Ano após ano, o Brasil bate recordes no agronegócio. O Sebrae apoia o empreendedor e reforça a necessidade de planejamento para aproveitar esse segmento.

No momento em que parece clara a retomada econômica, após muitos meses de retração agravada pela pandemia, os sinais são promissores para quem sonha em empreender, inclusive no setor do agronegócio.
Afinal, cresce o número de empresas abertas no Brasil (1,4 milhão de novos negócios de maio a agosto de 2021, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia), enquanto nosso agronegócio segue com sucessivas altas de produtividade (a produção agrícola deve bater o seu recorde neste ano, com 271 milhões de toneladas de cereais, segundo o IBGE, e até 290 milhões, pelas estimativas da Conab).
Sem desconsiderar a importância de se discutir a preservação ambiental, outro importante sinal de oportunidade é o crescimento da procura por produtos agroquímicos – que justamente deriva do aumento da produtividade agrícola e pecuária –, levando à elevação na demanda por defensivos seguros, fertilizantes, adubos, desfolhantes, dessecantes, estimuladores, inibidores de crescimento, rações, vacinas, entre outros.
Conheça, no Manual de Atendimento Individual do Agronegócio, os serviços oferecidos pelo Sebrae Nacional nas carteiras das cadeias produtivas.
Para quem gosta do comércio, uma boa opção, então, é abrir uma loja especializada em materiais agropecuários, certo? Sim, desde que não falte planejamento, como em qualquer outro ramo.
Por isso, o primeiro passo é estruturar o seu plano de negócios, que deve conter todas as etapas a serem seguidas para a conquista dos objetivos traçados para o seu empreendimento, além da viabilidade diante dos aspectos estratégicos, financeiros, mercadológicos ou operacionais. Ah, e não se esqueça, empreendedor, de fazer pesquisas e análises de mercado antes de montar o plano de negócios.
O Sebrae ressalta alguns pontos importantes para quem pretende apostar as fichas e faturar no nicho. Confira:
5 dicas para abrir sua loja de produtos agropecuários
-
Planeje-se financeiramente
Agora que você já sabe onde está e aonde quer chegar, precisa imaginar o caminho, ou seja, como será o fluxo de caixa no dia a dia da sua loja. Quais as principais despesas desse tipo de comércio? Elas são compensadas pela receita das vendas? A saúde financeira do negócio correrá algum tipo de risco?
- Defina metas gerais;
- Projete o faturamento desejado;
- Qual o lucro esperado? Anote também!;
- Estabeleça limites de custos e despesas;
- Trace também a disposição para reinvestir no negócio.
DICA: é aconselhável criar um plano de ação com as metas gerais e o orçamento empresarial para o ano, o que o ajuda a se antecipar a certos imprevistos e ter uma melhor visão do futuro.
-
Estrutura: mantenha cada coisa no seu lugar
Assim como em uma casa, a impressão de ordem ou desordem é nítida para quem chega, e transmite diversas sensações ao público.
- Divida o espaço em três principais: área comercial; balcão de atendimento e caixa (que podem ser juntos, sem bagunça aparente); e escritório;
- Nem sempre priorizado, o escritório é o seu espaço para atividades pessoais e que demandam segurança;
- Capriche na organização: produtos separados por categorias facilitam o atendimento e a visualização pelos cliente.
-
Vai revender o quê? Tenha certeza antes de comprar do fornecedor!
Assim como você, empreendedor, fez uma pesquisa prévia sobre o tipo de negócio, também precisa conhecer as necessidades do público e os produtos que mais saem, a fim de evitar estoques desnecessários – além disso, muitos são perecíveis, como rações, medicações, etc.
Também vale manter em suas prateleiras os produtos de urgência. Isso ajuda sua loja a ser procurada por novos clientes e a ser lembrada, de modo que o vínculo de confiança criado se traduza em fidelização. Pode ter certeza: além do preço e da variedade (entre produtos de diferentes faixas de qualidade), a disponibilidade dos mais procurados é um dos principais fatores para o retorno de clientes e, consequentemente, o sucesso da loja.
