this is an h1

this is an h2

Fri Apr 01 15:47:45 BRT 2022
Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
A presença da mulher no agronegócio

Cerca de 1 milhão de mulheres administram propriedades rurais no Brasil.

· 01/04/2022 · Atualizado em 01/04/2022
Imagem de destaque do artigo

O protagonismo da mulher no agronegócio brasileiro tem crescido nos últimos anos. Aos poucos, elas vão conquistando espaço e demonstrando competência para atuar no ramo.

Atualmente, administram mais de 30 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 8,4% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país. Os dados são de estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em conjunto com a Embrapa e o IBGE.

Outra informação expressiva é a quantidade de mulheres que tocam empreendimentos no campo. Atualmente, elas são cerca de 1 milhão.

No entanto, esse caminho não é fácil. São inúmeros os desafios enfrentados por aquelas que desejam ocupar o seu lugar no agro. A desigualdade de gênero é o maior deles. Além do preconceito que enfrentam quando ocupam cargos de gestão, a diferença salarial entre homens e mulheres ainda é comum no setor.

Presença feminina de sucesso

Mesmo com tantos desafios, elas não deixaram de lutar pelo seu espaço e sua independência. É o caso da Vanusia Nogueira, filha e neta de produtores de café, e eleita em 2022 para o comando da Organização Internacional do Café (OIC), entidade que reúne representantes de diversos países para discutir e traçar diretrizes para o mercado global do produto.

Outra profissional de destaque e que entrou na lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro em 2021 é Carmem Lucia Chaves de Brito. A empresária se destacou como produtora do grão no município de Três Pontas (MG) e como a primeira mulher a assumir a diretoria do Conselho da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), entidade que promove os grãos brasileiros para o mundo.

Além das duas, salientamos o trabalho da produtora de soja, milho e laranja Cecília Falavigna. Cooperada da Cocamar (Cooperativa Agroindustrial), de Maringá (PR), ela é bicampeã nacional em produtividade de soja pelo Comitê Estratégicos Soja Brasil (Cesb).

Como vimos no artigo, a presença feminina nesse setor está em ascensão. Apesar do longo caminho a percorrer, com esses exemplos percebemos como a mulher pode e deve atuar onde ela quiser, inclusive no agronegócio.

Quer empreender nesse ramo?

Confira alguns cursos que o Sebrae tem para você:

Avaliação da gestão na propriedade rural

Compras governamentais: agricultura familiar

Formalização da propriedade rural: por onde começar?

Seminário a Arte de Produzir Leite

Cenário brasileiro

O agronegócio foi o setor que mais cresceu no período da pandemia. Um dos principais pilares da economia, emprega atualmente mais de 10 milhões de pessoas e representa cerca de 26% do PIB total, ou seja, mais de um quarto do que é produzido gera riqueza para o país vem desse setor.

Para informações sobre agronegócio, participe dos nossos grupos do Telegram: Sebrae Pecuária, Sebrae Fruticultura, Sebrae Aquicultura.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora