Em uma negociação, entram em jogo os interesses da empresa e os interesses pessoais dos negociadores. Compreenda as vantagens da negociação ganha x ganha.

A negociação é uma habilidade que o empreendedor usa o tempo inteiro, seja no seu dia a dia na empresa negociando com clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros de trabalho, sócios ou colaboradores, seja também na sua vida pessoal, negociando com familiares, amigos e outras pessoas.
Negocia-se de tudo: serviços/produtos, ideias, opiniões, comportamentos e até apoio. A negociação pressupõe a existência de duas ou mais pessoas com objetivos e necessidades conflitantes. Logo, para existir uma negociação, basta apenas um conflito de interesses. A negociação é um processo em que as partes colocam na mesa os seus argumentos, com o objetivo de reduzir as diferenças e chegar a um ponto de interesse comum, em que ambas as partes estejam satisfeitas. Numa negociação, não necessariamente se chega a um consenso entre os lados.
Além disso, não apenas os interesses da empresa estão em uma negociação, como também os interesses pessoais dos negociadores. Por isso, ela se dá na dimensão técnica e na dimensão emocional.
A dimensão técnica se refere ao processo de negociação em que existe uma utilização de métodos e técnicas que podem ser ensinados e aprendidos, em que todo o processo se move baseado na lógica e na racionalidade. São parte dessa dimensão técnica o ambiente em que ocorre a negociação, as etapas do processo, as estratégias e as táticas de negociar.
A dimensão emocional refere-se ao comportamento das pessoas diante de determinadas situações que ocorrem durante todo o processo de negociação e envolve o uso do poder, da pressão psicológica, da construção de um relacionamento de parceria a longo prazo, da agressividade, da sutileza e da definição de um posicionamento enquanto ser humano.
Ainda na dimensão emocional, encontramos a avaliação dos resultados de uma negociação. Mesmo que financeiramente a negociação tenha sido bem-sucedida, se uma das partes chegar à conclusão de que a outra não foi ética e que utilizou artimanhas ou informações falsas, esse negociador conclui que, no final, ele foi um perdedor. Ou outro caso: mesmo que o resultado financeiro não tenha sido o ideal, o negociador percebe que o processo de negociação foi transparente, os argumentos foram verdadeiros e o seu oponente foi até o seu limite e procurou fazer concessões para diminuir as perdas. Nessa situação, esse negociador pode concluir que a negociação foi satisfatória.
De acordo com os objetivos alcançados pelas partes ao término de uma negociação, podemos classificar os resultados em quatro quadrantes (veja no infográfico). No primeiro quadrante, na parte de cima à esquerda, temos uma negociação em que uma parte ganha e a outra perde e, nesse caso, o sentimento de uma parte foi de satisfação e ,da outra, de insatisfação.
Se o processo de negociação deixou para a parte que se considera perdedora a impressão de que foi enganada, presa em armadilhas e táticas sujas, ou não haverá uma próxima negociação ou a parte que se considerou prejudicada, na próxima negociação, vai agir com toda a agressividade e utilizar as mesmas armas usadas agora. A tendência, nesse caso, somando as duas negociações, é de que ambas as partes perdessem.
No segundo quadrante, na parte de baixo à esquerda, temos o processo inverso, em que uma parte perde e a outra ganha, Nesse caso, vale as mesmas considerações relacionadas ao ganha x perde e descritas acima.
No terceiro quadrante, abaixo à direita, temos uma negociação em que ambas as partes perdem. Às vezes, a negociação das duas partes é muito agressiva, ninguém concede, cada parte briga por seus objetivos e não há flexibilização. Nesse caso, fecham-se as possibilidades de ganhos para qualquer uma das duas partes.
E, finalmente, na parte de cima à direita, temos a negociação em que ambas as partes ganham. Esse é o modelo de negociação ideal, pois é resultado do conceito correto, que consiste na ideia de que a negociação é um processo que tem por objetivo chegar, ao final, a um resultado que é maior do que os objetivos individuais. Os sentimentos das duas partes é de que a negociação foi proveitosa, os negociadores desejam continuar negociando e persiste a impressão de que o processo foi rico e gerou a possibilidade de um relacionamento comercial de longo prazo.
Nos seus momentos de negociação, lembre-se de que ganhar uma negociação é um objetivo que se realiza quando os negociadores chegam a um acordo satisfatório para ambas as partes: ganha x ganha.
