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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Qualificação de mão de obra: entenda a sua importância para a empresa

O investimento em seleção criteriosa e no desenvolvimento dos funcionários pode gerar excelentes retornos para a empresa

· 05/12/2013 · Atualizado em 07/02/2022
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Introdução

A qualidade de uma empresa, produto ou serviço começa pelas mãos de quem colabora para que o resultado seja exemplar. E muitas vezes ela realmente começa quando estas mãos têm a oportunidade de serem especializadas. É quando a empresa entende o valor da qualificação e investe em pessoal para colher o retorno.

A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso.


Quem vai falar sobre o tema é Nidia Caldas. Ela é analista do Sebrae e reservou um tempinho para trocar conhecimento e experiência sobre a importância da qualificação da mão de obra. Boa leitura!

A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso. Infelizmente, alguns processos de recrutamento ainda realizam a seleção de empregados pensando naqueles com baixas pretensões salariais sem oferecer posteriormente oportunidades de capacitação para melhorar o desempenho nas atividades exercidas.

A Federação das Indústrias do Rio realizou uma pesquisa em 2016 com, aproximadamente, 600 fábricas no Brasil. Apesar da crise, 60% delas têm intenção de aumentar o quadro de funcionários, no entanto, 53% dessas empresas tentaram e não conseguiram preencher os postos de trabalho disponíveis nos últimos meses. Essas vagas ficaram ociosas por falta de pessoal qualificado.

A falta de competência profissional dos trabalhadores é uma das razões para a baixa produtividade no trabalho. A falta de qualificação também diminui consideravelmente o tempo do trabalhador no mesmo emprego.

Embora seja de conhecimento de todos que os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à capacidade de seus profissionais, são poucas as organizações que priorizam a busca de um quadro técnico de excelência.

Várias questões têm que ser pesadas antes de se optar por profissionais com baixa qualificação. Empregados qualificados dão agilidade à execução de tarefas, contribuem com a multiplicação de conhecimentos, propõem soluções para problemas decorrentes de processos mal desenhados.Ou seja, valem o investimento feito.

No caso da empresa incorporar uma pessoa menos qualificada no seu quadro de empregados, haverá maior probabilidade de atividades serem refeitas diversas vezes, consequentemente o tempo de execução aumenta e a produtividade cai. No caso de pessoas sem qualificação, ainda há o risco de insatisfação do contratante e consequente demissão do empregado, implicando em gastos com rescisão contratual e com um novo processo seletivo .

Por isso, a equipe de gestão de pessoas envolvida nesse processo deve ter consciência do que a empresa precisa para oferecer um diferencial no seu negócio independente do trabalho dela. É importante ficar atento ao processo de recrutamento, seleção e capacitação dos empregados. Empregados capacitados serão o diferencial para a execução de atividades, e a oferta de capacitação pode ser outro diferencial para o candidato que pretende trabalhar nela.

Algumas empresas preferem formar seus empregados evitando, assim, vícios de trabalho adquiridos em outros locais de trabalho. Caso a empresa opte por contratar pessoal sem experiência deve pensar em investir em capacitação. O retorno do investimento(ROI) é alto, mas é bom lembrar que o dinheiro deve ser gasto com quem vale a pena, ou seja, aqueles que participam de programas de capacitação devem ter capacidade de absorver o aprendizado e até disseminá-lo para gerar o resultado esperado.

Importante:

Identificar um profissional com esse perfil deve também estar na mente dos recrutadores na ocasião da seleção. Lembre-se: o resultado de um empregado capacitado retorna rapidamente para a empresa o valor por ela investido.


Não é possível mensurar com precisão o retorno do investimento sobre uma capacitação. Há fatores mensuráveis como o aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo, mas há outros fatores, como ganho de motivação, que são intangíveis.

Para mais precisão na mensuração de resultados e melhorias, é necessário consultar as pessoas diretamente responsáveis para saber se mediante observação as competências dos subordinados foram desenvolvidas. Pode-se aplicar testes (avaliação de aprendizado), ou verificar se tarefas/atividades estão sendo melhor executadas (avaliação de indicadores).

A utilização de técnicas de mensuração do ROI pode servir para embasar futuros investimentos num programa de treinamento. É sempre aconselhável ter alguma medição de resultado, ainda que possa não ser 100% precisa.


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