A música é fonte de inspiração; ela é capaz de modular humores, trazer sensações e até mesmo motivar seu cliente no momento da compra.

Vamos te contar de que forma o estímulo sonoro dentro da loja pode te ajudar a melhorar a experiência de compra do seu consumidor.
Selecionamos alguns passos sobre a importância da música na experiência de consumo, inspirados no conteúdo da Listen X, que te ajudarão a desenvolver um relacionamento humanizado com seu consumidor. Confira!
Você sabe da importância da música para o ambiente do varejo? Visitando algum shopping, é possível perceber que existem lojas que utilizam a música ambiente.
A música é capaz de aumentar o tempo de permanência dos seus clientes dentro da loja e, consequentemente, aumentar as vendas, pois quanto mais tempo o consumidor passeia na sua loja, mais ele conhece novos produtos, aumentando as chances de compra.
Em 2015, a rede McDonald's realizou um teste, em que selecionou algumas músicas e as colocou para tocar nas suas unidades na Suécia. Essa pesquisa constatou que as lojas que tinham música ambiente aumentaram em 9% suas vendas.
Esse fato pode ser explicado pela ciência. Nós, seres humanos, somos suscetíveis aos sentidos e tendemos a reagir de forma relaxada e calma ao ouvir uma música que nos agrada. Por isso, a sugestão é que você use essa estratégia dentro da sua loja, usando a música certa, de acordo com o perfil dos seus clientes. Você vai deixar o ambiente muito mais agradável e convidativo.
Alguns dos principais benefícios identificados em relação à experiência sonora são: o aumento da satisfação dos seus clientes, aumento de tempo de permanência e consequentemente aumento de vendas, atração de novos clientes, fidelização e a satisfação dos seus colaboradores.
A escolha da playlist certa pode melhorar as suas vendas, no entanto isso precisa ser feito com cuidado e com critérios. Por exemplo, se você escolher músicas aleatórias ou baseadas no seu gosto musical, a estratégia pode ir por água abaixo e você pode destruir a experiência de compra dos seus clientes, afastando-os de sua loja.
Segundo estudos realizados em Nova York, a música mais lenta diminui os batimentos cardíacos e diminui o ritmo das pessoas. Com isso, seus clientes poderão olhar o produto com mais calma e, consequentemente, comprar mais coisas. Os estabelecimentos que mais usam a estratégia são lanchonetes, supermercados, clínicas médicas e odontológicas, bares e restaurantes.
Aqui estão algumas dicas para você conseguir usar essa técnica no seu negócio:
1. Alinhar a música com o posicionamento da sua loja.
Para isso, alguns fatores devem ser levados em conta, como o tipo de produto ou serviço que você comercializa, o estilo da sua loja (urbano, sofisticado, moda praia, infantil), entre outros.
Se a sua loja só vende roupas femininas, é legal você optar por músicas que tenham vocais femininos para criar a identificação da marca com os consumidores.
2. Outro ponto importante é escolher a música de acordo com o horário de funcionamento da sua loja e o perfil do seu público-alvo.
Se o seu negócio funciona durante o dia e é frequentado por famílias, você pode escolher músicas mais tranquilas e suaves. Se a sua loja funciona à noite e é frequentada por jovens, é interessante você escolher músicas mais animadas e descontraídas. Caso você venda moda praia, então você pode optar por músicas no estilo reggae, com uma pegada mais verão.
3. O terceiro ponto é entender o gosto do seu público.
Isso também deve ser levado em conta, qual é o gosto do seu público, qual a faixa etária, o que eles gostam de fazer, que locais frequentam. Então, é necessário realizar uma análise sobre o perfil da sua loja para criar a playlist ideal.
4. A quarta dica é manter essa playlist atualizada
Novas músicas são lançadas rapidamente, então você tem que manter sua playlist em dia, variando sempre que possível para o seu consumidor não enjoar.
