Rondônia

Conteúdo Programático
Conheça o conteúdo programático dos cursos oferecidos pelo SEBRAE

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PORTO VELHO

 

ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Esquema admissional; exame médico; carteira de trabalho; advertência e suspensão do empregado; organização do dossiê funcional; equiparação salarial; salário complessivo; contrato de trabalho; estagiários; trabalho do menor; vale-transporte; condução fornecida pelo empregador.

 

D-OLHO NA QUALIDADE
Preparando o ambiente; praticando o descarte e a organização; praticando a limpeza e a higiene; praticando a ordem mantida.

 

VENCENDO O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Nova visão da comunicação; tipos de ruídos; controlando o seu tempo; importância do prévio conhecimento do ambiente; caminho da comunicação; reconhecendo o seu público; marketing pessoal; dicas para um bom desempenho; analisando a expressão corporal e facial; o que fazer para prender a atenção das pessoas?; cuidado com os gestos; importância do conhecimento do assunto; aprendendo a conduzir dinâmicas de grupo; como a PNL pode auxiliar sua apresentação.

 

DETERMINAÇÃO EMPREENDEDORA
Viver conscientemente; quem é o seu melhor amigo?; autorresponsabilidade e empreendedorismo; seu poder pessoal e talento: uma reflexão; a construção da missão pessoal; vitórias a conquistar.

 

RELAÇÕES HUMANAS/MARKETING PESSOAL
Relações humanas; identificando objetivos de vida; ferramenta para o sucesso; a autoestima e o marketing pessoal; motivação; o poder da comunicação; marketing pessoal; desenvolvendo seu projeto pessoal.

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Seguridade social; segurados; carência; benefícios; aposentadorias; auxílio doença; salário-família; salário maternidade; pensão por morte; auxílio reclusão; atestado médico; contribuição social; custos sobre a folha de pagamento.


ATENDIMENTO AO CLIENTE - obtendo resultados por meio da satisfação do cliente
A importância da satisfação do cliente; perfil do profissional de atendimento; momentos da verdade das empresas; agregar valor gera encantamento do cliente; os sete pecados no atendimento ao cliente; ações estratégicas para fortalecer a relação com o cliente; medindo a satisfação do cliente.


DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Conhecimentos iniciais necessários; ser empresário; razões e falhas na continuidade do próprio negócio; empresa; funções técnicas gerenciais; liderança; planejamento; organização; decisão; criatividade na empresa; técnica em gestão; gerenciamento das atividades internas; relações interpessoais; gerenciamento efetivo da negociação; gerenciamento dos custos; gerenciamento do fluxo de caixa.


CÁLCULOS TRABALHISTAS
Cálculos previdenciários; horas extras; cálculo da supressão das horas extras; repouso semanal remunerado; adicional de insalubridade e periculosidade; adicional noturno; férias; abono-pecuniário; 13º salário; vale-transporte; ticket alimentação; comentários sobre os cálculos da rescisão do contrato de trabalho; cálculos dos encargos sociais.


TÉCNICAS DE VENDAS - a venda com foco no cliente
A importância da venda consultiva; as diversas funções do vendedor; desenvolvendo habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes; principais ferramentas para a entrevista de diagnóstico; desenvolvendo a habilidade de levantar necessidades de clientes; princípios fundamentais do processo de negociação; organização das ações de pós-venda.

 

GESTÃO DE ESTOQUE
A gestão de estoques no contexto empresarial atual; sistema de gestão de estoques; avaliar para planejar I; avaliar para planejar II; planejar ações para a gestão de estoques.

 

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO
Rescisão do contrato de trabalho de acordo com a convenção da OIT – Organização Internacional do Trabalho; dispensa sem justa causa; dispensa com justa causa; término do contrato de trabalho; pedido de demissão; empregado estável; cálculos dos encargos sociais nas rescisões.

