Conheça a definição e aplicação da pesquisa, como definir seu público-alvo e analisar o mercado em que se vai atuar.

A consultoria tem o intuito de produzir conhecimentos através de pesquisas para o setor de interesse, a fim de subsidia-lo para o crescimento e tomada de decisão em relação aos negócios.
Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Carga horária:
De acordo com o seu tipo de empresa.
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Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 80h
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Microempresa - ME: 80h
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Empresa de Pequeno Porte - EPP: 100h
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Identificação dos principais produtos e/ou serviços ofertados
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Qualificação da demanda apresentada com a descrição da problemática, justificativa, objetivos, metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa, população/universo.
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Elaboração de questionário de pesquisa
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Coleta dos dados
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Análise e interpretação de dados
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Identificação de novos mercados e oportunidades, tendências, novas segmentações, perfis e comportamento de consumidores, caracterização dos principais canais de distribuição.
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Relatório de pesquisa.
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Apresentação para o empresário.
Benefícios:
Oferecer Pesquisa de Mercado com conjunto de informações que possam proporcionar uma melhor visão estratégica de mercado, identificar as oportunidades e incrementar a produção e comercialização de seu produto.
Por hora e porte da empresa.
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Microempreendedor individual ou Potencial empresário - MEI -> 80h - R$5.600
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Microempresa - ME -> 80h - R$5.600
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Empresa de Pequeno Porte - EPP -> 100h - R$7.000
Procure o atendimento do Sebrae em Macapá ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.
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Estruturação para o encadeamento produtivo do petróleo e gás no Amapá
Rede de Aprendizagem Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás 2. Inteligência Competitiva Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo. 3. Participação em feiras e eventos Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor. Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
Mon Jul 07 11:28:49 BRT 2025
Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente
Com a economia estagnada, o atual cenário pede por cautela. Despesas enxutas, colaboradores qualificados e muito bem treinados, compras inteligentes, ou seja, revisão imediata do mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro no estoque e não possuem margem de lucro significativo. Sempre que possível fazer parceria com outros empreendimentos que vendam produtos que não sejam o foco da empresa, como exemplo uma empresa que atua com material de construção no segmento de acabamentos, poderia ser interessante caso o empreendimento disponha de espaço ocioso, formar parcerias com outros negócios que comercializem telhas, cimentos, tijolos e etc., essa associação funcionará como chamariz e atrairá clientes para o espaço devido a sensação de comodidade com essa inserção de novos produtos; mesmo que a empresa não obtenha lucro interessante com essa ação, não terá preocupações com avarias e desperdícios. Cortar tudo que comprometa as contas a pagar, reduzir a taxa de inadimplência, aumentar a atratividade do negócio e obter liquidez, são medidas inadiáveis. Trabalhar fortemente a área comercial no sentido de alavancar as vendas, fidelizar uma quantidade maior de clientes e trabalhar para prospectar novos mercados.
Thu Jul 03 11:12:13 BRT 2025
Como elaborar um cadastro de clientes
Um bom cadastro é aquele que identifica oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. Essas informações são divididas em alguns grupos. O primeiro grupo está relacionado com a identificação básica, como Nome; Telefone; Endereço; E-mail; Data de nascimento e algum documento, se for necessário. O segundo grupo traça o perfil e o potencial de consumo do cliente Por exemplo, uma loja de calçados precisa conhecer o número que seus clientes calçam. Já uma agência de turismo, a época que eles costumam fazer as suas viagens. O terceiro grupo corresponde ao histórico de compras do cliente. É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas. Já no terceiro você são as informações do cliente Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. As informações do cadastro do cliente se dividem em três grandes grupos: Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc. Também tem o perfil de preferências do cliente São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar. - Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas. As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências. O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades. Lembre-se! O cliente que compra à vista também precisa ser cadastrado; afinal, ele também é ou poderá ser um cliente preferencial. Se ficar com dúvida é só procurar a Sede do Sebrae no Amapá ou ligar para o 0800 570 0800
Fri May 30 16:15:03 BRT 2025
Búfalo – um produto diferenciado para mercados diferenciados
O Estado do Amapá é o único do País, em que o rebanho de bubalinos é maior que o de bovinos no Brasil. O rebanho brasileiro da espécie Bubalus bubalis está estimado em aproximadamente 3.500.000 (três mil e quinhentas) cabeças, sendo que cerca de 50% estão concentradas na planície aluvionar do delta do rio Amazonas, onde está localizado o Estado do Amapá. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida a carne bubalina chega a ser até 40% menos calórica que a carne bovina, além de apresentar maiores teores de proteínas e vitaminas. A criação de búfalos é mais barata e gera mais lucros em relação à criação de bovinos, o manejo dos búfalos é semelhante ao de bois. Considerando esse cenário, abre-se a oportunidade para a implantação de um abatedouro-frigorífico especializado no abate de bubalinos (Halal Meat), destinados aos países islâmicos, e cortes finos, visando atender também a outros mercados diferenciados, como Estados Unidos e Europa, onde a carne do búfalo tem preços mais do que atraentes. Tão logo recebamos a certificação de zona livre de febre aftosa, toda essa potencialidade pode criar um ambiente favorável para a implantação da indústria de laticínios.