5. Como quinta dica, deixe seu gosto musical de lado.
Esse é o ponto que as pessoas mais erram na hora de montar a playlist. Você precisa focar no que seus clientes gostariam de ouvir, e na construção de imagem que você almeja para sua marca. Neste ponto, deixe de lado seu gosto musical, faça o estudo do seu público e desenvolva sua playlist de acordo com as informações do seu negócio.
6. Sexta dica, considere a participação de um especialista para desenvolver as playlists da sua loja.
Hoje, já temos várias empresas e profissionais autônomos especializados, que desenvolvem playlists de acordo com a sua marca e com seu público. São empresas que estudam a fundo a persona, seus valores e ideais e desenvolvem playlists assertivas para a sua marca.
Em resumo, a seleção cuidadosa da música também pode ajudar a influenciar o tempo que os consumidores passam na loja e, consequentemente, aumentar as chances de compra. Além disso, a música pode ajudar a criar uma atmosfera que seja condizente com a imagem da marca e, assim, reforçar a identidade da loja.
A música é uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência de consumo nas lojas e pode ter um impacto significativo na percepção dos clientes sobre a marca e na satisfação geral com a loja.
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Sat Aug 02 00:01:40 BRT 2025
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Sat Aug 02 00:01:32 BRT 2025
Como promover uma cultura de diversidade e inclusão na sua empresa
Durante suas ações de marketing digital, é importante que seus clientes se sintam e se vejam refletidos em seu empreendimento. Sentir-se reconhecido e validado por uma empresa permite que potenciais parceiros, colaboradores e clientes saibam que são bem-vindos no seu negócio. Com estratégias de marketing inclusivas, você pode transmitir esse sentimento de inclusão e de aceitação das diferenças. O marketing inclusivo atua com a diversidade, prioriza a acessibilidade e realiza ações de responsabilidade social que fazem com que sua empresa se destaque da concorrência. Atualmente, os consumidores priorizam empresas com valores alinhados aos deles. Por isso, o marketing inclusivo é tão importante para o sucesso dos negócios. Seja a indústria da beleza ou um varejo, é preciso mostrar que seu produto ou serviço atende aos desejos e às necessidades do cliente. Adotar a diversidade e a inclusão como princípio ajuda as marcas a se conectarem com os potenciais clientes. A responsabilidade social corporativa deve ser promovida desde o propósito da marca, que precisa estar relacionado ao que a marca vende ou fornece. Não se trata, apenas, de uma tática de marketing isolada. A responsabilidade social corporativa deve ser incorporada à imagem, processos e práticas da sua empresa. Por exemplo, sua empresa pode criar um programa que estimula a criatividade das crianças, posicionando pais e professores como parceiros no processo de aprendizagem. Essa é uma ação diferente de, simplesmente, comprar lápis para alunos de determinada escola. Público-alvo Saber quem é seu público-alvo é fundamental. Evite assumir que eles são padronizados, fisicamente aptos ou que todos pertencem a um grupo demográfico ou cultura específica. Pesquise e compreenda alguns pontos a respeito do seu público-alvo: O que os torna únicos; Apoie sua diversidade para a inclusão; Pense em suas necessidades; Faça seus consumidores sentirem que sua marca realmente os respeita. Desta forma, seu público sente-se especial e valorizado. Consequentemente, isso amplia o impacto das mensagens da sua marca. Utilize a linguagem adequada A implementação de uma estratégia de marketing inclusiva requer o uso de uma linguagem culturalmente sensível. Seja nas campanhas de marketing de mídia social ou no conteúdo do seu site, a linguagem inclusiva é fundamental para conectar-se com um público mais diversificado. Algumas expressões podem ser ofensivas e depreciativas para alguns de seus clientes em potencial. Além disso, tome cuidado com o uso de metáforas, pois elas podem ser específicas de uma cultura e nem sempre