Goiás

Fluxo de Caixa

Uma das dificuldades mais comum na gerência da empresa é o controle financeiro, e a área financeira é estratégica em qualquer organização. Uma ferramenta que facilita esse trabalho é o fluxo caixa, pois, possibilita a visualização e compreensão das movimentações financeiras num período preestabelecido.

 

O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.

 

 

 

 

Conheça as formas de atendimento do Sebrae

O Sebrae oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão. E ajuda sua empresa a se aproximar de parceiros e clientes. O seu negócio pode ficar mais competitivo e lucrativo.

O Sebrae possui uma estrutura de atendimento presencial em todo o país, um atendimento telefônico gratuito (0800 570 0800) e forte presença em ambientes online.

 

Mantém um contato permanente com as micro e pequenas empresas e procura sempre se fazer presente nas mais diversas comunidades, através de sua estrutura própria e de parceiros.

Para isso, utiliza várias estratégias, que vão do atendimento individual, caso a caso, ao atendimento coletivo. De forma simples, podemos dizer que o Sebrae atende o público com a oferta dos seguintes tipos de serviços: capacitação, consultoria, informação técnica, promoção e acesso a mercados e acesso a serviços financeiros.
Capacitação
img_capacitação
O Sebrae oferece cursos gratuitos e subsidiados, de forma presencial e a distância. Os cursos e treinamentos são de alta qualidade e a programação é extensa. Aproveite para se inscrever em um curso online ou considere fazer o Empretec. Sua empresa vai mudar.

Clique para conhecer e se inscrever nos cursos do Sebrae.

 

Consultoria
img_consultoria
O Sebrae presta consultoria a empresas em formação e empresas já formalizadas e mais avançadas. As consultorias são presenciais e envolvem estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, além de diagnósticos para situações específicas. 

Clique para encontrar consultoria.

 

Informação técnica
img_informação técnica
Encontre informação e publicações sobre questões técnicas para condução de seu negócio, que envolvem gestão, vendas, tecnologia e finanças, respondidas a partir de conteúdos disponíveis no Sebrae ou no mercado. 

A informação neste caso é genérica e não está dirigida a uma empresa determinada. Ela é oferecida a partir de uma demanda do cliente sem um processo de diagnóstico. 

A informação é oferecida de forma presencial nos pontos de atendimento do Sebrae ou através de meios como, televisão, rádio, internet, telefone, impressos e vídeos. 

Clique para encontrar informação técnica.
Promoção e acesso a mercado
img_promoção
O Sebrae ajuda sua empresa a se aproximar de fornecedores, parceiros e clientes para fomento da atividade econômica. E viabiliza a participação presencial ou online do cliente em eventos de seu interesse, seja como participante, expositor ou visitante. 

Clique para conhecer as oportunidades de promoção e acesso a mercado.

 

Acesso a serviços financeiros
img_crédito
A falta de crédito é obstáculo para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil. O Sebrae não é um banco e não empresta recursos, mas contribui para criar uma estrutura adequada de atendimento a seus clientes. Para isso presta informações e faz articulações com instituições financeiras públicas e privadas e órgãos de supervisão e controle, de modo a reduzir as barreiras que enfrentam os empreendedores na busca por recursos financeiros.

Clique para conhecer programas para acesso a serviços financeiros.
Relacionamento online com o Sebrae
Informações do Sebrae em formatos que permitem interação. Comente, discuta e promova os bons conteúdos.

Agência Sebrae de Notícias
Notícias, reportagens especiais, fotos, entrevistas, artigos e sugestões de pautas aos principais jornais brasileiros e às emissoras de rádio e televisão. Para ampliar o espaço dos pequenos negócios na mídia.

TV Sebrae
Conteúdos para apoiar a gestão de negócios com informações preciosas para quem deseja iniciar um negócio ou está com problemas em sua empresa e precisa encontrar soluções.

Rádio Sebrae
Programas educativos sobre empreendedorismo, mercado, finanças e vendas. Ouça e passe adiante.

Twitter
Microblog baseado em pequenos trechos de texto de até 140 caracteres. Como forma de aproximar o Sebrae ainda mais de seus clientes, várias contas de Twitter já foram criadas e são atualizadas diariamente em várias regiões do Brasil.

Facebook
O Sebrae tem uma página específica no Facebook. Esse canal de relacionamento esclarece dúvidas sobre abertura de negócios, Microempreendedor Individual (MEI), formalização, acesso a crédito e outras informações relacionadas aos pequenos negócios.