 

EMPRETEC
Características do comportamento Empreendedor: busca de oportunidades; persistência; comprometimento; qualidade e eficiência; riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

 

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
O perfil do profissional de eventos; eventos: o que está contido nesse universo? (casamento, show, convenção, festas, congressos etc.); exemplos de diferentes tipos de eventos e itens específicos; planejamento e cronograma; infraestrutura a ser considerada para escolha do local; adequação de tipos de eventos aos diferentes modos de montagem; exposição paralela; conceito de apoio, suporte e patrocínio; a importância do estabelecimento de parcerias; serviços de recepção e secretária; exercício prático de planejamento de evento.

 

DIREITO DO CONSUMIDOR
Apresentação e introdução ao curso; conceito de direito do consumidor; conceito de consumidor e fornecedor; consumidor; fornecedor; objeto; política nacional de relações de consumo e seus princípios; política nacional de relações de consumo; princípios nas relações de consumo; a lei 8.078/90 e os direitos básicos do consumidor; sistema nacional de defesa do consumidor; função e garantia dos direitos básicos; termo de garantia; manual de instrução; garantia complementar; responsabilidade da responsabilidade pelo fato do produto e do serviço; da responsabilidade pelo vício do produto; produto e serviço e suas responsabilidades; produto e serviço; serviços públicos e sua possibilidade de paralisação; proteção do consumidor; a responsabilidade dos órgãos públicos; departamento de proteção e defesa do consumidor; os Procons estaduais e municipais; da prescrição e da decadência; da decadência; da prescrição; da desconsideração da personalidade jurídica; publicidade enganosa e abusiva na fase contratual; publicidade enganosa e abusiva e o controle publicitário; das práticas abusivas; contrapropaganda.

 

REDAÇÃO OFICIAL EMPRESARIAL
A comunicação escrita para projetar uma imagem profissional de sucesso, competência e seriedade; a linguagem escrita formal para uma eficiente comunicação interna e externa à empresa; identificar os aspectos estruturais e formais do e-mail, relatório e demais tipos de textos empresariais, redigir textos claros, objetivos e sem erros gramaticais; criar estruturas para argumentação, convencimento e persuasão, tanto para a linguagem escrita quanto para a linguagem oral; identificar os elementos relevantes para a organização de suas idéias em um texto escrito; adequar a sua linguagem aos diversos tipos de interlocutores e hierarquias: superiores, clientes, fornecedores, funcionários etc.

 

O SEGREDO DOS LÍDERES
Diferença entre gestor e líder; qualidade de um líder; pré-requisito de uma verdadeira liderança; como se tornar um Líder?; os grandes mitos sobre liderança; trabalhando a motivação; utilizando a PNL para uma melhor liderança; inteligência lingüística; inteligência interpessoal; inteligência existencial; liderando na crise; a receita do sucesso.

 

INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO
Perfil do empreendedor; identificando oportunidades de negócio; análise de mercado; concepção dos produtos e serviços; análise financeira.

 

FLUXO DE CAIXA NA PRÁTICA
Teoria sobre o fluxo de caixa; fluxo de caixa projetado; fluxo de caixa realizado; conhecendo os modelos de planilhas de fluxo de caixa; resolução de 23 (vinte e três) exercícios práticos; montagem de um relatório de fluxo de caixa diário (dias úteis); análises e debates do relatório montado na sala de aula.

 

GESTÃO DE PESSOAS
O cenário atual de mercado e o cenário das micro e pequenas empresas na captação de mão de obra; como escolher sua equipe; o processo de recrutamento e seleção de pessoal; entrevista de seleção; processo de admissão e pré-admissão: capacitação e acompanhamento de pessoal; avaliação de desempenho; ética; cargos e salários; medicina e segurança no trabalho, e retenção de pessoal.

 

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Relações interpessoais; processo de comunicação; ética e motivação; formação e desenvolvimento de equipes; inteligência emocional.

 

ADMINISTRAÇÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA
Crédito: títulos de crédito; garantias; concessão de crédito; informações cadastrais; limite de crédito; renovação de limite de crédito; crédito a pessoa física. Cobrança: cobrança bancária; cobrança por correspondência; cobrança via telefone; cobrança pessoal.

