O segmento recebe incentivos financeiros para o aumento da produção.

A costa atlântica do Amapá possui mais de 600 quilômetros e recebe parte das águas e do pescado do Rio Amazonas (o maior de água doce do mundo), por isso o local é rico em sua biodiversidade e oferece oportunidades de negócio para se investir na indústria pesqueira. O setor é naturalmente viável economicamente em virtude das condições dos rios e da costa amapaense.
Do total da superfície do Amapá, 3,4% equivalem a rios, igarapés, lagos, barragens e campos alagados, que possuem condições favoráveis para a psicultura.
• PIB pesqueiro de R$ 106 milhões ao ano;
• Potencial explorável de 400 mil toneladas por ano;
As cidades de Calçoene e Oiapoque estão recebendo investimento na estruturação do Distrito Industrial Pesqueiro para expansão do negócio. Este investimento consiste na instalação de uma estruturas de ancoradouros para viabilizar a industrialização local.
Com a estrutura adequada, o negócio se torna viável para produção e investimentos.
• PIB pesqueiro de R$ 106mi/ano, em expansão
• Potencial explorável de R$ 400 mil toneladas por ano.
Para mais informações sobre o setor pesqueiro e os investimentos realizados na área, procure a Agência de Pesca do Amapá (Pescap), localizada na av. Mario Cruz, entre a rua General Gurjão, em frente à Praça do Coco, na orla de Macapá.
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Como saber qual enquadramento tributário ideal para a minha empresa
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Sat Jul 12 00:01:40 BRT 2025
Saiba como emitir seu comprovante de CNPJ
Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
Sat Jul 12 00:01:36 BRT 2025
Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Thu Jul 10 11:25:28 BRT 2025
Evite prejuízo ao comprar uma franquia de segunda mão
Se você deseja entrar para o mercado, com: Clientela formada; Faturamento imediato. Pode ser um bom negócio adquirir franquias já instaladas. Dimensione os riscos e os custos implícitos na negociação, não esqueça de fazer um levantamento do empreendimento, nas áreas: Contábil; Jurídico do empreendimento. Isso evita que lá na frente você seja surpreendido por: Cobranças; Protestos; Audiências; Execuções fiscais. Confira algumas dicas para começar a lucrar imediatamente. Faça uma auditoria Faça uma relação para saber o que você deseja comprar e a situação atual da empresa se ela encontra-se em dia com as obrigações: Trabalhistas e tributárias; Com a franqueadora; Com os fornecedores; Com o proprietário do imóvel. Revise todos os documentos, e não deixe faltar os registros contábeis: Livro de Funcionários; As certidões da empresa e dos sócios. Assegure-se que não há ações contra os proprietários que envolvam o empreendimento, como pagamento de contas. Ao adquirir uma franquia de segunda mão, lembre-se que você passa a ser o responsável pelos: Passivos trabalhistas; Tributários; Cíveis. Avaliação do contrato de aluguel Ao avaliar o contrato de locação do ponto , preste bastante atenção em dois pontos cruciais: A data de finalização; As condições de renovação. Certifique-se da autorização do locador para o repasse do: Fundo de comércio; A aceitação do comprador como futuro locatário. Já no caso de troca do CNPJ, é obrigatório um novo contrato e negocie com o proprietário do imóvel, um prazo contratual compatível com o tempo de exploração da franquia, geralmente ele é de cinco anos, porque sem isso você corre o risco de perder seu investimento. Garantir a aprovação do franqueador Fique atento a esses pontos Se o vendedor tem a autorização do franqueador para revender a unidade; Se rede aprova seu perfil como candidato a franqueado. Crie cláusulas no contrato de compra e venda Mapeie todos os débitos da unidade: Os riscos; Os custos que envolvem a aquisição; Avalie a viabilidade da negociação; Analise o que será investido e o retorno que desejas ter. Decidido a comprar a franquia, é muito importante que estabeleça cláusulas no contrato de compra e venda do imóvel e que tratem da responsabilidade por quitar eventuais dívidas. Saiba mais O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Jul 07 14:38:02 BRT 2025
Em 3 passos implante a governança corporativa em franquias
Se você tem uma rede de franquias e almeja receber: Investimentos; Conquistar crédito bancário; Manter uma gestão transparente, e; Eficiente. É preciso que respeite os preceitos da governança corporativa.
Thu Jul 03 10:19:00 BRT 2025
Dono de casa: Facultativo de baixa renda
O que é “Facultativo de baixa renda” ? É uma forma de contribuição ao INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Esta é uma modalidade exclusiva tanto para: Homem, ou; Mulher. Em que ambos sejam de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente a trabalhar com: Doméstico: na sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria. Veja 4 requisitos que a pessoa precisa possuir 1 - Não possuir renda própria de nenhum tipo incluindo: Aluguel; Pensão alimentícia; Pensão por morte; Entre outros valores. 2 - Não exercer atividade remunerada e dedicar apenas ao trabalho doméstico, na própria residência. 3 -Possuir renda familiar no máximo até dois salários mínimos. A Bolsa família não entra para o cálculo. 4 - A pessoa precisa estar inscrito no: Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos; A inscrição deve ser feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do seu município. Como contribuir? Você Gera a guia de recolhimento todo mês e contribua; Outra forma é, você pode comprar um carnê em uma papelaria qualquer e contribuir, usando o código de pagamento 1929. Sobre os benefícios das contribuições válidas realizadas sobre 5% Essas contribuições podem ser utilizadas para os seguintes benefícios, com: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Salário-maternidade. Se no futuro você decidir usar suas contribuições como, facultativo de baixa renda para obter outros benefícios, então, você irá precisar pagar a diferença corrigida entre 5% e 20% (alíquota total). Veja abaixo quais benefícios você poderá obter. Aposentadoria por Tempo de Contribuição, e; Certidão de Tempo de Contribuição – CTC.