são compreendidas universalmente. Portanto, faça uma pesquisa para não cometer ofensas e afastar os seus potenciais clientes. Evite estereótipos Inclusão é reconhecer que seus consumidores são únicos e têm suas próprias opiniões, crenças e atitudes. Não importa o que eles vestem, como eles se parecem ou como eles falam. É preciso evitar fazer julgamentos rápidos e categorizar as pessoas em grupos. Contrate uma equipe diversificada É importante definir uma cultura diversificada e inclusiva para que você não tenha pessoas com a mesma mentalidade, com uma perspectiva singular ou educações idênticas. A diversidade cultural é fundamental para a inovação, para a geração de novas ideias e soluções. Encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes. Você pode usar seus dados para explorar tendências. Isso garante que você não esteja, simplesmente, comercializando seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram em personas restritas de comprador. Trabalhe realmente pela diversidade e inclusão e promova ações reais, com impactos diretos nos seus consumidores, colaboradores, fornecedores e a comunidade que interage com sua empresa. Lembre-se que desenvolver e promover uma cultura inclusiva como prioridade da marca é uma expectativa do cliente. Assim, as empresas que acompanharem essa tendência farão a diferença e terão sucesso. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Diversidade e inclusão no marketing Aproveite os cursos do Sebrae:Crescimento planejado e orientado para resultados Inovação e possibilidades de crescimento
Sat Aug 02 00:00:46 BRT 2025
Ebook ensina a gerir carteira de clientes
A boa gestão da carteira de clientes é uma estratégia para definir metas capazes de fazer a sua empresa atingir o sucesso. Conversar com clientes inativos, fidelizar os ativos e fazer ofertas tentadoras aos fiéis: todas essas metas podem ser alcançadas com uma gestão eficiente da carteira de clientes. Saiba como fazer isso lendo o ebook Como fazer a gestão de sua carteira de clientes.
Sat Jul 26 00:01:52 BRT 2025
Marketing digital para iniciantes: o que é e como funciona
O Marketing Digital é a chave para MEIs e pequenas empresas se destacarem na era da internet. Você, empreendedor, precisa estar onde o seu cliente está e, atualmente, a maior parte da população mundial está online, usando as redes sociais, comprando em sites e se comunicando através de ferramentas como email e whatsapp. Cada vez mais os consumidores pesquisam produtos e serviços na internet mesmo quando pretendem comprar direto na loja física. Por isso, é importante que a sua empresa seja encontrada no ambiente online. Isso quer dizer que o Marketing Digital é a melhor forma de alcançar o público certo para sua empresa. Vamos juntos entender mais sobre isso?
Sat Jul 19 00:02:09 BRT 2025
Como vender melhor em marketplaces?
Quer saber como vender ainda mais seus produtos e serviços on-line durante e depois da crise? Confira as dicas que os especialistas da Amazon, Mercado Livre, B2W Marketplace e Magazine Luiza deram durante a "Semana de vendas on-line" do Sebrae: 1. Escolha bem os produtos que vai vender O primeiro ponto a atentar para tornar-se um vendedor de sucesso em um marketplace é fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Para te ajudar nessa escolha, reflita sobre os seguintes aspectos: Escolha um nicho para atuar Para conseguir destacar-se para os compradores, escolha um nicho de atuação. Quanto mais especializado você for, mais conseguirá diferenciar-se dentre os outros anunciantes do marketplace. Foque em produtos que você conhece bem - Trabalhar com produtos que você conhece bem, de categorias que você gosta, vai facilitar muito todo seu processo de vendas. Lembre-se de que você, melhor do que qualquer um, deve conhecer muito bem o que está vendendo para poder criar as melhores estratégias para as vendas, além de responder as dúvidas dos compradores. Anuncie seus produtos vencedores - Se você já possui um comércio, inicie no marketplace anunciando aqueles que mais vendem em seu negócio, os itens “A” da sua curva