 

CONTABILIDADE NA PRÁTICA
Funções e princípios contábeis; plano de contas da empresa; saldo das contas; resultados contábeis da empresa; índices econômico-financeiros.

 

 

ORATÓRIA
Teoria e prática da oratória; introdução à história da oratória; Introdução à teoria da comunicação; mapas mentais; teoria e prática da oratória; exercícios práticos:
postura; uso do microfone; dicção; elaboração e leitura de textos; impostação e entonação de voz; trabalhando o olhar; definindo uma platéia; canais de comunicação; perfis psicológicos da comunicação; como falar de improviso.

 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Estruturação do projeto; contextualização do projeto; objetivo, justificativa, metodologia, cronograma e metas; orçamento e finanças do projeto; planilhas de custos e memória de cálculo; análise crítica de projeto; fontes de financiamento.

 

LICITAÇÃO – modalidade pregão presencial e eletrônico
PREGÃO PRESENCIAL: conceituação de pregão presencial; objetivos esperados dessa modalidade; legislação aplicável; obrigatoriedade do pregão; bens e serviços comuns; atribuições; características do pregoeiro; publicidade; edital; procedimento do certame; classificação; etapa de lances; habilitação; negociação; recurso; adjudicação e homologação; cancelamento do pregão; contratação da adjudicatária; penalidades; instrução do processo.
PREGÃO ELETRÔNICO: conceituação de pregão eletrônico; objetivos esperados dessa modalidade; legislação aplicável; publicidade; edital; credenciamento no sistema; procedimento do certame; disputa “on-line”; habilitação; negociação; recurso; desconexão do sistema.

 

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM CLÍNICAS E HOSPITAIS
Atendimento x tratamento; tratamento com pacientes; sensibilidade na recepção de pacientes; postura diante de situações difíceis; agilidade no atendimento; como priorizar atendimento; ética profissional; relacionamento com médicos/enfermeiros; conhecimento das especialidades; princípios básicos para o bom atendimento; os dez mandamentos do atendimento; barreiras no atendimento ao cliente; a importância das relações humanas; tipos de clientes; atitudes a serem evitadas no relacionamento com pacientes; como prestar um atendimento telefônico com qualidade.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA – HP 12C
Introdução à matemática financeira; básico de funcionamento da calculadora HP; funções e conceitos básicos; função calendário; funções financeiras; funções complementares.

 

 

LIDERANÇA SERVIDORA
Definição de liderança; qual a diferença entre habilidade e atitude?; diferença entre poder e autoridade; existe líder nato?; líder x chefe; fatores importantes para a construção de um bom relacionamento; como liderar diante dos paradigmas?; por que temos medo da mudança?; novo paradigma empresarial; necessidades do ser humano; pirâmide dos caminhos de liderança; qualidades de um líder; pré-requisito de uma verdadeira liderança; como devo agir para me tornar um líder; quais as virtudes fundamentais para uma liderança servidora?; adquirindo novos hábitos; trabalhando com alegria.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - ARIQUEMES

 

ADMINISTRAÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Carteira de trabalho; Registro de empregado; Exame médico e Equiparação salarial; Contrato e sua modalidade; Contribuição sindical e Vale-transporte; Admissão de menores, Registro de ponto; Férias e 13° salário; Trabalho noturno; Quadro de horário; Horas extras; Férias em dobro; Um terço das férias; Remuneração e abono das férias; Da concessão e da época das férias e abono pecuniário; Comentários sobre alguns benefícios e Comentários sobre rescisão do contrato de trabalho.

 

CÁLCULOS TRABALHISTAS
Cálculos previdenciários; Horas extras; Cálculo da supressão das horas extras; Repouso semanal remunerado; Adicional de insalubridade; Adicional de periculosidade; Adicional noturno; Férias; 13º salário; Abono; Vale transporte; Ticket alimentação; Rescisão e contrato de trabalho; Cálculos fazendários.

 

EMPRETEC
Características do Comportamento Empreendedoras: Busca de Oportunidades; Persistência; Comprometimento; Qualidade e Eficiência; Riscos Calculados; Estabelecimento de Metas; Busca de Informações; Planejamento e Monitoramento Sistemáticos; Persuasão e Rede de Contatos; Independência e Auto-Confiança.

