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Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
A ação do marketing geolocalizado e de conteúdos gerados por usuários

Conheça uma das formas mais eficientes para aproximar sua marca dos clientes e potenciais clientes no meio digital.

· 13/06/2017 · Atualizado em 11/11/2022
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Explorar a internet como um meio de divulgação para empresas não é uma tarefa simples. O extenso universo virtual pode confundir empresários que, muitas vezes, não sabem por onde começar ou acabam investindo em técnicas de marketing que possuem pouco retorno para o seu negócio. 

O relatório "Internet Trends Report", divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), aponta tendências e dados anuais capazes de guiar quem quer investir na internet como meio de divulgação para sua empresa. Confira! 

Rejeição do público 

O uso exagerado da publicidade online pode ser desastroso, gerando sites saturados e com layout pouco amigáveis, que causam uma reação negativa do público aos anúncios patrocinados. 

De acordo com o relatório de tendências da internet (KPCB), o número de usuários que utilizam bloqueadores de publicidade tem crescido rapidamente. Cerca de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ad-blocking. 

Esses dados comprovam que, cada vez mais, os consumidores tendem a rejeitar anúncios feitos diretamente pelas marcas. Dessa forma, empresas de marketing precisam buscar alternativas, como o marketing geolocalizado, para driblar a situação, já que as marcas precisam de divulgação para atrair novos clientes. A publicidade orgânica, então, vem crescendo e se tornando a solução para esse problema.

Geomarketing

A vida cotidiana é composta por uma série de momentos: de casa para o trabalho, do trabalho ao mercado, ao shopping, ao cinema. Nessa jornada, mesmo que não esteja procurando ou pretendendo comprar alguma coisa, o consumidor pode estar disposto a algo, seja uma xícara de café ou um celular novo. 

Os chamados micromomentos são, portanto, aqueles em que um consumidor está mais propenso a adotar, adquirir ou consumir um produto ou serviço, tornando-se a hora certa para uma ação de marketing de produtos que estão no caminho de possíveis compradores. 

O chamado geomarketing ou marketing geolocalizado consiste em uma ferramenta capaz de determinar o potencial de consumo de uma região e, dessa forma, avaliar os possíveis resultados da implantação ou divulgação de uma marca no local. Recursos tecnológicos, atualmente, permitem saber a localização exata de um consumidor para que, então, sejam apresentados anúncios relevantes para sua jornada. A publicidade baseada em geolocalização é ideal para criar um vínculo com o consumidor, oferecendo o produto certo no momento certo. 

No Brasil, algumas empresas já utilizam a estratégia de marketing geolocalizado para captar possíveis clientes. A empresa de tecnologia LG, por exemplo, constatou que o maior ponto de vendas ainda eram as lojas físicas e, devido a isso, utilizou a geolocalização para divulgar sua linha de produtos LG L Prime. 

A empresa utilizou o geomarketing para avisar os consumidores que eles estavam passando nas proximidades de uma loja de telefonia celular. Isso foi feito através de banners de promoções especiais que apareciam no aparelho do cliente. As ações, que tiveram um custo consideravelmente menor ao de publicidade, geraram cerca de 5 mil visitas aos pontos de venda do dispositivo. 

Aplicativos de referência geográfica também estão incluindo espaço para publicidade em suas plataformas. O Uber e o Foursquare, por exemplo, têm se mostrado efetivos na hora de divulgar estabelecimentos em rotas traçadas pelos usuários. A união desses dois aplicativos une dados de localização, rota, destino e hora do dia para gerar uma oferta. 

Outra forma de descobrir onde e como a publicidade tem que ser feita e, dessa forma, entregar anúncios relevantes é com a utilização do chamado Hyperlocal targeting. Uma tecnologia de anúncios que permite que os comerciantes usem os dados do smartphone dos usuários para segmentar o público de forma geográfica, baseada no que eles digitam, em algoritmos e no upload de imagens feitas em tempo real. O marketing feito pelo Snapchat, aplicativo de compartilhamento de imagens e vídeos em tempo real, gerou uma receita líquida de cerca de 160 milhões de dólares em 2016.

Conteúdos gerados por fãs

Marcas internacionais e brasileiras já estão apostando nessa estratégia de divulgação. O relatório divulgou uma lista das marcas que mais apostam nessa estratégia, entre elas estão a companhia aérea Qatar Airways, Red Bull, Sephora e Netflix, por exemplo. 

A Netflix usa essa estratégia de uma forma diferente. A empresa, por meio de uma voz de marca descontraída e divertida, faz com que os usuários se sintam à vontade para compartilhar suas publicações, que em sua maioria são piadas e brincadeiras com as séries da plataforma, com os amigos. Além disso, quando os usuários do Twitter lançaram a hashtag #NetflixAndChill, uma expressão utilizada para se referir a assistir a filmes e séries com o companheiro, a Netflix não perdeu a oportunidade e entrou na brincadeira. Um Gif postado com o tema gerou engajamento e milhares de compartilhamentos.

