Uma história inspiradora de uma empreendedora aposentada, que mostra que nunca é tarde para realizar sonhos

O termo empreendedor foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, associado a um comportamento inovador e de quebra de paradigmas, resultando na criação de algo novo. Para aqueles que ainda pensam que empreender trata-se apenas do ato de abrir uma empresa, é necessário compreender que há um fundamento bem mais complexo atribuído ao empreendedorismo. O empreendedor é aquele que vai em busca de soluções inovadoras, identifica uma oportunidade de negócio relacionada ao mercado de serviços ou produtos existentes ou voltada a mercados inéditos. Portanto, pode-se dizer que o empreendedor é um agente de transformação da sociedade.
Há tipos diferentes de empreendedores, que se distinguem, principalmente, em razão da motivação e circunstâncias que levaram a iniciar seu próprio negócio. Por exemplo: empreendedor nato, empreendedor social, empreendedor por necessidade, empreendedor herdeiro, empreendedor corporativo, empreendedor planejado, entre outros.
No Brasil, devido a uma política econômica marcada por instabilidades, o empreendedor por necessidade é um dos tipos mais comuns, cuja principal motivação é buscar autonomia para gerar seu sustento diante de uma situação como perda de emprego ou para complementação de renda.
Umas das circunstâncias específicas que leva ao empreendedorismo, está relacionada com o indivíduo que já desempenhou uma atividade ao longo de um período da vida e decide iniciar um novo negócio. É o chamado empreendedor aposentado, que é aquele que cumpriu legalmente com o tempo de serviço prestado.
Esse tipo empreende motivado, não só, para ir em busca de complementar sua renda, mas também por razões como: ocupar o seu tempo ocioso, voltando a se inserir no mercado; ou por entender que se trata de um período da vida no qual se torna possível realizar um sonho que foi sendo adiado. Desta maneira, os fatores motivadores da atividade empreendedora nesse caso, são principalmente inclusão social, envelhecimento ativo e propósito de realização pessoal.
A relevância do tipo empreendedor aposentado para o mercado e para a sociedade é percebida por estudos e análises realizadas sobre este tipo de empreendedor. O Sebrae, com base em dados cedidos pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborou o perfil deste empreendedor. Entre algumas evidências, constatou um aumento na proporção de aposentados que retornaram ao mercado de trabalho através do empreendedorismo, os chamados empreendedores seniores. Em 2022 foi registrado um aumento de 60% no número de empreendedores seniores que abriram novos negócios comparado ao ano de 2021.
O entendimento do Sebrae é que parte deste resultado foi devido à necessidade de buscar por alternativas de outras fontes de renda, visto a dificuldade de recolocação no mercado, devido a escassez de empregos.
Esta análise demonstrou também que 52% dos entrevistados entre 35 e 54 anos começaram a empreender pela necessidade de encontrar alternativas de trabalho e renda, em comparação a 44% na faixa etária de 18 a 34 anos. Ou seja, a idade também mostrou ser um fator que impacta na tomada de decisão em relação à atitude empreendedora.
Isto sugere que, em face às expectativas de uma vida mais longa, este tipo de empreendedor passou a integrar o mercado de maneira significativa. É cada vez maior o número de aposentados que sente necessidade de manter suas atividades, para complementar sua renda ou ajudar a família, pois a aposentadoria na maioria das vezes não é suficiente, ou para manter-se em atividade e também para perpetuar o sentimento de pertencimento social. Foi este o motivo que levou Valdemira Ramos, uma professora aposentada de 66 anos a empreender.
A expectativa pelo tão aguardado momento da aposentadoria, foi substituída por um tédio e uma sensação de vazio que a levou a desenvolver uma depressão, sentindo-se excluída social, cinco meses após ter se aposentado. Foi então que ela foi em busca de uma ocupação, inscrevendo-se em um curso de corte e costura o qual serviu para trazer à tona uma lembrança que havia caído no esquecimento, sobre uma vontade que tinha de aprender a fazer bonecas de pano.
Este curso foi a porta de entrada para a realização não só deste sonho esquecido, mas também foi onde foram dados os primeiros passos de uma caminhada que lhe levaria a se tornar empreendedora, algo que ela jamais havia imaginado e que estava bem além do sonho inicial.
Uma das colegas do curso de corte e costura de Valdemira serviu como estímulo para que ela levasse a sério seu desejo de aprender a fazer bonecas, sendo o empurrão que faltava para fazer com que ela corresse atrás do seu objetivo. E foi assim que, depois de se capacitar, surgiu a marca Pedaço de Pano.
A marca é voltada à confecção e comercialização de bonecas de pano, criadas pela artesã. A iniciativa empreendedora de Valdemira está relacionada a um trabalho manual feito por uma professora aposentada que descobre ser capaz não só de criar produtos por meio de sua habilidade manual, mas que também tem vontade, determinação e disposição para ir em busca de conhecimento, parcerias e clientes, competindo com seus produtos no mercado.