ABC.Conquistar as primeiras vendas é muito importante para se ter relevância nas plataformas on-line, então, foque naqueles itens que você já sabe que têm mais saída. Além disso, estar em um marketplace é uma forma de divulgar sua marca. Ao escolher os produtos que mais representam seu negócio e mais vendem, você atrai o público que mais se encaixa no perfil da sua loja. Cheque as tendências e veja os concorrentes - Veja quais são os produtos que estão sendo muito procurados neste momento. Diversas plataformas fornecem ferramentas para o vendedor ter essa informação. Observe, também, se já há muitos vendedores anunciando os produtos que pretende vender. Se houver, reflita sobre quais serão os seus diferenciais para você poder se destacar e aposte nisso. É importante lembrar que produtos de boa qualidade evitarão as devoluções. Tenha em mente que conforme a legislação que trata de vendas on-line, o consumidor tem sete dias para arrepender-se da compra e devolver o produto, a chamada Lei do Arrependimento. Bons produtos que fazem jus ao anúncio feito têm baixos índices de devolução. 2. Capriche no anúncio É necessário esforço, dedicação e estudo para ter um anúncio de sucesso. Comece pesquisando seus concorrentes, veja como eles anunciam. Veja também o que as pessoas estão perguntando para seus concorrentes. Essas perguntas podem te orientar sobre quais informações adicionais colocar no seu anúncio. E fique atento aos seguintes itens: Titulo: Um bom título deve ter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto. Categorização: Certifique-se de inserir seu produto na categoria correta. Muitos compradores utilizam a busca por categoria. Estar no local certo vai garantir que você apareça para estes clientes. Fichas técnicas: Coloque todas as informações técnicas do seu produto, pois o comprador vai querer ver os detalhes do que está comprando. O preenchimento de todas as informações das fichas técnicas também trará maior relevância para o seu anúncio nas plataformas. Vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio do produto para que ele apareça mais nas buscas orgânicas do Google e de outros buscadores. Variações: Se seu produto possui variações de cores, tamanho, voltagem, preencha corretamente este campo para possibilitar para o comprador que faça a escolha e enconte ali exatamente o que deseja. Coloque também uma foto para cada variação que você anuncia. Foto: A foto deve ser caprichada, nítida, com boa iluminação e apresentar bem o produto. As fotos podem ser feitas com a câmera do celular que já oferecem excelente qualidade.Não indicamos tirar fotos de tablets, pois esses dispositivos, em geral, não possibilitam imagens com a qualidade ideal para o anúncio. Para ter certeza das medidas da imagem, procure no Google, ou em outro buscador, aplicativos para redimensionar fotos. Há várias opções gratuitas disponíveis na internet. Mostre o produto real e apenas um modelo por foto. Verifique se nenhuma parte do produto foi cortada ou se ele ficou muito pequeno na imagem. Use bem o espaço da foto. Vídeo: Um bom vídeo pode ajudar muito nas vendas. O vídeo deve focar apenas o produto, não deve conter nome da loja nem nenhum dado do vendedor. Seja claro, objetivo e simples. Mostre o uso e as funcionalidades do item. O vídeo não deve passar de 60 segundos. Após publicar o anúncio, acompanhe seu desempenho. Se após sete dias de publicação, nenhum item foi vendido, altere algo no seu anúncio, seja a foto, o título ou a descrição. Isto irá alterar os algoritmos dos marketplaces e poderá fazer com que você apareça melhor nas buscas. Analise os anúncios de sucesso de produtos semelhantes e veja como você pode aprimorar o seu. 3. Tenha os produtos em estoque Nunca anuncie sem ter estoque. Ter a mercadoria para entregar é essencial para a venda on-line. Se seu estoque de um produto for muito pequeno e ele esgotar, seu anúncio deve ser encerrado ou pausado. Isto fará com que você perca relevância no algoritmo do marketplace de indicação de produtos. Evite esta situação para que você tenha cada vez mais relevância