43 anos

Brasileiros sonham em ter o próprio negócio e são apoiados pelo Sebrae

Desde 1972, instituição trabalha para estimular o empreendedorismo e aumentar competitividade das pequenas empresas

Brasília - Ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, depois de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. De acordo com a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pela primeira vez o número de pessoas que almejam se tornar o seu próprio chefe é praticamente o dobro das que desejam fazer carreira numa empresa. Além disso, três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma.


Os dados reforçam a importância da atuação do Sebrae, instituição que completa 43 anos nesta sexta-feira (9) e comemora o bem-sucedido trabalho no estímulo ao empreendedorismo, à competitividade e à sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Atualmente, existem mais de 10 milhões de pequenos negócios no Brasil, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas.


Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com mais de 600 pontos de atendimento nas 27 unidades da federação, um call center (0800 570 0800) e um portal - www.sebrae.com.br -, que teve mais de cinco milhões de buscas desde que foi lançado, em abril do ano passado. Só este ano, até 5 de outubro, o canal já foi acessado por quase 10 milhões de pessoas.


O Sebrae oferece consultorias, treinamentos, palestras, seminários, publicações e uma série de outros serviços para os donos de pequenos negócios nos mais diferentes estágios de empreendimento em todos os setores da economia – comércio, serviços, indústria e produção rural.


Segundo dados do Sebrae, mais de 1,6 milhão de pequenos negócios foram atendidos de janeiro a agosto deste ano, sendo 937 mil deles MEI, 608 mil micro empresas e 116 mil empresas de pequeno porte. A meta é atender mais de 2,3 milhões de pequenos negócios até dezembro. 


Entre o público atendido também estão potenciais empresários que buscam capacitação para desenvolver ideias e transformá-las em empreendimentos de sucesso e aqueles que buscam a formalização do seu negócio.


Começar Bem e Compre do Pequeno

No final do ano passado, o Sebrae lançou o programa Começar Bem, que oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros recursos como cartilha, guia visual, aplicativo e vídeo para empreendedores que tenham uma ideia ou desejam trabalhar por conta própria. Em menos de 1 ano, mais de 300 turmas foram realizadas pelo Brasil com mais de sete mil participantes.


O ano de 2015 foi especial para o Sebrae, que liderou o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”. O ponto alto da ação foi no dia 5 de outubro. Nesta data, mais de 56 milhões de consumidores compraram algum produto ou serviço de pequenas empresas.

Mais informações

Agência Sebrae de Notícias

(61) 3243-7851

(61) 3243-7852

(61) 2104-2768

(61) 2104-2770

imprensa@sebrae.com.br

 

 

Tags: formalização, sustentabilidade, Empreendedorismo, MEI, Micro e Pequenas Empresas, Pequenos Negócios, Sebrae, capacitação, competitividade