this is an h1

this is an h2

Fri Jul 14 18:02:59 BRT 2023
Pessoas | TREINAMENTO DE PESSOAS
A importância da qualificação na oficina mecânica

A pequena oficina cresceu apoiada em cursos e atualização do pessoal sobre as tecnologias nos automóveis.

· 05/12/2013 · Atualizado em 14/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem tem carro sabe que o ideal é ter um mecânico de confiança para os momentos de dificuldade. O empresário gaúcho Franco Paolo Dani identificou esse desejo dos clientes e decidiu abrir um negócio que oferecesse serviço de qualidade e atendimento de confiança.

Em 1996, inaugurou sua primeira oficina mecânica com uma estrutura bem pequena, que funcionava na garagem do prédio onde morava, em Caxias do Sul (RS). Aos poucos, o empresário conquistou novos clientes e ganhou a credibilidade do público.

Após sete anos de funcionamento, Franco Paolo viu que era a hora de se aperfeiçoar, pois a clientela estava crescendo e novas tecnologias automotivas surgindo. Fez cursos, contratou mais funcionários e mudou a oficina de lugar.

As atividades na nova sede iniciaram em 2003, dispondo de maior infraestrutura e mais dois colaboradores. Em 2011, a empresa ganhou certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e se tornou referência no ramo de oficinas de Caxias do Sul.

Associação para qualificar as empresas da região

A experiência do empresário mostra que o processo de capacitação foi imprescindível para o sucesso e crescimento contínuo do seu negócio. Com o tempo, ele percebeu que essa não era uma demanda apenas dele, mas de todas as empresas do segmento. 

Dessa necessidade coletiva nasceu, com apoio do Sebrae, a Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (Aserv).

Por meio de parcerias entre a Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (Aserv), o Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e o Sebrae, essa associação começou a desenvolver projetos de capacitação técnica primeiro para seus associados e depois para qualquer pessoa interessada em aprimorar sua competência e destacar-se no setor. A associação continua ativa e cresce cada vez mais. Ela é hoje um dos maiores centros de formação do segmento na região que já conta com parcerias de montadoras nacionais e do exterior.

A capacitação como diferencial competitivo

Oficinas mecânicas precisam estar sempre atentas às mudanças do mercado, principalmente em relação às melhorias tecnológicas implantadas nos veículos e novos equipamentos de manutenção. Isso faz desse segmento especialmente sensível à capacitação especializada. 

Estar desatento a essa realidade é um caminho perigoso que pode fazer seu cliente optar por outra oficina por saber que você não trabalha com determinado tipo de tecnologia de freio, ar ou motor. Mesmo sabendo o básico, a tecnologia automobilística tem mudado muito e bem rápido. É necessário ações como as citadas acima para garantir o sucesso do seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?