entre os milhares de vendedores do site. 4. Atenda os compradores com atenção e rapidez Na internet, sua loja estará aberta 24h por dia e os compradores querem atenção instantânea. Responda rápido aos questionamentos. Respostas em até dois minutos podem fazer a diferença entre concluir a venda ou não. Para isso, tenha alguém da equipe de plantão, mesmo à noite, nos finais de semana e feriados para não deixar seu potencial comprador esperando. Conheça bem seu produto para que você possa ter respostas completas e técnicas. Crie, também, respostas de propostas. Se o comprador solicita algo que você não tem, ofereça algo semelhante já indicando o link do anúncio para tal compra. Uma dica é ir anotando as perguntas e respostas para, posteriormente, aprimorar seu anúncio com aquelas mais frequentes. Após a compra ser efetuada, verifique com atenção o produto a ser despachado para não ter erros e poste-o o mais rapidamente possível. Informe ao cliente a previsão de recebimento. Quanto antes seu cliente receber o produto, mais satisfeito ele ficará. No pós-venda, faça o melhor possível para garantir a satisfação do seu cliente. Ter uma comunicação amigável e resolutiva pode te proporcionar uma boa avaliação, mesmo que o produto tenha que ser trocado ou devolvido. 5. Invista nas primeiras vendas para ganhar relevância e reputação Em geral, os marketplaces oferecem benefícios e melhor posicionamento para aqueles que já vendem um pouco mais. Uma boa estratégia para posicionar-se melhor entre tantos vendedores é investir para conseguir as primeiras vendas, baixando a margem de lucro nos primeiros produtos, até mesmo vendendo a preço de custo. Uma vez adquirido o patamar inicial de benefícios do marketplace, você volta a posicionar sua margem de lucro. 6. Precifique bem seus produtos Um dos maiores desafios para os pequenos negócios é colocar o preço correto nos produtos. No comércio eletrônico, este item também é fundamental. Oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas você precisa ter em mente que este custo será arcado por você. Assim, se adotar esta estratégia, verifique o preço a ser anunciado. Alguns marketplaces dividem o custo do frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico. Verifique as condições da plataforma que está vendendo para definir sua estratégia de frete e de preços. Seguindo todas essas dicas que os especialistas dessas quatro grandes plataformas deram, você, com certeza, aumentará suas vendas! Escrito por Roberta Aviz e revisado por Juliana Borges, colaboradoras do Sebrae Nacional. Veja também: Assista aos vídeos das Lives da Semana de Vendas On-line - Oportunidades para os pequenos negócios em marketplaces.
Fri Jul 18 12:57:50 BRT 2025
Confira dicas práticas e estratégicas para o Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
Sat Jul 05 00:01:45 BRT 2025
Movimento clean label: o rótulo que todos conseguem entender
Quem nunca se deparou com um rótulo que tentou decifrar, mas desistiu porque não entendeu o que viu por lá? Descrições muito técnicas com nomes como maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, frutose, glicose, glucose, entre outras terminologias, chegam a assustar o consumidor leigo, mas, referem-se ao conhecido açúcar… Foi justamente a necessidade de que os ingredientes fossem descritos de forma mais simples, com maior transparência na comunicação, um dos motivos que fez surgir o movimento clean label, que se refere, principalmente, aos ingredientes naturais, sem aditivos químicos artificiais. A expressão clean label é utilizada para uma nova tendência nutricional quando se fala em alimentação saudável e consumo consciente. Traduzindo, temos rótulo livre, significando que os alimentos não contêm substâncias artificiais e são feitos com produtos naturais. Por isso, o empreendedor do setor de alimentos e bebidas precisa estar atento aos produtos que oferta aos seus clientes, bem como à forma como descreve esses alimentos e seus ingredientes. Não existe uma legislação a respeito, mas, é fato que existe uma mudança nas percepções que as pessoas têm