O mercado de bonecas
Bonecas são um dos brinquedos mais antigos da história e podem ser encontradas nos mais diferentes materiais como argila, fibra vegetal, tecido, couro, madeira, metal, pedra, entre outros materiais. É o primeiro brinquedo com o qual as crianças se identificam devido às semelhanças com o corpo humano. A confecção de bonecas para fins comerciais, iniciou-se na Alemanha no século XV. É um produto que tem um aspecto afetivo, educativo e lúdico.
Além do público infantil, tradicional consumidor de bonecas, há um consumo por parte de adultos que por diversas razões, entre elas, resgatar lembranças da infância, colecionam bonecas. Isto tem gerado um crescimento para além do projetado no comércio de brinquedos. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos - Abrinq - estima que os lucros do setor na última década triplicaram, passando de R$ 3.875 milhões em 2012, para R$ 8.358, 3 milhões em 2022.
A Dool Collector é a maior loja de bonecas colecionáveis do Brasil e que tem se destacado por atender este público de adultos colecionadores, com um acervo diversificado de bonecas exclusivas.
Especialmente no Brasil, mesmo diante do crescimento do mercado de brinquedos industrializados, as bonecas de pano continuam sendo produzidas e têm lugar de destaque no universo infantil. Isto é motivado por alguns fatores, entre eles a questão de que o tipo de material com que são produzidas as bonecas artesanais é mais agradável ao toque e aguça de maneira mais intensa o lado sensorial das crianças. Além disto, a tradição do artesanato no Brasil e o fato das bonecas poderem ser confeccionadas com diversos materiais acessíveis, faz delas um brinquedo democrático que está ao alcance de qualquer criança.
Não são só as bonecas industrializadas, colecionáveis, que têm espaço no universo adulto. As bonecas de pano também são consumidas por este público como acessório decorativo.
Uma oportunidade interessante das bonecas de pano é atrelar a criação com personagens relacionados ao folclore de uma determinada região. Uma experiência que conecta as bonecas com a identidade de uma região, podendo ser uma importante referência criativa ao desenvolvimento de coleções exclusivas, resultando desta maneira num nicho específico de mercado e ocasionando até aumento do valor agregado do produto.
Esse tipo de boneca também pode despertar interesse de um público consumidor específico, voltado ao mercado educacional, uma vez que elas simbolizam elementos da cultura local carregam um aspecto didático.
A busca inicial de Valdemira, era encontrar uma atividade que lhe devolvesse o sentido de pertencimento e a incluísse socialmente, curando seus afetos. Ou seja, ela foi buscar na aprendizagem de uma atividade uma função terapêutica. Mal imaginava Valdemira, que seu sonho de aprender a fazer bonecas de pano, tinha relação com um tipo de brinquedo que carrega esta propriedade de servir como um objeto mobilizador de memórias e afetos.
Desta maneira, Valdemira reconstrói sua identidade impactada por uma mudança de fase, através de sua iniciativa empreendedora, ao mesmo tempo que seu produto serve para construir outros sonhos.
O Sebrae é um aliado que pode ajudar os novos empreendedores a compreenderem seu mercado de atuação, assim como, ajudar no aprimoramento de estratégias e na elaboração de um Plano de Negócio, que é um instrumento eficiente para prever e minimizar riscos que podem surgir.
Há muito conteúdo disponível e gratuito nas plataformas do Sebrae. Caso você queira conhecer um pouco mais sobre empreender na aposentadoria, é só acessar e começar a descobrir um universo de oportunidades para viver ativamente sua melhor idade.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 5 - Despertar para projetar ideias
No módulo Despertar para projetar ideias, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de elaborar soluções inovadoras, identificando oportunidades dentro de contextos desafiadores. Ao desenvolver sua mentalidade empreendedora adaptável, estratégica e criativa, os estudantes estarão preparados para enfrentar situações em diferentes níveis de complexidade tanto no âmbito profissional, quanto em suas vidas pessoais, permitindo que criem oportunidades de autoaprimoramento de forma constante.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Storytelling
Storytelling é uma técnica para empregar elementos de narração como forma de comunicar ideias, conceitos ou produtos de maneira envolvente. Originária dos tempos antigos, quando as pessoas contavam histórias ao redor de fogueiras, essa metodologia ativa agora se estende aos filmes, séries, discursos, publicidade e construção de marcas. Na educação, o storytelling é uma ferramenta valiosa para tornar o conteúdo mais interessante e acessível aos estudantes, utilizando narrativas que se conectam à sua realidade e estimulam o engajamento.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 6 - Despertar para criar possibilidades
No módulo Despertar para criar possibilidades, ao compreender a trajetória que torna uma ideia em realidade, desde a concepção até a viabilidade e a aplicação no mundo real, os estudantes poderão pensar caminhos possíveis para seus próprios empreendimentos ou soluções. Nesse sentido, eles poderão elaborar estratégias e delinear o que transforma uma ideia em algo real, além de entender e identificar aqueles que poderiam se interessar por suas ideias de negócios.