Thu May 29 09:17:44 BRT 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
Wed May 28 17:43:46 BRT 2025
6 dicas para escolher a melhor divulgação para sua empresa
Umas das principais dúvidas do empreendedor depois de montar seu negócio é como escolher a melhor divulgação. Fator esse que se torna determinante para alcançar resultados positivos, uma vez que o número de cliente está proporcionalmente ligado a receita da empresa e por conseguinte a obtenção de lucro. Acompanhe a seguir 6 dicas para ajudar você a escolher a melhor divulgação para sua empresa.
Wed May 28 15:15:06 BRT 2025
Mercado, como analisar meu concorrente
A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente. Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes. Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Mercado
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos de mercado, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Negociando o contrato de entrega no comércio exterior
Dentro da negociação, um ponto muito importante é a entrega e a forma de transporte (também chamada de modal). Dependendo do Incoterm negociado, o exportador ou o importador arca com os custos logísticos. É preciso ter em mente o preço que será cobrado e a expectativa de entrega, inclusive para verificar a viabilidade do negócio. No que se refere à decisão pelo modal a ser utilizado, vários pontos são importantes, como segurança no transporte, distância, necessidades específicas da carga, urgência da entrega, preço de frete e restrições para transporte.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Guiana Francesa - Amapá
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
5 passos para identificar cliente insatisfeito e reconquistá-los
1 – Reveja os processos e identifique os possíveis erros cometidos pela empresa Revise com frequência todos os processos dos departamentos da sua empresa. Encontre os possíveis erros e negligências que podem levar seus clientes a insatisfação. Neste caso é importante que você ouça o feedback dos consumidores, isso é algo fundamental para a saúde do seu negócio. Ouça o que seus clientes tem a dizer; Aprenda a receber críticas e elogios. Use destes artifícios fazendo deles um combustível para crescimento do seu negócio, reitere o que funciona, ajuste os problemas que lhe custam clientes. 2 – Dei a seus clientes uma boa experiência de compra Crie uma rede positiva de clientes e contatos para qualquer negócio. Sua empresa precisa sempre ter em mente que clientes satisfeitos surgem sempre de uma boa experiência nas compras, seja ele de produto ou de serviço. Sua empresa tem sempre que procurar oferecer excelentes experiência para os seus clientes, assim, você consegue fidelizá-los. Desta forma, você consegue satisfazer seu cliente, assim é comum que ele indique a sua empresa para seus familiares e amigos. 3 – Pós-venda Mantenha-se sempre atento aos serviços oferecidos pelo departamento de pós-venda da empresa. Exija que os profissionais responsáveis estejam preparados para proporcionar um bom atendimento aos clientes após a compra, verifique com seus clientes se eles estão satisfeito com o atendimento do setor de pós-venda da sua empresa. 4 – Procure conhecer seu cliente Tente conhecer mais sobre seu cliente, identificando suas: Necessidades; Prioridades; Desejos; Gostos. Esta é a forma da sua empresa conseguir proporcionar aos seus clientes uma excelente experiência e oferecer seus produtos e serviços que estejam de acordo com seus interesses e necessidades. As empresas que não se atentam a esse ponto, correm o risco de fracassar e perder grande parte dos seus clientes. Lembre-se que, os consumidores são a base do seu negócio, não satisfazer seus desejos podem levar sua empresa ao fracasso. E por fim e não menos importante... 5 – Manter um bom relacionamento com os clientes Um relacionamento com o cliente não acaba quando ele termina a compra. Muito pelo contrário, o relacionamento com seus consumidores tem que ser duradouros, isto torna-se fundamental para qualquer empresa, pois, é esta relação que ajuda a aproximar o cliente da empresa, assim aumentando novas as chances de obter clientes cada vez mais satisfeitos com o seu negócio ir cada vez mais longe. Aposte em um bom relacionamento com seus clientes. Envie à eles: E-mails com promoções e descontos direcionados a consumidores fiéis; Mantenha-os informados das novidades envolvendo a oferta de produtos e serviços; Procure tratá-los sempre de maneira cordial e positiva. Com esses e outros cuidados irão fazer toda a diferença dentro da sua empresa, resultando em uma cadeia de consumidores cada vez mais satisfeitos e interessados nos produtos ou serviços que seu negócio trabalha. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos que do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.