sobre os alimentos, o que e como eles deveriam ser. Há, no entanto, três diretrizes de consenso que caracterizam esses produtos: eles devem ser naturais (sem aditivos artificiais e/ou químicos); se não forem naturais, devem ser minimamente processados; devem ter uma lista de ingredientes simples e curta, com nomes conhecidos pelo consumidor. É importante compreender que a qualidade da matéria-prima é essencial para a fabricação de um produto seguro, de acordo com padrões microbiológicos especificados. A indústria de alimentos, em muitas ocasiões, responsabiliza-se por isso, por reduzir contaminantes a níveis aceitáveis. De olho na Anvisa e nos aplicativos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por regular e fiscalizar os rótulos, prevê que os ingredientes alimentícios descritos devem incluir todas as substâncias empregadas na fabricação, ou seja, produtos adicionados intencionalmente com finalidade tecnológica e sem valor nutricional, como os aditivos, devem constar na embalagem. Além disso, hoje, o consumidor já consegue contar com a ajuda da tecnologia para saber das informações nutricionais dos produtos. O aplicativo “Desrotulando” é totalmente gratuito e está disponível para ser baixado nas versões Android e IOS. A partir do escaneamento do código de barras dos produtos, o aplicativo funciona como um banco de dados sobre os alimentos. Mais um motivo para o empreendedor estar de olho no que está ofertando ao seu consumidor. O conceito clean label ultrapassa as tendências atuais de novos hábitos de consumo, impactando significativamente questões relativas à segurança de alimentos, por isso as indústrias que querem atender aos desejos de seus consumidores necessitam criar robustez em seus processos. Em resumo, o clean label é uma denominação da indústria para comidas e bebidas saudáveis, seguras e sustentáveis. Procure o Sebrae e aposte nessa ideia!
Sat Jun 28 00:01:55 BRT 2025
Como o SEO pode otimizar seu site para os buscadores on-line
A internet se transformou em um mundo. Para seu site ser encontrado pelo seu cliente, é preciso aplicar técnicas de SEO. Elas facilitam o encontro e o ranqueamento do seu site nas primeiras posições do Google. Ou seja, mais usuários poderão localizar o seu negócio. SEO (Search Engine Optimization) é a otimização das suas páginas para os mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento do seu site em buscadores on-line, como o Google. Mas, para que aparecer nas primeiras posições? Por um simples motivo: conteúdos que aparecem no topo da página de resultados da pesquisa recebem mais cliques e acessos. Ou seja, o SEO te ajuda a gerar tráfego orgânico e fortalece sua autoridade digital. O Google é o maior buscador on-line. A maior parte das pessoas vai ao Google para procurar por estabelecimentos comerciais, fazer pesquisas escolares, profissionais e buscar todo tipo de conteúdo. Para que seu site seja encontrado e apresentado para o usuário no momento da busca, é preciso seguir alguns critérios. E é aí que entra o SEO. As técnicas de SEO servem para colocar o seu site no radar do algoritmo do Google e para que você ocupe as primeiras colocações na plataforma. O que define a posição de um site no Google são critérios como: SEO de Estrutura Diz respeito à arquitetura da informação da sua página. São considerados pontos como a navegabilidade, os menus de navegação, se o conteúdo é escaneável e não está duplicado, entre outros. SEO On Page São fatores que estão presentes no seu site e que mostram para o Google que você está fazendo a indexação correta. São eles: conteúdo, título e meta descrição, heading tags, imagens, URLs e rich snippets. SEO Off Page São os elementos externos que mostram se sua página é uma referência, se tem autoridade digital. Aqui, entram os backlinks – quantidade, contexto e diversidade –, menções à sua empresa, buscas diretas, entre outros. Separamos algumas práticas que podem ajudar você a aplicar as técnicas de SEO e ter um bom posicionamento nas páginas de resultado do Google. Confira! Lembre-se de que o SEO não representa apenas técnicas isoladas, mas é um processo contínuo. Por isso, mantenha-se atualizado com as últimas atualizações dos algoritmos do Google. Assim, você poderá ajustar seu site para manter sua posição na plataforma. Para saber mais, leia o texto a seguir: 5 Dicas de Ouro para um Site de Sucesso E aproveite o curso do Sebrae:Como usar sites de busca para sua empresa
