Maranhão
Biblioteca Online Maranhão
Clique no título para fazer o download do documento.

Fonte: Sebrae/NA
Autor: Paulo Thiago Nunes Bezerra de Melo

Buscando entender a qualidade na prestação de serviços, Parasuraman, Zeithaml e Berry desenvolveram o modelo da Lacuna do Cliente, o qual identifica a diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido pelos clientes. Este estudo buscou aplicar e testar o modelo da Lacuna do Cliente no Centrode Documentação e Informação (CDI) do SEBRAE Pernambuco. O teste do modelo foi realizado por meio da análise de correlações entre as variáveis que geram a Lacuna do Cliente. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário. Observou-se que as variáveis da lacuna do cliente assumem comportamento de acordo com o previsto pelo modelo e que o desempenho percebido se relaciona de forma mais intensa com a lacuna do cliente.

Publicação: 2012/06/11 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 413407

Fonte: Dissertação de Mestrado
Autor: Nívia Guimarães da Costa

Este trabalho teve como objetivo identificar quais formas organizacionais vêm se estabelecendo para uma efetiva coordenação na cadeia produtiva de carne ovina, visando atender ao novo padrão de concorrência vigente.

Publicação: 2007/05/22 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 3087235

Fonte: Izolina Passos Siqueira
Autor: Izolina Passos Siqueira

Esta pesquisa investigativa de caráter exploratório-descritivo visa a analisar o relacionamento que ocorre entre artesãos e designers durante o processo de intervenção de design no artesanato.

Publicação: 2010/10/18 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1397496

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo desta cartilha é sensibilizar os empresários de pequenas empresas para a importância da Gestão do Conhecimento, desmistificando este termo, ao mostrar que o conhecimento é um recurso chave para a competitividade de qualquer negócio, através da apresentação de algumas práticas possíveis de serem implantadas em uma pequena empresa.

Publicação: 2010/10/01 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 560641

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

Este estudo examina a indústria de artesanato da Colômbia, buscando proporcionar um quadro geral de sua evolução, de modo a proporcionar um benchmark competitivo que possa ser útil às organizações envolvidas com a produção e comercialização do artesanato brasileiro, em seu desenvolvimento doméstico e internacional.

Publicação: 2010/12/17 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 152191

Fonte: Tese de doutorado (PhD) - University of Bradford School of Management
Autor: Raissa Rossiter

Este estudo representa um avanço no conhecimento sobre a internacionalização de empresas, examinada como um processo de mão dupla, compreendendo operações de exportação e importação. Foi desenvolvido e testado um modelo conceitual integrado, tendo como principal fundamento analítico a abordagem de redes junto a 148 empresas brasileiras do setor de software e serviços correlatos. Os resultados da pesquisa nacional apontam para a existência de fatores determinantes em quatro dimensões distintas – contextual, organizacional, de redes, e empreendedora – que impactam, de forma diferenciada, a internacionalização de grandes e pequenas empresas

Publicação: 2011/05/05 00:00:00 GMT+0
Idioma: Inglês
Formato: PDF
Tamanho: 9136410

Fonte: SEBRAE
Autor: SEBRAE

Publicação com orientações sobre como se tornar conhecido na internet e dicas e cuidados importantes ao fazer negócios na internet.

Publicação: 2010/11/19 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 255055

Fonte: Sebrae/NA
Autor: José Nelson Bessa Maia

Este estudo procura mostrar empiricamente que existe paradiplomacia financeira no Brasil; quais são seus principais determinantes e repercussões sobre a macroeconomia compara o modelo de paradiplomacia como se apresenta no Paíscom a experiência de mais outros 10 países, avançados e emergentes, de estrutura federativa de governo; traça cenários para a próxima década e faz uma recomendação de política para aprimorar a paradiplomacia financeira dos estados brasileiros no sentido de um modelo baseado na disciplina de mercado

Publicação: 2012/06/13 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 3872891

Fonte: Sebrae/NA
Autor: SEBRAE/NA

Neste boletim veremos que a inovação tecnológica deixou de se caracterizar como um processo inerente ao setor industrial e passou a interagir, especialmente, com as atividades do setor de serviços de agregação de valor, além dos serviços de tecnologia de ponta e principalmente aqueles relacionados à tecnologia da informação. Entenderemos também que a percepção do cliente será formada no exato momento em que o serviço é oferecido.

Publicação: 2012/04/16 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 765468

Fonte: Sebrae/CE
Autor: Antônio Édio Pinheiro Callou

Este livro é fruto de trabalho colaborativo entre a Agência Nacional de Água (ANA) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e visa colocar à disposição da sociedade brasileira uma série de informações sobre a dinâmica dos recursos hídricos no Nordeste, seus avanços, fragilidades e desafios, de forma a subsidiar análises e processos decisórios pertinentes. O livro destina-se a todos aqueles que têm interesse na questão da água no Semiárido e no desenvolvimento regional nordestino.

Publicação: 2012/07/13 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 6969302