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Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
A importância da experiência do usuário para os negócios

Também conhecida como UX, do inglês user experience, a experiência do usuário é uma estratégia que melhora e muito a relação com o cliente. Saiba como!

· 16/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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A experiência do usuário é um dos instrumentos mais importantes para otimizar a relação entre consumidores e empresas. E, atualmente, tem uma grande relevância para a criação e fortalecimento dos laços construídos pela marca com seus potenciais clientes em cada ponto de contato com o atendimento da empresa, on-line ou presencialmente.

Também conhecida no mercado como UX, uma sigla que vem do inglês user experience, em português, a experiência do usuário é uma estratégia que emprega pesquisas, análises, testes, fórmulas, conceitos e metodologias com o objetivo de entregar uma melhor experiência de aquisição e uso dos seus serviços ou produtos.

A experiência do usuário é um conceito que se popularizou no ambiente digital, mas, diferente do que muitas pessoas pensam, é possível aplicar UX em praticamente tudo, não apenas em interfaces de websites e aplicativos de celular. 

Segundo o designer Paulo Gomes, do estúdio Codeorama, o conceito de experiência do usuário pode ser aplicado em qualquer lugar que necessite de interação do usuário. 

Por exemplo, a sua smart TV possui interface, seu micro-ondas também. Até mesmo uma calça jeans possui interação e uma interface de uso; nos primórdios, as calças eram de botões, depois, foi implementado o zíper para facilitar a interface, e alguns modelos são mais fáceis e práticos de serem usados com a implementação de um velcro. 

A UX pode garantir um melhor uso de websites, softwares de computador, aplicativos de celular, entre outras soluções para que a interação do usuário ocorra de forma fluída, sem dificuldades e sem obstáculos. Ao facilitar o uso do seu produto ou serviço pelo usuário, os objetivos do negócio estão mais assegurados.

Mas, as empresas podem beneficiar-se muito ao adotar estratégias semelhantes às usadas digitalmente em seus espaços físicos e em seus procedimentos de atendimento pré e pós-venda. 

Detalhes como paleta de cores, mobiliário, iluminação, música ambiental e até mesmo assinaturas olfativas fazem uma grande diferença na percepção dos clientes sobre a empresa ou marca, e ajudam a criar uma expectativa positiva de como vai ser a sua experiência de consumo.

Todos esses elementos devem ser incorporados de modo consistente, tanto na presença digital como nos espaços físicos, criando uma sensação de complementaridade, de fácil identificação pelos consumidores.

A mesma atenção e coerência deve ser dedicada ao tom e voz adotados pelos textos e áudios no digital e no discurso usado pelos vendedores, pessoal de suporte e outros profissionais em contato com o público.

A experiência do usuário está em todos os lugares. Por isso que ela é fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer produto ou serviço. A aplicação de UX por uma empresa pode trazer diversos benefícios como:

  • Entregar soluções que atendam às necessidades do usuário de forma mais completa.
  • Aumentar a satisfação do usuário.
  • Deixar seu produto ou serviço mais competitivo.
  • Aumentar as taxas de fidelização.
  • Atrair mais clientes, aumentar as taxas de conversão e volume de vendas.

Sons, cores e até o cheiro enriquecem a experiência. Conte com o trabalho de designers e enriqueça também o seu negócio. Assim, é fundamental que o empreendedor desenvolva uma identidade sólida e coerente em todos os pontos de contato do cliente com a empresa ou marca. 

Para saber mais sobre como a experiência do cliente pode ser fundamental para o seu negócio, clique aqui

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