this is an h1

this is an h2

Thu Jun 23 17:13:33 BRT 2022
Planejamento | PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A importância da pesquisa no mercado da moda

A pesquisa, sendo uma das mais importantes ferramentas de gestão, tem papel fundamental na estruturação do negócio, bem como do mix de produtos.

· 07/06/2022 · Atualizado em 23/06/2022
Imagem de destaque do artigo

Nem só de glamour vive o mundo da moda. Tem muito empreendedor buscando sobreviver em um setor bastante disputado, em que milhares de marcas competem pela atenção dos consumidores. Então, como se destacar e se diferenciar em um mercado que vende, anualmente, mais de 500 bilhões de dólares?

Não é difícil perceber que a pesquisa é uma das principais ferramentas de gestão,  devendo ser a base para o início e estruturação do negócio, bem como precisa contribuir com o processo de elaboração do mix de produtos, já que permite o planejamento e a tomada de ações acertadas. A necessidade da pesquisa ocorre principalmente porque a moda é um setor em constante mudança e em que novas tendências acontecem com frequência.

É fato que todos os itens que compõem o mercado da moda são bens não duráveis, ou seja, têm vida útil e, com certa regularidade, precisam ser substituídos. É o ciclo da moda, que envolve toda a cadeia produtiva e faz a roda do mundo fashion girar: costureiros, estilistas, designers de moda, indústrias têxteis, indústrias de materiais, bureaus de tendência, imprensa, enfim, há uma série de empresas e profissionais que trabalham com o mundo da moda. Mas, como saber o que todos esses profissionais estão pensando? Como saber o que o seu público-alvo está buscando? Como saber o que o mercado vai mostrar na coleção seguinte? Isso mesmo, é a pesquisa que vai trazer os indicadores necessários para você atender as necessidades do consumidor da sua marca.

Fontes e tipos de pesquisa

As vitrines, as ruas, as mídias sociais, os desfiles e eventos de moda, as feiras, as matérias-primas disponíveis no mercado, com certeza, são indicativos de tendências do mundo fashion, mas diferenciar-se nesse mercado competitivo exige um comportamento pesquisador constante e, para isso, vários tipos de pesquisa podem contribuir, trazendo informações sobre tendências, mercado, comportamento do consumidor, por exemplo.

O artigo “Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado”, do Portal do Sebrae, considera que a pesquisa é um instrumento fundamental para orientar o empreendedor, sendo uma fonte importante de informação e dados sobre clientes e fornecedores, auxiliando na definição de estratégias empresariais. A busca por dados e informações pode ter como aliados do empreendedor visitas a outros empreendimentos do setor, presencialmente no mercado, por meio da internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.

É com base nos resultados das pesquisas que poderá ser feito um planejamento para desenvolver as estratégias de gestão. As fontes de dados ou informações poderão ser disponibilizados de forma primária - coletados pelo próprio empreendedor - ou secundária - coletados, sistematizados e disponibilizados por instituições de pesquisa, governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.

Entre os vários tipos de pesquisa em moda, podemos considerar:

  • Pesquisa de comportamento: a moda é temporal porque está inserida em um contexto histórico-social, por isso é fundamental observar e conhecer a forma como as pessoas estão se comportando e quais são os seus desejos de consumo, pois isso vai indicar o que elas vão preferir comprar.
  • Pesquisa de mercado: consegue indicar o que um determinado grupo de pessoas está buscando no mercado, quais são suas necessidades de produtos ou serviços. Identificadas as informações, todas as ações de marketing devem ser direcionadas a esse grupo de pessoas. Os dados a serem levantados na pesquisa de mercado devem levar em consideração aspectos geográficos, estilo de vida, necessidades do grupo, entre outros aspectos.
  • Pesquisa de tendência: os indicadores surgem da observação do comportamento do consumidor e do “consenso” entre fabricantes de tecidos e corantes, da mídia e dos demais agentes da indústria de moda, por isso a tendência é um aspecto que está relacionado à massificação e temporalidade.
  • Pesquisa tecnológica: um conhecimento fundamental no mundo da moda é saber com quais materiais e tecnologias pode-se contar no momento do planejamento de uma coleção. O inverso também pode ocorrer, pois há coleções que surgem pela oferta de determinado material, incluindo as situações de reaproveitamento.
  • Pesquisa de vocações regionais: trata-se de conhecer o que cada local ou região tem para oferecer como mão de obra, tais como rendeiras, criadores de acessórios e bijuterias em materiais naturais (pedras, capim dourado, palha, entre outros). Desenvolver coleções que fazem a inclusão dessa mão de obra, com certeza, valoriza a identidade local e proporciona a diferenciação da marca no cenário da moda.
  • Pesquisa do tema da coleção: o tema é o que vai inspirar uma coleção, ou seja, todas as peças devem remeter a ele, de forma coerente. Por isso, deve levar em consideração as tendências pesquisadas, que incluem modelagem, cortes, estampas, entre outros aspectos, como identidade gráfica, maquiagem e desfile. É importante lembrar, nesse aspecto, os cuidados que se deve ter no momento da criação, respeitando os limites entre cópia e inspiração. Afinal, a liberdade criativa não deve desrespeitar a propriedade intelectual.

Aproveite as dicas importantes que você recebeu, consulte os links disponibilizados para consulta e inspire-se a realizar uma pesquisa que responda às necessidades do seu negócio. Pense na metodologia que vai utilizar, onde vai buscar as informações, identifique seu público-alvo e estabeleça um roteiro. Lembre-se: o Sebrae oferece vários produtos e caminhos para auxiliar o empreendedor na gestão do seu empreendimento. 

Saiba mais:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora