Fique por dentro de como conseguir financiamento para abertura de uma franquia. Atualmente, é possível solicitar uma linha de crédito em instituições financeiras tanto públicas como privadas. Mas é necessário, como em qualquer outra transação bancária, muito cuidado no momento da contratação.

Levantando financiamento para abrir uma franquia

Se você não tem todo o montante necessário para a abertura, verifique com o seu franqueador se ele não disponibiliza verba para financiar a operação.

 

Algumas marcas têm, na forma de Taxa de Franquia, recursos destinados para a abertura novas unidades. Caso não haja essa opção, é recomendável que você tente obter o capital de giro com algum membro da família ou amigo.

Os juros, em geral, são consideravelmente mais baixos do que nas instituições financeiras, e as garantias podem ser mais flexíveis. Se essa possibilidade também não existir, você pode aproveitar as diversas linhas de crédito oferecidas por instituições públicas e privadas no Brasil.

Onde e como conseguir financiamento

Banco do Brasil – BB Franquia

O Banco do Brasil tem um programa de financiamento especialmente voltado para franquias, para quem deseja instalar ou modernizar uma unidade. É o BB Giro Empresa Flex, que fornece capital de giro, afiliação a Cielo e financiamento da Taxa de Franquia, entre outros. Essa instituição tem o aval do Fampe para operações de franquias.

 

BNDES

O empréstimo no BNDES é solicitado pela franqueadora, e não pelo franqueado. Os valores, juros e prazos, que, segundo o banco, são os melhores do mercado, variam de acordo com a rede, e os pedidos podem ser feitos em instituições credenciadas ou através de carta.

Caixa Econômica – Programa CEF Franquia

A partir de análise e aprovação do plano de negócios, elaborado em conjunto com a franqueadora, o programa oferece recursos para capital de giro, antecipação de receitas, financiamento para investimentos, convênios, seguros e previdência.

Bradesco

Disponibiliza quase todos os serviços de pessoas jurídicas para os interessados no segmento de franquias, como crédito para: montagem da loja, aquisição de bens, modernização e expansão dos negócios, pagamentos, gestão de caixa, seguros, consórcios e cartões de crédito. Essa instituição tem o aval do Fampe para operações de franquias.

 

Itaú

Concede financiamento de até 50% do investimento total, desde que o próprio patrimônio ou os recebíveis do negócio sirvam como garantia. Além de empréstimos para aquisição de franquias e equipamentos, estoque e fluxo de caixa, o banco oferece linhas de repasse do BNDES, que podem ser usadas tanto na instalação da nova unidade quanto na modernização de uma já existente. O Itaú dispõe também do Compor Franquias, que ajuda a custear royalties ou produtos.

Santander

Além do crédito, assegura benefícios como acesso a produtos financeiros com condições especiais, taxas diferenciadas e exclusivas para a máquina de cartão. Ele se reserva, porém, a não divulgar as taxas e condições, avaliando o crédito sob medida, se comprometendo na redução de custos através de descontos negociados. A instituição tem o aval do Fampe para operações de franquias.

AgeRio

Por meio de convênios com redes franqueadoras, a AgeRio financia franqueadores e franqueados atuais e potenciais, com juros baixos e crédito de até R$ 1,5 milhão.  A instituição tem o aval do Fampe para operações de franquias.

Que tal continuar explorando?