this is an h1

this is an h2

Leis
Pesquisa revela panorama LGPD em empresas de Santa Catarina
A pesquisa com dados inéditos realizada pelo Sebrae/SC está disponibilizada para download gratuito em formato dinâmico

Pesquisa sobre LGPD

 

A pesquisa "Panorama LGPD em Santa Catarina: conhecimento das pequenas empresas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados", realizada pelo Sebrae/SC, com dados inéditos sobre o conhecimento e adequação dos pequenos negócios à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), está disponível para download gratuito em formato dinâmico, acessível e pensada na experiência do usuário. O material pode ser acessado no link: http://sebrae.sc/relatorio-lgpd

 

Foram realizadas 810 entrevistas, entre 04 e 25 de janeiro de 2021, com microempreendedores individuais, e empresários de micro e pequenas empresas. As entrevistas foram distribuídas por setor de atividade nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo Oeste, Meio Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.

 

De 7 em cada 10 empresários já ouviu falar sobre a LGPD. Cerca de 75% deles sabem o prazo de dois anos exigido para a adequação à nova lei, mas apenas 22,6% estão em conformidade com ela. Dessa forma, 50,4% das micro e pequenas empresas catarinenses sabem da existência da Lei Geral de Proteção de Dados e possuem informação sobre o prazo concedido para a adequação.

 

Considerando os setores, o de serviços (70,2%) é o que mais ouviu falar da Lei Geral de Proteção de Dados, seguido da Indústria (68,4%) e Comércio (64,6%). Em relação aos portes, as pequenas empresas são as mais esclarecidas quanto à lei, com 80,8% de empresas que já ouviram falar, enquanto as micro empresas somam 74,2% e os MEI 's 47,5% nesta categoria.

“O estudo mostra que 50% dos pequenos negócios ainda não conhecem a LGPD e apenas 22,6% se dizem preparados para ela, sendo o tema ainda mais distante para os MEIs. Esse é um assunto extremamente importante e precisa se tornar prioridade na agenda dos empresários. Sabemos a complexidade do tema e por isso colocamos a nossa equipe à disposição para auxiliar as pequenas empresas. Além disso, preparamos uma série de materiais gratuitos que vai auxiliar a elucidar o tema”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Com a pesquisa, foi possível identificar que o Sebrae/SC está contribuindo com o processo de conhecimento e adequação à LGPD, considerando que 76% dos Clientes Sebrae conhecem e 31% já se adequaram à lei. Apenas 17% dos não clientes da Instituição já estão adequados à LGPD.

Sebrae/SC orienta empresá

Com o objetivo de orientar os empresários para que eles se adequem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 18 de setembro do ano passado, o Sebrae/SC oferece materiais completos e gratuitos, como webinar, e-book e consultorias especializadas sobre como a nova legislação impactará as micro e pequenas empresas. Mais informações em http://sebrae.sc/lgpd.

 

O empresário catarinense pode acessar o webinar “Lei Geral de Proteção de Dados: sua empresa está preparada?”, o curso online “LGPD: A sua empresa está preparada?” e um e-book. Com o material disponibilizado pelo Sebrae/SC, será possível saber quais são os dados regulados pela LDPD e tudo o que é necessário para estar em conformidade com a nova lei, além de entender as punições previstas para quem não se adequar, como multas, eliminação de dados, suspensão das atividades, dentre outras.

 

A LGPD determina a proteção de informações pessoais de clientes de todas as empresas do país, garantindo a privacidade e a transparência na relação entre pessoas físicas e jurídicas.

Entre outras ações desenvolvidas sobre o tema, há também as soluções de mercado que o Sebrae/SC oferece aos empresários, e as consultorias em LGPD por meio do Sebraetec.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?