Amapá - Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas
Programa Negócio Certo Sebrae
 
Orientações práticas para a abertura e gestão de negócios
 
A quem se destina?
O Programa de autoatendimento Negócio Certo Sebrae é voltado para pessoas que desejam iniciar um novo negócio ou para empresas que desejam melhorar a sua gestão. Estruturado no formato autoatendimento, com orientações apresentadas em linguagem didática, simples e organizadas passo a passo, no qual o cliente vai executando tarefas com base nos seus conhecimentos, habilidades, motivações e objetivos.
 
Agora conheça os conteúdos:
 
O Programa Negócio Certo é gratuito e constituído de cinco etapas. O cliente pode iniciar na etapa em que desejar de acordo com sua necessidade:
 
Etapa 1 - Gerando ideias de Negócios
 
A etapa 1 ajuda a definir a ideia de negócio por meio de um questionário de perfil pessoal (experiências, habilidades, oportunidades do mercado, conhecimento, realidade financeira) e oferece 700 fichas técnicas de ideias de negócio que servem para ajudar na definição. Nelas existem informações como a descrição do negócio, número de pessoas envolvidas, dados de mercado, aspectos legais, necessidade de pessoal, etc.
 
Etapa 2 - Verificando a viabilidade do negócio
 
A etapa 2 ajuda a verificar a viabilidade financeira e econômica do negócio, por meio de uma estruturação do plano de negócios.
O plano de negócios reúne e calcula dados relacionados ao negócio escolhido. O preenchimento das informações é feito pelo próprio empreendedor de acordo com as particularidades da empresa. Algumas delas são: 
- Projeção de volume de venda;
- Cálculo do investimento inicial;
- Informações de custos e despesas;
- Salários, pró-labore e encargos sociais;
- Impostos;
- Cálculo do preço do produto ou serviço;
- Lucratividade;
- Rentabilidade; 
- Ponto de equilíbrio;
- Retorno de investimento. 
 
Etapa 3 - Formalizando o negócio
Na etapa 3 o programa traz o passo a passo para ajudar na legalização da empresa. Informa o procedimento básico para o participante adquirir documentos como CNPJ, alvará, Inscrições estadual e municipal, entre outros. 
 
Etapa 4 - Organizando e administrando o negócio
Já na etapa 4 traz dicas sobre gestão administrativa e financeira. Fornece planilhas de controles básicos para o acompanhamento dos resultados da empresa como: controle de compras, vendas, estoque, despesas, fluxo de caixa, contas a pagar e receber. 
 
Etapa 5 - Relacionando o negócio com o mercado
Orienta o participante sobre informações de relacionamento com o mercado, como divulgação de produtos, mídia adequada para fazer propaganda, promoções, como atrair e reter clientes, como se relacionar com concorrentes e fornecedores, além de orientar como criar, aplicar e analisar os resultados de uma pesquisa de mercado.
 
Como participar:
O cliente do Estado do Amapá terá acesso ao material apenas pela internet, podendo fazer download do conteúdo. Conta, ainda, com apoio da tutoria e monitoria para tirar dúvidas e auxiliar durante o aprendizado.
 
Para se inscrever, acesse www.negociocertosebrae.com.br