Conheça instrumentos e metodologias gratuitos que podem ajudar no sucesso do seu planejamento estratégico e saiba como aplicá-los.

Alcançar as metas é a finalização de um processo que abrange definir, medir, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados. Conheça 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:
1. Missão, Visão e Valores
O trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
- Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
- É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
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2. Análise 360° de oportunidades de negócio
Sua cabeça está fervilhando de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A Ferramenta de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não. Além disso, ela ajuda e te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho do mercado é adequado e se a sua ideia tem potencial de lucratividade e rentabilidade.
- Indicado para empreendedores que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.
- É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
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3. Análise SWOT
Você precisa fazer o Planejamento Estratégico e para isso deve elaborar um diagnóstico de sua empresa? Com a Ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido.
- Indicada para organizações de todos os portes.
- É útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
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4. As 5 Forças de Porter
Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que sua empresa faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players.
- Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que estão inseridas e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
- É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
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5. Matriz BCG
Você sabe quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? Com a Matriz BCG o empreendedor pode fazer uma análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.
- Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos.
- É útil porque é um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
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6. Definição de metas para pequenas e médias empresas
É fundamental definir metas antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina super rígida, mas requer firmeza para colher os frutos.
- É indicado para empresas de médio e pequeno porte.
- É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Traduz em linguagem simples a complexidade de ferramentas consagradas de gestão estratégica.
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