this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Mon Mar 15 16:11:22 BRT 2021
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
A escola está em todo lugar

Com as novas tecnologias e a formação de uma geração sem barreiras tecnológicas, a educação ultrapassa a sala de aula e encontra os mundos possíveis

· 15/03/2021 · Atualizado em 15/03/2021

Onde você estuda?

Até março de 2020, essa pergunta certamente seria respondida, por milhões de crianças ao redor do mundo, com um endereço físico. Mesmo durante o período de férias, a tendência natural é indicar um prédio como "a escola". Mas, claro, aprendemos todos os dias, todos nós, adultos, jovens e crianças. E, mesmo com as escolas ‘físicas’ fechadas, nas férias ou na pandemia, continuamos a pesquisar, buscar e desenvolver conhecimentos. Seguimos aprendendo.

A resposta para essa pergunta, portanto, pode não ser uma localização geográfica. Onde está a escola, afinal? A escola está onde valorizam a educação como passaporte para o futuro de suas crianças, nas políticas públicas que sabem que o país que progride é o mesmo que educa as sucessivas gerações; e em particular, nas múltiplas possibilidades de vida de cada um dos estudantes que sonham em realizar plenamente seus potenciais.

Gerar valor no mundo e transformar realidades começa com o acesso à educação de qualidade. E continua com propiciar condições para que as novas gerações construam conhecimentos e habilidades, empoderando jovens e criando uma cultura empreendedora, na qual a criatividade e a inovação sejam atitudes cotidianas. Empreender é uma forma de resolver problemas e buscar realizar objetivos. Desenvolver essas e outras competências empreendedoras é, também, papel dos educadores.

Minha escola é o mundo

Estudar equivale a perceber a relevância de desenvolver conhecimentos para a vida, e não como tarefa, obrigação. Se a Educação a Distância e os meios digitais se inserem cada vez mais no universo da escola, hoje as próprias crianças aprendem idiomas, programação, história, geografia - enfim, praticamente tudo - enquanto navegam na internet, jogam videogames e se apropriam dos avanços tecnológicos com toda a naturalidade.

A comunidade acadêmica ganhou novos atores, até mesmo não humanos, com a presença de robôs, algoritmos e da inteligência artificial. Porém, continuam sendo indispensáveis, e sempre serão, os agentes do conhecimento representados por mestres, professores, estudantes e gestores. Não há máquina que substitua a experiência.

Olhar desafios e enxergar oportunidades depende muito mais da visão de mundo do que do domínio técnico. Afinal, a tecnologia não para de evoluir. A missão da educação, que não deixa de ser a de facilitar o estado da arte dos conhecimentos existentes, passou a incorporar também, nos últimos tempos, estimular a curiosidade, assertividade, autoconfiança na própria capacidade de absorver conceitos e transformar obstáculos em pontes no caminho entre problemas e soluções.

Educação empreendedora

Transformar realidades exige uma boa dose de inspiração e ações concretas de ação. O exercício de transformar ideias em comportamento faz florescer, diariamente, uma conduta capaz de estimular o desenvolvimento de soluções. Nesse contexto, o Sebrae desenvolve o Programa de Educação Empreendedora, promovendo atividades para incentivar alunos de instituições públicas e particulares a terem mentalidade e a cultura empreendedora.

Um jovem que pensa de forma empreendedora planeja estratégias e se envolve profundamente com o objetivo de desenvolvimento pessoal e comunitário. É uma pessoa que cresce com a capacidade de encontrar soluções onde outros vêem problemas. Essa atitude é visível em momentos como as feiras do curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP), iniciativa do SEBRAE na qual alunos matriculados entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental concretizam projetos, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializa produtos como artigos de artesanato, presentes, chocolates, temperos, ou presta serviços de alimentação, entretenimento e recreação.

Conheça três novos cursos a distância que o Sebrae fez para:

Conheça essa e outras iniciativas do Sebrae que desenvolvem a cultura empreendedora na educação formal.

Ler artigo "O que é Educação Empreendedora?"

Ler artigo Conheça conteúdos e metodologias sobre Educação Empreendedora


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado