O WhatsApp surgiu em 2009 e rapidamente se tornou um dos aplicativos mais usados no mundo todo. Naquele momento a grande vantagem foi poder enviar mensagens à vontade, gratuitas, quantas quiser, para qualquer pessoa em qualquer lugar, não importa a operadora de celular. Não é pouca coisa. Ficou mais fácil enviar uma mensagem rápida e gratuita para qualquer pessoa neste mundo pelo WhatsApp do que telefonar ou escrever um e-mail. Sem falar fotos, vídeos, dinheiro, documentos e comprovantes de pagamento. Para chegar às empresas foi um pulo. Logo o WhatsApp se tornou a plataforma mais usada para conversar com o cliente, atender e vender. As mensagens no início era só texto; depois vieram áudio, vídeo, gifs. E as ligações gratuitas de áudio e vídeo? Bilhões de pessoas no mundo usam o WhatsApp quase todo dia. Há outros aplicativos parecidos, mas este é o que todo mundo tem. O WhatsApp foi conquistando usuários e em 2014 foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares. Quem não fica impressionado com estes números? Tanta coisa mudou e é aí que está o espaço para o empreendedor crescer e ficar de olho nas novidades.
O Momento é de assimilar as adversidades e buscar alternativas criativas. Os artesãos brasileiros são, em sua maioria, mulheres acima de 50 anos, que aprenderam o seu ofício dentro de seu ciclo familiar. Por serem autônomas e muitas estarem no grupo de risco da covd-19 e precisam estar isoladas neste momento. A dica para artesãs e artesãos de hoje é tentar estar bem perto de seu cliente.. Encarem a quarentena como uma oportunidade de descobrir soluções úteis para o dia-a-dia, aprimorar suas técnicas artesanais e produzir algo novo, que realmente possa estar fazendo falta ao seu cliente neste momento. Procure estabelecer parcerias com outros empreendedores de sua região, como uma venda casada com outros produtos. Lembre-se também que muitos hábitos estão mudando nesse período. As pessoas precisarão de soluções práticas, desde um pendurador de sapatos a recipientes para guardar alimentos de forma segura. São apenas alguns exemplos funcionais. Divulgue suas peças nas redes sociais. Em sua comunicação e em suas peças explore qualidades afetivas como paz, calma, sentimentos positivos de uma forma geral. Faça entregas com apps de delivery, reforce seus cuidados com as questões sanitárias e deixe isso muito claro ao seu cliente. Atitudes como estas poderão lhe dar mais credibilidade na hora de fazer uma venda. Com sua criatividade e alguns insumos, podem surgir novas ideias. Observe seu cotidiano e pergunte às pessoas com quem você tem contato: Quais são as dificuldades enfrentadas? Como você poderia contribuir com uma solução prática, um artefato útil ou um adorno que inspire coisas boas? A arte pode beneficiar a vida das pessoas de diversas formas, sendo expressão de sentimentos que lembram dias melhores, acalentando os que sofrem, e também pode ser funcional para quem está em confinamento. Aceita o desafio? Escrito por Lilian Silvia Simões, colaboradora do Sebrae/AM.
Números da atividade artesanal no Brasil