O Sebrae pode ajudar você nesse processo. Aproveite e acesse também o nosso e-book Negociação.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Oficina Design de Futuros
O Design de Futuros ajuda a desenvolver uma mentalidade estratégica para imaginar e realizar futuros possíveis. Esta metodologia ativa vai além de sonhar com possibilidades, pois permite e incentiva a exploração de caminhos viáveis, utilizando o planejamento estratégico e o reconhecimento de tendências em diversas áreas como tecnologia, política e cultura. Em sala de aula, essa abordagem se transforma em exercícios práticos que incentivam o uso do conhecimento próprio sobre o presente e o passado para criar e reformular cenários futuros.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), criado pelo teórico educacional David A. Kolb na década de 1980, é uma metodologia educacional que promove o aprendizado a partir de experiências vivenciais. Este método é baseado em um ciclo de cinco etapas fundamentais: 1) vivência, no qual ocorre a participação ativa de uma experiência; 2) relato, momento de compartilha o que foi vivenciado; 3) processamento, no qual se analisa e debate a experiência; 4) generalizações, etapa em que se derivam lições amplas da experiência; e 5) aplicação, para aplicar os aprendizados em novos contextos.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 7 - Despertar para impactar e transformar realidades
O módulo Despertar para impactar e transformar realidades convida para a reflexão sobre os efeitos sociais, ambientais e econômicos de um negócio. Ao compreender propósitos comuns e se preparar para ouvir aqueles afetados e/ou investidos em seus empreendimentos futuros, é possível aprimorar suas habilidades para liderar negócios que equilibram lucro com contribuições positivas à sociedade e ao planeta.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 2 - Despertar para explorar o território das aptidões
No módulo Despertar para explorar o território das aptidões, ao explorar seus territórios e reconhecer as habilidades e características que os tornam únicos, os estudantes poderão reconhecer talentos e limitações que, quando combinados com uma mentalidade empreendedora, podem trasnformar desafios em oportunidades e causar um impacto positivo no mundo. Para isso, ganharão recurso para aprofundar sobre autoconhecimento, autocinfiança e como organizar
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Gamificação
Gamificação é uma metodologia que introduz elementos de jogos em temas tradicionalmente não-lúdicos, visando aumentar o engajamento e a motivação. Essa técnica incorpora mecanismos como recompensas, níveis de progressão e desafios estratégicos para motivar o alcance de metas específicas de maneira engajada. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e criatividade através da resolução de problemas.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 4 - Despertar para descobrir amanhãs inexplorados
No módulo Despertar para descobrir amanhãs inexplorados, os estudantes serão convidados a refletir sobre as possíveis mudanças que poderão vir a ocorrer no amanhã, seja no mercado de trabalho, seja em sua vida cotidiana como um todo. Ao exercitar a adaptabilidade, a projeção de futuros e o reconhecimento de seu propósito de vida, eles poderão desenhar um amanhã mais positivo para si e para o mundo, no qual sua carreira possa estar alinhada com suas paixões e com princípios éticos e sustentáveis.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 1 - Despertar meu eu!
No módulo Despertar meu eu, os estudantes serão convidadosa realizar um exercício de desenvolvimento pessoal a partir doautoconhecimento e da construção da própria identidade. Aoentender seus valores, sonhos, interesses, habilidades, a formacomo são vistos por outros e os desafios do contexto em queestão inseridos, eles poderão idealizar a própria vida e mapearas ações necessárias para alterar aspectos da realidade queestão sob seu controle.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 3 - Despertar para Projetar o meu sonho!
O módulo Despertar para projetar meus sonhos oferece a oportunidade dos estudabtes visualizarem e delinearem suas aspirações, metas e objetivos pessoais, exercitando a capacidade de criar planos concretos e estratégias para transformar essas visões em realidade. Incorporando elementos de planejamento, organização e execução, especialmente de ordem financeira. Assim, ao desenvolver uma mensalidade voltada para metas, os estudantes poderão construir trajetórias para uma vida mais significativa.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 8 - Despertar para expandir a inteligência coletiva
O módulo Despertar para expandir a inteligência coletiva oferecerá a oportunidade para que os estudantes exercitem a capacidade de pensar coletivamente ao elaborar uma proposta de negócio a ser apresentada em uma feira de empreendimentos. Esse processo envolve entender, adaptar e interpretar interações e feedbacks, exercitando maneiras para que lidem com diferentes perspectivas, bem como desenvolvam estratégias para elaborar e executar ideias de forma coesa e estratégica.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 5 - Despertar para projetar ideias
No módulo Despertar para projetar ideias, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de elaborar soluções inovadoras, identificando oportunidades dentro de contextos desafiadores. Ao desenvolver sua mentalidade empreendedora adaptável, estratégica e criativa, os estudantes estarão preparados para enfrentar situações em diferentes níveis de complexidade tanto no âmbito profissional, quanto em suas vidas pessoais, permitindo que criem oportunidades de autoaprimoramento de forma constante.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Oficina Storytelling
Storytelling é uma técnica para empregar elementos de narração como forma de comunicar ideias, conceitos ou produtos de maneira envolvente. Originária dos tempos antigos, quando as pessoas contavam histórias ao redor de fogueiras, essa metodologia ativa agora se estende aos filmes, séries, discursos, publicidade e construção de marcas. Na educação, o storytelling é uma ferramenta valiosa para tornar o conteúdo mais interessante e acessível aos estudantes, utilizando narrativas que se conectam à sua realidade e estimulam o engajamento.
Tue Aug 12 12:32:31 BRT 2025
Módulo 6 - Despertar para criar possibilidades
No módulo Despertar para criar possibilidades, ao compreender a trajetória que torna uma ideia em realidade, desde a concepção até a viabilidade e a aplicação no mundo real, os estudantes poderão pensar caminhos possíveis para seus próprios empreendimentos ou soluções. Nesse sentido, eles poderão elaborar estratégias e delinear o que transforma uma ideia em algo real, além de entender e identificar aqueles que poderiam se interessar por suas ideias de negócios.