Compre do Pequeno

Seminários e campanhas marcam adesão da Paraíba ao Movimento

Compras governamentais, semana de descontos e palestras já aconteceram em Princesa Isabel e Pombal

João Pessoa - A 430 quilômetros da capital, no Sertão paraibano, a cidade de Princesa Isabel sediou semana passada a quarta etapa do Seminário Regional de Compras Governamentais 2015. O evento capacita e orienta microempresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos sobre como vender e comprar dos governos. No início do Seminário, o Sebrae na Paraíba apresentou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, de amplitude nacional, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização de produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.


Na mesma região, Pombal aderiu ao Movimento com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que completa 20 anos de atuação na cidade. Foram realizadas diversas ações que incentivam as empresas locais a participarem do Movimento, com palestras, encontros e eventos comemorativos. Para estimular as compras, aconteceu a Semana do Descontão do Comércio de Pombal, com promoções de até 50%.


“Queremos aproximar os pequenos negócios do setor público, com orientações e capacitações. Por isso, estamos realizando estes eventos em todas as regiões do estado”, disse o gestor de Políticas Públicas do Sebrae no estado, Luciano Holanda, durante o Seminário em Princesa Isabel. Este ano, o seminário já foi realizado em Sumé, Sousa e Itaporanga, e ainda acontecerá em Araruna, Pombal e Guarabira.


Para a gerente do Sebrae em Pombal, Maria do Socorro Félix, o Movimento veio no momento certo para se juntar à campanha do comércio da cidade e fazer os negócios locais lucrarem. “São as micro e pequenas empresas que sustentam a economia do nosso país, por isso temos que valorizá-las. O Movimento pretende contar com a adesão da população, mostrando a importância desses empreendedores”, disse Socorro.


De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano), com valores até R$ 80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos. Adquirindo produtos e serviços dos pequenos negócios locais, o poder público faz com que os recursos girem no próprio município”, afirmou Luciano.


Dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado mostram que os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras da Paraíba. Em Princesa Isabel, este percentual é maior: os pequenos negócios são responsáveis por 53% das compras do município. “Estamos fazendo grandes discussões para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou o gestor.


Compras governamentais

O Seminário é realizado durante um dia inteiro, em duas partes: na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos). Para Luciano Holanda o Seminário de Compras Governamentais é um momento propício para atrair mais empresários ao Movimento: “O pequeno negócio é importante para o seu dono, mas também para todos aqueles que vivem ao seu redor e dele se beneficiam”.


Liderada pelo Sebrae e com o apoio de instituições parceiras, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem por objetivo fortalecer a economia local, valorizando os pequenos negócios. Por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, o 5 de outubro é a data oficial do Movimento. Até lá, diversas ações acontecerão nos estados, com o intuito de divulgar a ação. Em Pombal, já foi realizado o 1o Encontro de Sensibilização Empresarial, o lançamento do Cartão de Crédito Empresarial pelo Banco do Nordeste, além da palestra “Como viver e trabalhar em tempos de crise”, com a consultora do Sebrae Marluce Santana.


Mais informações

Fernando Ivo de Almeida

(83) 2108-1218

comunicacao@sebraepb.com.br/ ivo@sebraepb.com.br

www.pb.agenciasebrae.com.br

Tags: Compras Governamentais, Compre do Pequeno, Sebrae na Paraíba, movimento compre do pequeno negócio