Já a empresa de sorvetes Ben&Jerry’s, por exemplo, divulga em sua página do Instagram conteúdos relacionados aos produtos da marca que foram postados, de forma espontânea pelos clientes em suas páginas pessoais. Dessa forma, os consumidores sentem-se lisonjeados em ter suas fotos publicadas no Instagram da marca, que tem mais de 80 mil seguidores. Esse tipo de interação gera, além de mais curtidas e reações positivas, um estreitamento na relação entre a empresa e os consumidores. 

Quem dita tendências?

Além dessa divulgação espontânea, surgiram os chamados influenciadores digitais. Hoje, formadores de opinião deixaram de ser apenas famosos, jornalistas ou artistas. Atualmente, pessoas – quase – comuns são capazes de influenciar milhares de pessoas através da internet, ditando tendências e apresentando objetos de desejo ao público. 

O chamado influencer marketing aproxima marcas de seus consumidores usando seu relacionamento com o público como ponte. Ele utiliza as plataformas disponíveis, destacando-se pela produção de conteúdos relevantes em redes como Instagram, YouTube e Snapchat.

Essa habilidade faz com que essas pessoas conquistem uma grande quantidade de seguidores, tornando-se celebridades na web, fato que pode ajudar ainda mais na estratégia de divulgação da empresa, capaz de alavancar o sucesso de uma marca.

Para uma pequena empresa, fechar contratos com influenciadores com milhões de seguidores pode ser pouco acessível, mas é possível driblar contratos caríssimos e, ainda assim, receber prestígio de celebridades. Além da opção de realizar permutas de produtos e serviços em troca de divulgação, enviar “presentes” a essas pessoas pode resultar em um post espontâneo e eficaz. 

A Ninathi acessórios, por exemplo, faz produtos personalizados para bebês. A loja, aproveitando uma oportunidade, enviou alguns produtos personalizados para Tati Romano, do blog de culinária Panelaterapia, que havia acabado de dar à luz a Lis. Espontaneamente, Tati divulgou os produtos da loja em seu Instagram.

A ideia de envolver um influenciador digital na divulgação do negócio é atraente, mas é importante aprender a lidar com esse tipo de marketing. Então, separamos dicas capazes de tornar o diálogo mais simples. Veja a seguir. 

1. Conheça o seu público

O primeiro passo para começar uma parceria com um influenciador digital deve ser dado bem antes da negociação. É necessário listar o gosto de seus consumidores, desde que tipo de conteúdo eles consomem até a faixa de idade e gênero da maioria deles.

Dessa forma, será possível ser assertivo na hora de listar as personalidades digitais que se adéquam a sua marca e ao seu público. 

2. Pesquise

No YouTube, por exemplo, existe uma infinidade de canais que disponibilizam uma variedade enorme de conteúdos. O número de inscritos de cada um é igualmente variável, enquanto alguns youtubers falam para uma média de 150 mil usuários, outros contam com mais de 1 milhão de inscritos. Lembre-se de que, nem sempre, quantidade é sinônimo de qualidade e, por isso, muitas vezes um influenciador com menos fama será mais acessível e, ainda assim, eficaz na hora de divulgar sua marca, basta buscar a pessoa certa para isso. 

3. Escolha a cara que terá a sua marca

É preciso ter em mente que o influenciador (ou influenciadores) escolhido é quem vai falar pela sua marca. Por isso, é muito importante que os valores e interesses estejam alinhados ao da sua empresa. 

Estude e entenda o conteúdo produzido e defina pontos que se encaixam, avaliando se existem características que podem prejudicar a imagem do seu negócio. 

4. Esteja preparado para os resultados

Antes de fechar uma parceria com um influenciador digital, é preciso avaliar quais impactos isso irá trazer ao seu negócio. É importante analisar que os resultados, quando positivos, podem gerar, por exemplo, impactos no fluxo de acessos ao site da empresa e aumento nas vendas e na procura. Você precisa estar preparado! 

5. Relacione-se e negocie

Influenciadores são pessoas que precisam ser conquistadas para que possam conquistar clientes para você. O primeiro contato deve ser agradável, sendo importante ressaltar os motivos pelos quais sua marca o escolheu como porta-voz. 

Peça orçamentos, informe o que será divulgado e passe a mensagem que sua empresa quer transmitir. Prepare o bolso, quanto maior o número de seguidores, maiores são os valores cobrados. 

Normalmente, os custos são por ação ou pacote, como postagem de vídeo, presença em evento, postagens em blog etc., por mil exibições do anúncio ou por clique no anúncio. 

6. Acompanhe os resultados

Após a divulgação, acompanhe mais de perto os canais de comunicação da sua marca, principalmente as mídias sociais. Muitos seguidores vão querer conhecer o serviço divulgado pelo influenciador, então estar a postos para responder a dúvidas e interagir com eles pode atrair clientes. 

Acompanhe o crescimento do número de seguidores de suas mídias e, principalmente, dos comentários e compartilhamentos. Esse é o momento de perceber qual foi a impressão que o influenciador causou da sua empresa. 

A internet oferece diversos meios de promover o seu negócio de forma barata e eficiente, basta saber por onde começar. Agora que você já conhece um pouco sobre as novas tendências digitais, mãos à obra!

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