 

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Contrato de trabalho; Execução do contrato de trabalho; Descanso semanal; Registro de ponto; Alteração das condições de trabalho; Adicionais; Contrato de trabalho de vínculo empregatício; Prorrogação de jornada + salário e remuneração; Equiparação salarial; Trabalhos em domingos e Feriados; Trabalho noturno; Férias; 13º salário; Adicionais; Previdência social e benefícios.

 

MONOGRAFIA
Conceituação; O tema; Projeto de Pesquisa; Produção do Texto; Apresentação;

 

NEUROLINGÍSTICA – COMUNICAÇÃO APLICADA NOS NEGÓCIOS E NAS VENDAS
A estrutura dos processos de mudança; As principais técnicas de comunicação; Canais de comunicação; Como entrar em sintonia com o "outro"; Pistas oculares de acesso; Técnica para estabelecer confiança em relacionamentos; Negociando com elegância; As principais técnicas da negociação; Estratégias de decisão; Estratégias de aprendizagem; Estratégias de motivação; Estratégias de convencimento; Estratégias de realidade; Utilizando o feedback; Usando as técnicas em vendas; Aprendendo a manejar com emoções; Comportamentos indesejados; Laboratório de negociação e vendas.

 

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO
Rescisão de Contrato de trabalho de acordo com a convenção da OIT – Organização Internacional do Trabalho nº. 132; Dispensa sem justa causa; Dispensa com justa causa; Termino de Contrato de Trabalho; Pedido de Demissão; Empregado Estável; Todos os comentários do regime seletário e previdenciário, bem como os respectivos cálculos trabalhistas fazendários e previdenciários.

 

TÉCNICAS DE ORATÓRIA
Cuidados iniciais ante o convite para oratória; Preparativos antes da palestra; Os exercícios para o bom orador; Postura do corpo durante a palestra; Como elaborar uma palestra; O Improviso; Postura diante da mídia; Dicas para recursos didáticos em exposições; História de efeito, Uso do microfone; Coordenação de grupos, Manejo de grupo; Técnicas para condução de grupos; Habilidades do coordenador de grupos; Estratégias para Empatia com o grupo.

 

TÉCNICAS EFETIVAS PARA O FECHAMENTO DE VENDAS
O processo da venda; a prospecção de clientes; formas de abordagem; aprendendo a lidar com objeções; a apresentação do produto ou serviço; o fechamento do segundo esforço; o fechamento condicional; o fechamento da oportunidade perdida; o fechamento da objeção final; o fechamento do formulário; o fechamento do ponto menor; o fechamento da palavra escrita; o fechamento da segunda alternativa; o fechamento da suposição positiva; o fechamento de concordar; o fechamento de dividir e conquistar; o fechamento da pergunta final; o fechamento da demonstração condicional; o fechamento de vá em frente e compre.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - JI-PARANÁ

 

EXCELENCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Fatores críticos de sucesso; Habilidades essenciais do profissional de atendimento ao público; Atendimento e tratamento ao cliente; O que gera um problema no atendimento ao público; Técnicas para lidar com situações difíceis; O processo de comunicação como fator de sucesso; O atendimento pelo aparelho telefônico; Momento da verdade; Ética e comportamento profissional; Formas para encantar as pessoas.

 

 

FLUXO DE CAIXA
Caixa da empresa; Canais de entrada e saída; Fatos geradores de entrada e saída; Formulários de entrada e saídas; Planilha de fluxo de caixa (modelo); Estrutura da planilha; Atividades operacionais; Atividades financeiras ou bancária soma vertical, soma horizontal; Administração dos saldos do fluxo de caixa; Financiamento das vendas, estoques, compra ciclo financeiro, antecipação; Fluxo de caixa e implantação do fluxo de caixa.

