isso faz com que se promover seja algo mais próximo da realidade de um Microempreendedor Individual (MEI).

A internet é a principal ferramenta para aumentar os resultados de visibilidade e comerciais de micro e pequenas empresas. Ela consegue quebrar barreiras de acesso a públicos específicos e diminuir os custos para uma marca, já que pode expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas.

7 passos para vender da internet

 

Para não perder nenhuma oportunidade, separamos sete passos básicos que podem ajudar na hora de começar a se inserir nesse mundo digital. Vamos lá:

Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer pesquisas profundas sobre quem é o público consumidor, que tipos de conteúdos ele acessa, com os quais ele mais interage. Em que canais ele está mais presente? Ele usa muito as redes sociais? Ele faz muitas pesquisas no Google?

Essas informações podem valer ouro na hora de pensar em uma boa estratégia de marketing digital.

 

Não basta saber quem são seus concorrentes. É importante entender como eles estão atuando na hora de vender. Que canais eles estão usando? Que tipos de conteúdo estão sendo gerados? Isso está funcionando? Ele está vendendo mais? Onde é que os concorrentes estão acertando? E onde é que estão errando?

Com esse conhecimento, podemos pensar em todas as oportunidades existentes para alavancarmos uma marca.

É importante, sempre, respeitar o que é a sua marca e os valores que entende como essenciais para a construção dela. Procure preservar a identidade do seu negócio e a importância para você e para a sociedade.

 

Existem na internet inúmeros canais que podem ser explorados, como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, além de anúncios em sites de conteúdo ou de notícias, entre muitos outros. Escolha o melhor para o seu negócio de acordo com o seu público-alvo e seus objetivos.

 

Na internet existem muitas marcas tentando se vender de forma constante e insistente. A disputa de atenção é grande, portanto, seja criativo nos anúncios e use todo o diferencial da sua marca para atrair o público para a sua loja.

 

Planeje para que você tenha verba para investir no marketing da sua marca, seja em canais, ferramentas ou propagandas. Expor a sua marca de forma constante e consciente é sempre importante para o seu negócio crescer a cada dia.

 

Os dados devem sempre ser seus melhores amigos. Acompanhe todo tipo de resultado para saber como está investindo o tempo e os recursos da sua empresa, se precisa fazer algum ajuste na sua estratégia de marketing ou se está tudo correndo como deveria.

Em geral, ao analisar os dados de marketing digital do seu negócio, você deveria ser capaz de responder as seguintes perguntas:

 

 

 

Que tal continuar explorando?