-
Capriche na armazenagem
A lógica é a mesma daquela aplicada aos produtos em exposição na área de vendas. No depósito do estoque, observe fatores como higiene e organização, mantendo as mercadorias cobertas, seguras, arejadas e livres de exposição ao sol, ao calor e à umidade para uma perfeita conservação.
Faça um rodízio, de modo a evitar a estocagem de produtos mais antigos e, assim, a perda da validade e prejuízos evitáveis.
Ah, a organização também facilita na época do balanço de mercadorias, quando tudo deve ser contado e anotado para as providências contábeis.
-
Treine seus colaboradores sempre!
Qualquer item comercializado tem suas características próprias, cor, volume, resistência, validade, etc. Muitos dos produtos químicos vendidos em uma loja agropecuária, porém, possuem características técnicas distintas e riscos – como os pesticidas –, o que requer tanto do dono do negócio quanto de seus funcionários o conhecimento adequado para o manejo até a entrega ao consumidor, que também deve ser orientado a respeito de informações mais importantes.
E nunca é demais lembrar: a empatia faz parte de um bom atendimento, por isso converse com sua equipe para que seja sempre cordial e prestativa. Isso ajuda na ampliação da carteira de clientes e ajuda e na consolidação da presença de seu negócio na região.
DICA EXTRA: Conheça a legislação (normas e obrigações legais)
Além das dicas fornecidas até aqui, também é preciso lembrar que o universo de uma loja agropecuária compreende uma série de normas técnicas em relação à armazenagem, à emissão das chamadas receitas agronômicas, ao manuseio, ao descarte dos produtos e até mesmo à venda.
O normativo atual pode ser discutido com o contador, o profissional parceiro do empreendedor na gestão da parte fiscal, financeira e legal, que poderá sanar dúvidas e ajudar a tomar decisões de acordo com a legislação tributária.
Não deixe também de disponibilizar aos clientes da sua loja agropecuária uma edição do Código de Defesa do Consumidor. Sua presença – geralmente na área de pagamentos (balcão do caixa) é obrigatória, bem como sua leitura e consulta também são extremamente recomendadas para todos os empresários do comércio.
Acompanhe novos conteúdos de seu interesse em nossos canais no Telegram!
Sebrae Pecuária (corte e leite)
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Agosto, 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Agosto, 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Agosto, 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Agosto, 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Agosto, 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Agosto, 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Agosto, 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Agosto, 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.
Agosto, 2025
Módulo 5 - Despertar para projetar ideias
No módulo Despertar para projetar ideias, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de elaborar soluções inovadoras, identificando oportunidades dentro de contextos desafiadores. Ao desenvolver sua mentalidade empreendedora adaptável, estratégica e criativa, os estudantes estarão preparados para enfrentar situações em diferentes níveis de complexidade tanto no âmbito profissional, quanto em suas vidas pessoais, permitindo que criem oportunidades de autoaprimoramento de forma constante.
Agosto, 2025
Oficina Storytelling
Storytelling é uma técnica para empregar elementos de narração como forma de comunicar ideias, conceitos ou produtos de maneira envolvente. Originária dos tempos antigos, quando as pessoas contavam histórias ao redor de fogueiras, essa metodologia ativa agora se estende aos filmes, séries, discursos, publicidade e construção de marcas. Na educação, o storytelling é uma ferramenta valiosa para tornar o conteúdo mais interessante e acessível aos estudantes, utilizando narrativas que se conectam à sua realidade e estimulam o engajamento.
Agosto, 2025
Módulo 6 - Despertar para criar possibilidades
No módulo Despertar para criar possibilidades, ao compreender a trajetória que torna uma ideia em realidade, desde a concepção até a viabilidade e a aplicação no mundo real, os estudantes poderão pensar caminhos possíveis para seus próprios empreendimentos ou soluções. Nesse sentido, eles poderão elaborar estratégias e delinear o que transforma uma ideia em algo real, além de entender e identificar aqueles que poderiam se interessar por suas ideias de negócios.