A gestão de um e-commerce tem várias peculiaridades em relação a uma loja tradicional. Por isso, ampliar a gestão quantitativa pode ajudá-lo a acompanhar melhor o desempenho do seu negócio.

Uma opção pode ser definir de duas a três métricas por área do negócio, como logística, estoque e recursos humanos. Assim, você acompanha o desempenho de cada uma facilmente e consegue, ainda, parar para prestar mais atenção caso alguma delas esteja fora do planejado.

Existem algumas métricas que você pode acompanhar no seu e-commerce e que vão auxiliá-lo a medir o sucesso da sua empresa. 

Além disso, quando não houver gestores em todas as áreas do seu empreendimento, a alternativa é que você mesmo mensure os resultados - buscando sempre um retorno de cada área para acompanhar o que for obtido.

Indicadores ROI

O Indicador de Retorno por Investimento, conhecido como ROI (Return On Investment), possibilita calcular a taxa de retorno do valor investido na sua empresa. No marketing, por exemplo, o ROI ajuda a medir se o valor gasto em anúncios está adequado e quais os melhores canais de propaganda para a sua loja: isso permite que você visualize o resultado efetivo dos valores investidos ou perdidos.

O cálculo é feito por meio da subtração dos custos totais da receita gerada pelo investimento e, em seguida, a divisão do resultado pelos custos totais.

Esse indicador pode ser usado para mensurar resultados a curto, médio ou longo prazo. Quando se trata de médio ou longo prazo, é possível aliar a análise do ROI a outros dados - que meçam a fidelização do cliente, por exemplo.

Importante lembrar

Apesar de todas essas funcionalidades, o ROI não abrange o monitoramento da concorrência. Então, o ideal é estar atento ao crescimento das outras empresas do ramo e aos preços praticados por elas.

Elaborar um planejamento estratégico pode ser uma solução para colocar em prática o monitoramento desses indicadores, analisar e tornar reais possíveis progressões no negócio. Organize-se para isso e tenha uma gestão orientada por dados concretos!

Qualidade no atendimento

Além do financeiro, sua loja também precisa acompanhar de perto a qualidade do atendimento oferecido. Na internet, muitas vezes até mais do que offline, a indicação e a reputação da sua empresa são fundamentais para o sucesso. Por isso, estabelecer métricas para a qualidade no atendimento, atrasos na entrega ou gestão do estoque pode ser crucial para a saúde do negócio.

Você pode medir esses últimos fatores, por exemplo, por meio do acompanhamento do serviço. Esse processo envolve um check list com os contatos dos clientes, a disponibilidade da empresa para esse contato e a pesquisa pós-venda.

Planejamento estratégico

Tanto ferramentas de métricas quanto o acompanhamento do negócio são instrumentos para acompanhar o desempenho da sua loja. Mas, o que fazer com esses dados? O ideal é que eles sirvam de material para o planejamento da empresa - e que, claro, guiem a equipe em direção às metas estabelecidas.

Existem diversas formas de ampliar a gestão quantitativa do seu negócio. Com organização, estratégia e planejamento, é possível aliar indicadores e progredir, otimizando gastos e melhorando os resultados.

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