 

CRÉDITO E COBRANÇA
Crédito: títulos de crédito; garantias; concessão de crédito; informações cadastrais; limite de crédito; renovação de limite de crédito; crédito a pessoa física. Cobrança: cobrança bancária; cobrança por correspondência; cobrança via telefone; cobrança pessoal.

 

APRESENTAÇÃO DE TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Autoconfiança e autodomínio; Protocolo de apresentação; Estrutura de slides; Composição do discurso de apresentação: (introdução, preparação, assunto central/argumentação e conclusão.

 

O PAPEL DO LÍDER NO AMBIENTE DE TRABALHO
Conceitos de liderança; O poder pessoal, liderança natural e poder de posição; Estilos de liderança; Liderança situacional; Motivação; Planejamento; Gerenciamento de tempo, risco e recursos; Pessoas; Delegação de responsabilidades; Soluções de problemas; Iniciativa; Tomada de decisão; Auto-conhecimento; Comunicação eficaz; Feedback; Ruídos;Trabalho em equipe; Conflitos; Metas e resultados; Cooperação e competição; Metas e objetivos pessoais e profissionais; Escolhas e mudanças; Auto-desenvolvimento; Flexibilidade e criatividade.

 

LICITAÇÃO – Modalidade pregão presencial e eletrônico
PREGÃO PRESENCIAL: Conceituação de pregão presencial; Objetivos esperados dessa modalidade; Legislação aplicável; Obrigatoriedade do pregão; Bens e serviços comuns; Atribuições; Características do pregoeiro; Publicidade; Edital; Procedimento do certame; Classificação; Etapa de lances; Habilitação; Negociação; Recurso; Adjudicação e homologação; Cancelamento do pregão; Contratação da adjudicatária; Penalidades; Instrução do processo.
PREGÃO ELETRÔNICO: Conceituação de pregão eletrônico; Objetivos esperados dessa modalidade; Legislação aplicável; Publicidade; Edital; Credenciamento no sistema; Procedimento do certame; Disputa “on-line”; Habilitação; Negociação; Recurso; Desconexão do sistema.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - CACOAL

 

 

PROGRAMA “GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL”

 

 

> CONTROLES FINANCEIROS – MÓDULO I
A Importância dos controles financeiros e do plano de contas; Controle dos recursos no dia-a-dia; O fluxo de caixa; Análise do fluxo de caixa e determinação do capital de giro; Apuração dos resultados da empresa.


> ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – MÓDULO II
A administração financeira da empresa; Projetar fluxo de caixa; Fatores que influenciam o planejamento; Definição de metas com base nos resultados; Conclusão do plano: afinal, este negócio é viável?


> FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA – MÓDULO III
A importância do preço, Elementos de formação do preço; Custos e despesas fixas; Custos e despesas variáveis; Formação do preço de venda; Definição do preço de venda.


> CONTABILIDADE NA PRÁTICA – MÓDULO IV
Funções e princípios contábeis; Planos de contas da empresa; Saldo das contas; Resultados contábeis da empresa; Índices econômico-financeiros.


EMPRETEC
Características do Comportamento Empreendedor: Busca de Oportunidades; Persistência; Comprometimento; Qualidade e Eficiência; Riscos Calculados; Estabelecimento de Metas; Busca de Informações; Planejamento e Monitoramento Sistemáticos; Persuasão e Rede de Contatos; Independência e Auto - Confiança.

 

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Princípios do Gerenciamento da Qualidade: A Preponderância do Fator Humano; Visão Sistêmica e Trabalho Integrado; Gerenciamento por Resultados; Como Criar Um Plano de Melhoria; Ferramentas Para Tomadas de Decisões Pela Equipe; Comportamento Humano: mecanismos impulsionadores da motivação. A competência no relacionamento com as pessoas e grupos; Planejamento Estratégico: o que fazer para que o sucesso planejado se torne realidade. Negócio; Missão; Visão; Princípios; Horizonte do Plano; Objetivos; Estratégias.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PIMENTA BUENO

 

RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Relações Interpessoais; Tipos de personalidades; O valor da comunicação; O papel do diálogo; A capacidade de ouvir; O falar; O segredo do sucesso; Sucesso e trabalho.

