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Organização | COMÉRCIO ELETRÔNICO
A organização básica de uma loja virtual e o gerenciamento de estoque

Antes de liberar o acesso ao site, é preciso cadastrar os produtos, testar a navegação e avaliar a integridade de todas as etapas do sistema utilizado.

· 16/12/2013 · Atualizado em 12/03/2023
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A organização dos produtos na loja é essencial para que os visitantes se convertam em clientes. Antes de estar on-line, é importante que todos os produtos estejam já cadastrados.

Algumas plataformas possuem cadastros de diversos campos relativos ao produto, como: categorias e subcategorias, marcas, fabricantes, cores, tamanhos etc.

Para ter certeza que está tudo correto, o empreendedor deve se colocar no lugar do cliente. E seguir os mesmos da jornada do cliente:

  1. Realizar pesquisas na loja virtual, verificando se a navegação e nome das categorias e produtos estão claros. 
  2. Colocar produtos em seu carrinho de compras, cadastrar-se e realizar uma compra. 
  3. Confirmar o pagamento na loja virtual, bem como a entrega do produto, e ver as mensagens que irá receber como cliente.
  4. O empreendedor deve, ainda, testar todos os formulários de contato possíveis do site e certificar-se de que todos estão chegando em um e-mail que se possa ler e responder.
  5. Verificar se o site está responsivo para dispositivos móveis e consegue seguir o mesmo processo de compra com facilidade.

Pode-se também pedir para outra pessoa que não está familiarizada com o processo para fazer uma compra e, a partir daí, tentar entender as suas dificuldades e procurar deixar as informações mais claras para esse tipo de cliente.

A plataforma de e-commerce normalmente vai oferecer um mecanismo de confirmação de pagamento, que pode ser por notificação. O ideal é conferir diariamente os pagamentos realizados.

Se o processo de confirmação do pedido é manual, ou seja, um gestor da loja visualiza o pagamento em um sistema e confirma no outro, é sempre bom conferir os detalhes da compra do cliente antes de confirmar o pagamento. Algumas plataformas enviam um e-mail de confirmação para o cliente.

Gerenciamento de estoque

Gerenciar o estoque virtual confrontando com estoques reais muitas vezes é difícil sem um sistema integrado e robusto. Dessa forma, uma maneira prática de não se ter problemas com compras de produtos em falta no estoque é gerenciar apenas os itens em falta.

Você poderá informar ao sistema que possui milhares de unidades de um produto (9.999 unidades) e não se preocupar tão cedo com a falta e indisponibilidade dos mesmos no site.

Então, você precisa apenas “zerar” a quantidade em estoque dos produtos que realmente acabaram, preferencialmente no mesmo dia em que isso ocorrer. Geralmente, existe uma pessoa com a tarefa de "estoquista" que deve repassar essa informação ou acessar o sistema.

Alguns tipos de empresa não têm problemas com este tipo de operação, pois vendem sob encomenda ou não possuem estoque físico, comprando diretamente do fabricante para repassar ao cliente somente quando a compra é feita.

Algumas plataformas são integradas ao sistema de estoque, que é atualizado instantaneamente. Após realizar a confirmação de pagamentos do dia, é hora de enviar os produtos pagos para os respectivos clientes.

Dependendo do parceiro logístico, você receberá um código de rastreamento ou um procedimento de cadastro da demanda de entrega que deverá ser acionado.

Este procedimento deverá ser confirmado. Algumas plataformas também enviam um e-mail ao cliente com o código de rastreamento.

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