Compre do Pequeno

Conhecer os desejos do cliente é fundamental para ter sucesso nas vendas

No Papo de Negócios de hoje, Edmour Saiani explica quais as melhores estratégias para vender em tempos de crise

Brasília - Experimentar, experimentar, experimentar. É o que o cliente de hoje mais faz, à revelia da maré econômica. E, se os tempos são de crise, como a que vivemos no Brasil, conhecer profundamente a customer experience, expressão americana que significa ‘experiência do consumidor’, é mandatório para o negociante que quer se sair bem nas vendas. Ou seja, todos.


Conhecer como pensa e sente o cliente é a base do bom atendimento, que, seja numa grande empresa ou num pequeno negócio, é papel de todos, do presidente ao atendente. É reconhecer que um cliente nunca é fiel, que o seu serviço nunca é de excelência; no máximo, estão. Que seu relacionamento com ele é um processo em eterna construção; que, se o mundo mudou, o cliente mudou mais ainda.


Essas são as premissas do pensamento do empresário e consultor Edmour Saiani, convidado do Papo de Negócios desta terça-feira (06). No bate-papo virtual promovido pelo Sebrae, que vai ao ar das 15h às 15h30, Edmour vai explicar aos empreendedores como funciona a tríade necessidades/preferências/desejos do cliente, e assim garantir um bom atendimento e sucesso nas vendas.

Com o tema “Prepare sua empresa para vender”, esta é a quarta edição de uma série de cinco com temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado para valorizar as micro e pequenas empresas e fortalecer a economia. “Marcas que atuam pensando em atendimento crescem 10 vezes mais que marcas predadoras que querem resultados a qualquer custo. O mundo mudou e a forma das marcas se relacionarem com seus clientes mudou junto”, diz Edmour.


O empresário usa a figura de uma pirâmide que espelha necessidades dos clientes X formas de atendimento e a percorre da base ao topo para ensinar o empresário/varejista como fazer isso. Desde princípios básicos, como preço justo, conveniência físico-digital, criatividade no atendimento, design inovador e educação no sentido estrito da palavra, ou seja, saber ensinar o cliente a manejar o produto, a variáveis subjetivas como flexibilidade e carinho, sem esquecer da sustentabilidade.


“A população de hoje, mais nova, está muito mais preocupada com o fim do mundo do que com o fim do mês. Se o cliente percebe que seu negócio não tem nada de sustentável, nem compra de você”. E, para completar, carinho é fundamental, segundo Edmour: “todo o resto você percebe, carinho você sente; gera torcida a favor”.


Fazer diferente

Formado em engenharia com especialização em marketing, Edmour é dono de uma pet-shop e fundou a Ponto de Referência para ajudar outras empresas em cultura e gestão de atendimento em serviços. É autor dos livros “Loja Viva - revolução no pequeno varejo brasileiro” (Editora Senac), que ajuda companhias atenderem melhor, e “Ponto de Referência – como ser o nº 1 e não mais 1” (Editora Pearson), que ajuda pessoas e companhias a fazerem diferente.


Papo de Negócios

É uma mesa redonda virtual promovida pelo Sebrae, onde os convidados respondem a questões propostas pelo público ao vivo, via hangout, das 15h às 15h30. Qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de inscrição. Para assistir à palestra, basta ter uma conta no Youtube e, para participar do chat, é preciso estar conectado a uma conta do gmail. Para se conectar, basta acessar o link disponível no site www.sebraemercados.com.br.

Até 7 de outubro todos os ‘Papo de Negócios’ terão temas ligados ao Movimento Compre do Pequeno Negócio. O próximo e último é ‘O MEI agora é tratado como consumidor’ (07). O primeiro, ‘Como os meios eletrônicos de pagamento podem ajudar as pequenas empresas a vender mais’, aconteceu na terça (29.09); o segundo, ‘Como vender para a ONU: oportunidades para os pequenos negócios’, na quinta (01.10); e o terceiro, ‘Venda mais para o governo’, na segunda (5).


Compre do Pequeno

Lançado em 5 de agosto em todo o país, o Movimento é uma ação inédita para estimular a sociedade a valorizar produtos e serviços das micro e pequenas empresas. A iniciativa é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.


Na semana de 21 a 26 de setembro aconteceu a Semana de Capacitação Empresarial: em todos os estados brasileiros foram oferecidos oficinas, palestras, seminários e cursos para preparar o empresário para o 5 de outubro, data oficial do Movimento, que também é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Os pequenos negócios são mais de 95% do total das empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% dos empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.


Serviço

Papo de Negócios: “Prepare sua empresa para vender”

Terça-feira - 06 de outubro

Das 15h às 15h30

Para acompanhar ao vivo: : https://www.youtube.com/watch?v=sKmwhBlM-kw

Para interagir com o entrevistado por meio de chat, o internauta deverá ter conta no gmail.


Mais informações

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