 

TÉCNICAS PARA NEGOCIAÇÃO
Introdução à negociação; Concessões e poder na negociação; Estilos de negociação; Entraves à negociação e estratégias; Comunicação e ética na negociação.

METACOMPETENCIA EM VENDAS

As novas tendências e o cliente; Negociação; Desafios e técnicas de vendas inovadoras; Pressupostos da comunicação e relacionamento; Descobrir a decisão do cliente e fechar a venda; Perspectivas para o sucesso em vendas; Aplicando a PNL no cotidiano.

 

EMPRETEC
Características do Comportamento Empreendedor: Busca de Oportunidades; Persistência; Comprometimento; Qualidade e Eficiência; Riscos Calculados; Estabelecimento de Metas; Busca de Informações; Planejamento e Monitoramento Sistemáticos; Persuasão e Rede de Contatos; Independência e Auto - Confiança.

 

FORMAÇÃO DE EQUIPE DE VENDAS
Conteúdo: Promover uma abordagem eficaz customizada das necessidades das empresas e dos clientes; Transformar o conhecimento técnico em ações aplicadas no ambiente de vendas; Desenvolver a capacidade dos profissionais quanto aos conceitos de mercado no processo de vendas; O papel da equipe de vendas no sucesso da venda; Como lidar com os diferentes tipos de clientes; Característica/ atitude de uma equipe estimulada; Como ser um bom líder e desenvolver uma boa equipe.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - VILHENA

 

ORATÓRIA
Cuidados iniciais ante o convite para oratória; Preparativos antes da palestra; Os exercícios para o bom orador; Postura do corpo durante a palestra; Como elaborar uma palestra; O improviso; Postura diante da mídia; Dicas para recursos didáticos em exposições; História de efeito; Uso do microfone; Coordenação de grupos; Manejo de grupo; Técnicas para condução de grupos; Habilidades de coordenador de grupos; Estratégias para empatia com grupo.

 

RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Relações Interpessoais; Tipos de personalidades; O valor da comunicação; O papel do diálogo; A capacidade de ouvir; O falar; O segredo do sucesso; Sucesso e trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Relação da liderança x autoridade x poder; Papel da liderança na gestão tradicional x descendente e o papel do líder como foco no resultado em ascendência; Característica da liderança x resultados; Como nos tornamos um líder de resultados; Instrumento da liderança; Papéis: Em relação a pessoas; as informações e as decisões.

 

CRÉDITO E COBRANÇA
Políticas de Crédito e Cobrança, Como conceder ou negar o crédito para o Cliente, Análise do Resultado do Crédito concedido / Negado, Estratégias de Cobrança e Redução da Inadimplência
Estruturação do Programa de Cobrança, Análise dos Resultados da Cobrança.

 

EMPRETEC
Características do Comportamento Empreendedor: Busca de Oportunidades; Persistência; Comprometimento; Qualidade e Eficiência; Riscos Calculados; Estabelecimento de Metas; Busca de Informações; Planejamento e Monitoramento Sistemáticos; Persuasão e Rede de Contatos; Independência e Auto-Confiança.

 

PROGRAMA “GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL”

 

> CONTROLES FINANCEIROS – MÓDULO I
A Importância dos controles financeiros e do plano de contas; Controle dos recursos no dia-a-dia; O fluxo de caixa; Análise do fluxo de caixa e determinação do capital de giro; Apuração dos resultados da empresa.


> ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO – MÓDULO II
A administração financeira da empresa; Projetar fluxo de caixa; Fatores que influenciam o planejamento; Definição de metas com base nos resultados; Conclusão do plano: afinal, este negócio é viável?


> FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA – MÓDULO III
A importância do preço, Elementos de formação do preço; Custos e despesas fixas; Custos e despesas variáveis; Formação do preço de venda; Definição do preço de venda.


> CONTABILIDADE NA PRÁTICA – MÓDULO IV
Funções e princípios contábeis; Planos de contas da empresa; Saldo das contas; Resultados contábeis da empresa; Índices econômico-financeiros.