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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
10 canais on-line para divulgar sua empresa

A internet é a maior vitrine para seu negócio. Conheça mais sobre plataformas e recursos de marketing digital

· 30/03/2021 · Atualizado em 10/03/2022
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Não dá mais para pensar em impulsionar seu negócio sem o marketing digital. Redes sociais, e-mails, sites, banner webs... os recursos são muitos, mas o objetivo é um só: se aproximar do seu público-alvo de maneira assertiva e gerar mais vendas. Por isso, listamos dez opções para você ficar mais preparado para aproveitar o melhor do marketing digital. Confira!

1. Mercado Azul

Ferramenta desenvolvida pelo Sebrae para que você encontre e compare empresas que vendem tanto produtos como serviços. Tudo o que você precisa fazer é digitar o que procura na nossa busca ou ir direto ao menu de categorias. Ele já traz todas as empresas separadas por segmento de atuação, como alimentos e bebidas, casa e construção, animais, entre outros. Aí é só ver as opções e entrar em contato com o fornecedor que melhor atender às suas necessidades. No Mercado Azul não existe número limite ou data de validade para os anúncios, como acontece no OLX.

2. Sebrae Respostas

Uma comunidade de empreendedores brasileiros criada pelo Sebrae. Assim, se o seu negócio é voltado para empresas, a dica é responder a perguntas que tenham a ver com o seu negócio e postar artigos no blog que o “vendam”.  

3. Google Meu Negócio

Ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações gerenciem sua presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Para ajudar os clientes a encontrarem sua empresa, é só editar as suas informações comerciais. Você também pode publicar fotos e ofertas no seu perfil e, dessa forma, mostrar aos clientes seus diferenciais e dar mais motivos para escolherem sua empresa.  

 4. OLX

O OLX se parece com o Mercado Azul no que diz respeito à facilidade de postagem e ao alto fluxo de pessoas. É um dos sites de comércio eletrônico mais usados no Brasil. Ele oferece a opção de assinatura de plano profissional, que dá acesso a dados inteligentes dos seus anúncios e potencializa suas vendas. 

5. Grupos do WhatsApp ou Telegram

Muitos pequenos negócios descobriram as vantagens de utilizar aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou Telegram. As empresas têm criado grupos de consumidores e passado a receber seus pedidos de forma direta. A vantagem é que quando você envia a oferta de um produto ou serviço em resposta a um cliente, os outros também podem se interessar por ela. Há na internet diversos sites que funcionam como buscadores desse grupos. Nestes sites você pode encontrar aqueles que sejam do seu interesse ou anunciar os seus grupos.

6. Telelistas

Lembra das páginas amarelas do catálogo da Telelista? Pois é, ele ainda existe na internet e permite anúncios gratuitos. A desvantagem é que estes não obtêm muito destaque nas buscas, pois o site privilegia os que pagam. Mas, ainda assim, vale anunciar! Quanto mais presença digital, mais facilidade você terá para aparecer quando alguém buscar por seu produto ou serviço no Google. 

7. Redes sociais

Você pode anunciar a sua empresa gratuitamente em redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn. Elas são boas para você fidelizar clientes e se relacionar com eles. Além disso, todas oferecem a opção de investir dinheiro em posts patrocinados para alcançar mais pessoas. Mesmo assim, é importante manter perfis nessas redes sociais de forma gratuita. Veja em quais delas o seu negócio se encaixa e aproveite todas as funcionalidades não pagas.

8. Google Maps

Se você possui um estabelecimento físico, esse é o melhor lugar para cadastrar sua empresa e ganhar visibilidade no Google. Acesse o google business e não fique para trás. O ponto do site que ainda pode melhorar é a grande espera, de cerca de 15 dias, para o cliente receber a carta de verificação do ponto comercial.

9. YouTube

No mundo, é pioneiro no compartilhamento de vídeos. As empresas podem usá-lo para divulgar gravações com informações do negócio de forma gratuita. É igualmente possível inserir anúncios de texto ou imagem durante a exibição de vídeos de terceiros.

10. Mercado Livre

O Mercado Livre é um comércio eletrônico que promove a venda de produtos e serviços de múltiplos segmentos do varejo por meio de anúncios.  A plataforma que lidera esse modelo de negócios no país atua agregando serviços como o pagamento on-line. Agora você já pode escolher a estratégia digital gratuita que melhor se encaixa no seu negócio, ou até mesmo utilizar várias de uma vez. Mostre sua empresa ao mundo. Bem-vindo ao digital!


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