O Brasil conta com uma ampla variedade de arte em cerâmica, que pode inspirar o empreendedor em seus negócios.

A confecção de peças em barro divide com as inscrições rupestres o papel de primeira manifestação artística do homem. As evidências mais antigas sobre objetos modelados em barro remontam a milhares de anos antes de Cristo e estão presentes em todas as civilizações. E sempre mesclando a necessidade do uso cotidiano à expressão da arte.
O Brasil apresenta uma ampla variedade de produção em cerâmica, com origem nas tradições culturais indígena, africana e europeia. O resultado é uma produção contemporânea que vai do naïf nordestino à sofisticação das peças produzidas no polo cerâmico de Cunha (RJ), passando pelo utilitarismo da cerâmica de Monte Sião (MG). E cada uma dessas variedades pode funcionar como fonte de inspiração para o empreendedor, seja ele artista, comerciante local ou mesmo exportador.
Muitas opções
Começando pelo Nordeste, destaca-se a arte naïf, quase primitiva, por exemplo, de mestre Vitalino, da cidade pernambucana de Caruaru, cujos bonequinhos representando o cotidiano popular são conhecidos em todo o mundo. O mesmo vale para os artesãos de Tracunhaém (PE), onde destacou-se, por muitos anos, o mestre Zezinho, com suas figuras humanas, muitas delas de inspiração religiosa. E também o mestre Nuca com seus animais – um deles, um leão de juba encaracolada, foi até transformado em uma enorme estátua que hoje adorna o Terminal Marítimo do Recife.
Quase todas as capitais e grandes cidades nordestinas contam com centros comerciais que oferecem a produção de seus artesãos em cerâmica. Destaque para o centro de artesanato que funciona na antiga Casa de Detenção do Recife, o Centro de Arte do Ceará, em Fortaleza e o Mercado da Arte Paraibana, em João Pessoa.
Arte e utilitarismo em Minas
Minas Gerais é outro polo importante de produção cerâmica no país. Destaque para os cerca de 50 municípios do Vale do Jequitinhonha, a região mais carente do estado, que apresenta ampla tradição, principalmente de arte sacra. O Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), com sede em Belo Horizonte, apresenta exemplos da arte cerâmica de todo o estado. Ao completar 50 anos, em 2021, em plena pandemia, o Ceart inaugurou sua loja virtual, hoje visitada por turistas e comerciantes de todo o mundo.
Minas Gerais também oferece um exemplo notável de arte cerâmica utilitária, com a produção da fábrica de Monte Sião, no Sul do estado, caracterizada pela simplicidade e pela combinação das cores azul e branca nas peças.
Sofisticação em Cunha
Da produção popular e cotidiana passamos à sofisticação dos artesãos de Cunha (SP), na divisa com o Rio de Janeiro, reconhecida como Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura pela Lei nº 14.343, de 2022. Parte importante da produção artística de Cunha se destina a galerias do exterior. E, desde 2005, a cidade realiza a Feira da Cerâmica, uma das mais importantes do país.
E falando em sofisticação, o Brasil também conta com grifes reconhecidas internacionalmente. É o caso do ateliê Konsepta, de Claudia Issa, hoje sinônimo de arte contemporânea em cerâmica.
Em SP, um dos maiores programas de apoio
São Paulo conta com um dos maiores programas de apoio ao artesanato local. A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) aloja, em sua sede no centro da capital paulista, obras de dezenas de artistas em cerâmica, incluindo as tradicionais peças multicoloridas da região de Taubaté e as esculturas reproduzindo edifícios históricos, de Maria Clara Fragoso.
Arte, desenvolvimento regional e negócios
A criação de arte cerâmica funciona como um poderoso eixo de desenvolvimento regional, gerando trabalho e renda para as comunidades. No interior paulista, por exemplo, construiu uma ampla atividade de turismo ecológico, gastronomia e começa até a entrar na produção de vinhos a partir da tradição cerâmica.
Cerâmica como eixo de desenvolvimento regional, possibilidade de trabalho para o artesão e de negócios nacionais e internacionais para quem trabalha no comércio. Muitas perspectivas, não é mesmo? Que tal, então, pensar seriamente em aderir aos negócios da cerâmica? O Sebrae estará com você nessa jornada!
Saiba mais:
O Sebrae traz para você, neste material, um pouco mais sobre o artesanato nordestino em cerâmica.
Conheça mais sobre a arte mineira nesses materiais que o Sebrae coloca à sua disposição: Sebrae Minas leva a mineiridade para a maior feira de artesanato do país e Saber transmitido de geração em geração.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 5 - Despertar para projetar ideias
No módulo Despertar para projetar ideias, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de elaborar soluções inovadoras, identificando oportunidades dentro de contextos desafiadores. Ao desenvolver sua mentalidade empreendedora adaptável, estratégica e criativa, os estudantes estarão preparados para enfrentar situações em diferentes níveis de complexidade tanto no âmbito profissional, quanto em suas vidas pessoais, permitindo que criem oportunidades de autoaprimoramento de forma constante.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Storytelling
Storytelling é uma técnica para empregar elementos de narração como forma de comunicar ideias, conceitos ou produtos de maneira envolvente. Originária dos tempos antigos, quando as pessoas contavam histórias ao redor de fogueiras, essa metodologia ativa agora se estende aos filmes, séries, discursos, publicidade e construção de marcas. Na educação, o storytelling é uma ferramenta valiosa para tornar o conteúdo mais interessante e acessível aos estudantes, utilizando narrativas que se conectam à sua realidade e estimulam o engajamento.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 6 - Despertar para criar possibilidades
No módulo Despertar para criar possibilidades, ao compreender a trajetória que torna uma ideia em realidade, desde a concepção até a viabilidade e a aplicação no mundo real, os estudantes poderão pensar caminhos possíveis para seus próprios empreendimentos ou soluções. Nesse sentido, eles poderão elaborar estratégias e delinear o que transforma uma ideia em algo real, além de entender e identificar aqueles que poderiam se interessar por suas ideias de negócios.