Sat Jun 28 00:01:11 BRT 2025
Copywriting e Neuromarketing: as técnicas infalíveis para vender mais
No mundo dos negócios, vender é mais do que um simples processo de transação. É uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente para os micro e pequenos empresários. Dominar as técnicas de vendas não apenas impulsiona as vendas imediatas, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento da marca e no crescimento contínuo dos negócios. Imagine isso como a peça-chave que destrava portas e conecta os clientes ao coração do seu negócio. É o entendimento profundo das estratégias persuasivas, como o neuromarketing e o copywriting, que capacita um empreendedor a fechar vendas de maneira mais eficaz, transformando simples interessados em compradores entusiasmados. Além disso, o domínio dessas técnicas vai além do ato de vender. Elas são a força motriz que constrói a percepção e a confiança em torno da marca, tornando-a memorável e desejável. Ao empregar essas habilidades, os empresários não apenas garantem o sucesso das vendas, mas também estabelecem uma base sólida para o crescimento sustentável, alavancando os negócios para um patamar mais alto no mercado competitivo. É esse conjunto de técnicas e estratégias que faz com que os empreendedores se destaquem, influenciando a jornada do cliente, gerando relacionamentos duradouros e estabelecendo uma presença forte e impactante no cenário empresarial. Vender é um desafio, principalmente para pequenos negócios. Conheça agora técnicas poderosas, como o neuromarketing e o copywriting, que ajudam a conquistar clientes e aumentar as vendas, mesmo com recursos limitados.
Sat Jun 28 00:00:58 BRT 2025
Conheça e lucre com o artesanato da região Norte
O artesanato da região Norte do Brasil é fortemente marcado pela mescla de influências indígenas e dos colonizadores portugueses. A atividade constitui a principal fonte de renda para várias comunidades do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, estados que compõem a região Norte. Este tipo de artesanato tem como base as matérias-primas locais: látex, argila para cerâmica, couro, sementes e fibras. Conheça alguns destaques do artesanato regional, que é muito apreciado por turistas e colecionadores do Brasil e do exterior, e pode gerar ótimos negócios para o empreendedor.
Sat Jun 14 00:01:01 BRT 2025
Atendimento ao cliente: o que é e como fidelizar o consumidor
Você já parou para pensar como o atendimento ao cliente pode ser a chave para o sucesso do seu negócio? No mercado atual, onde as opções são vastas e a concorrência é acirrada, oferecer um atendimento de excelência não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Neste artigo, você vai descobrir o que é o atendimento ao cliente, por que ele é tão importante e como aprimorá-lo para conquistar consumidores satisfeitos e fiéis. O que é Atendimento ao Cliente? O atendimento ao cliente não é apenas um simples serviço de suporte; é a espinha dorsal de qualquer empresa de sucesso. Imagine uma jornada, desde o primeiro contato até depois da compra. O atendimento ao cliente está presente em cada etapa dessa jornada, cuidando das necessidades dos consumidores. Um atendimento de qualidade é estar lá quando o cliente precisa, de forma ágil e eficiente. É mais do que simplesmente ouvir; é resolver as dificuldades dos clientes de forma que eles se sintam plenamente satisfeitos com o seu produto ou serviço e, acima de tudo, com a sua empresa como um todo. O atendimento ao cliente não é apenas uma função de suporte. É o fio condutor que mantém seus clientes voltando e recomendando o seu negócio a outras pessoas. Saiba como fazer um atendimento ao cliente que vai te destacar da concorrência, clicando aqui.