Thu Jul 03 09:08:00 BRT 2025
Dicas para não deixar sua empresa no vermelho no início do ano
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
Tue Jul 01 16:10:22 BRT 2025
Dicas e soluções para o produtor rural
Tão importante quanto produzir bem é saber atender bem e saber vender. Saber vender sua produção de maneira correta é a melhor maneira de vender por um bom preço. Nesse artigo, você vai aprender algumas dicas de como se dar bem como produtor rural, como atender bem seu cliente e como seu trabalho no campo pode se tornar sua própria empresa. O produtor rural é a pessoa que cria, planta, pesca e colhe. É ele quem ajuda a movimentar a economia do país, gera empregos e, assim, transforma sua propriedade em uma empresa rural. Para que isso aconteça; O empreendedor do campo precisa ter: Ousadia; Jogo de cintura; Liderança; Poder de decisão; Capacidade de realização e muito mais. Esses tipos de comportamentos ajudam o empreendedor rural, buscar soluções para os problemas e a superar as dificuldades e os desafios do dia a dia da sua propriedade rural.
Mon Jun 30 17:36:05 BRT 2025
Correios: Conheça o Exporta Fácil dos Correios
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países.
Mon Jun 30 16:34:33 BRT 2025
Correios – Conheça o Mala Direta Domiciliária
A Mala Direta Domiciliária é serviço de distribuição de: Peças promocionais sem a indicação de endereço. Objetivo Este serviço tem como objetivo atingir o público de determinada: Cidade; Bairro, ou; Rua. Quem pode usar este serviço? Este serviço tem dois tipo de modalidades, veja a seguir: Modalidade a faturar (contrato): somente pessoas jurídicas; Modalidade à vista: pessoas jurídicas, profissionais liberais e pessoas físicas.
Mon Jun 30 16:31:39 BRT 2025
Correios – Conheça o Mala Direta Básica dos Correios
A Mala Direta Básica é uma mensagem publicitária com apelo promocional ou informativa (propaganda). Objetivo Este serviço tem como objetivo na: Venda; Divulgação; Informação; Prospecção, e; Fidelização. Encaminhada a um público dirigido ou com potencial para resposta, emitida em vários exemplares idênticos ou personalizados.
Mon Jun 30 16:28:29 BRT 2025
Conheças as principais formas jurídicas das empresas
O que é forma jurídica? Você já ouviu falar em forma jurídica? Conhecida também como natureza jurídica e tipo societário, é uma maneira de classificar uma empresa ou um órgão público. Se você tem interesse em abrir o seu negócio, é essencial que você conheça as diferentes formas jurídicas das empresas e suas principais características. Por isso, neste texto, abordaremos a definição de forma jurídica, a importância de conhecer as classificações, a diferença entre forma jurídica e porte empresarial, além de apresentarmos as principais formas jurídicas para que você fique por dentro do assunto e possa tirar eventuais dúvidas. Continue conosco e boa leitura! Como já dissemos, a forma jurídica é um método de classificação que define a estrutura de uma empresa, permitindo a identificação da sua constituição legal, como o número de sócios, as obrigações, o capital social, entre outros quesitos. Ela não é uma classificação fixa, ou seja, é possível mudar quando necessário, por exemplo, caso a empresa cresça. A Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é responsável por determinar as formas jurídicas das empresas no Brasil, diz que a forma jurídica “tem por objetivo a identificação da constituição jurídico-institucional das entidades públicas e privadas nos cadastros da administração pública do país”. Por que é importante conhecer a forma jurídica de uma empresa? Diariamente, lidamos com burocracias quando vamos realizar qualquer tipo de procedimento, não é mesmo? E a forma jurídica pode até parecer só mais um desses trâmites administrativos que consideramos irrelevantes, mas a verdade é que ela é essencial para o empreendedor entender seus direitos e seus deveres. Ao enquadrar corretamente a sua empresa, você terá conhecimento sobre as regras e as obrigações a serem cumpridas e por quais regimes jurídicos você poderá optar. Além disso, em muitos casos, quanto menor a empresa for classificada, mais vantagens ela poderá ter em recursos licitatórios, leilões e transações com órgãos públicos. Em outras situações, dependendo da forma jurídica, podem ser concedidos benefícios fiscais específicos e ofertas de crédito orientadas por taxas de juros compatíveis. Tudo isso fará a diferença na gestão correta do seu negócio!