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Fri Nov 27 15:49:13 BRST 2015
Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Análise do ponto de venda

Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

· 24/11/2013 · Atualizado em 27/11/2015
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A análise da loja deve considerar as perspectivas internas e externas, a experiência de compra, o contato com os vendedores e o momento de fidelização e relacionamento com o cliente.

Uma análise da loja visando melhorar as vendas pode ser desenvolvida de forma simples e objetiva, usando a perspectiva do cliente para uma avaliação efetiva.

Primeira impressão

Deve considerar os seguintes aspectos:

  • Visualização: beleza, estímulos visuais e bom gosto;
  • Acesso: localização do ponto, acesso para deficientes, estacionamento e segurança;
  • Conveniência: serviços oferecidos pela loja.

Segunda impressão

São considerados:

  • Ambientação: luz correta, cores, música ambiente e odores agradáveis;
  • Layout: disposição de displays, prateleiras e bancadas, espaço bem aproveitado, mapeamento de gôndolas por visualização;
  • Merchandising: fluxo conduzido de clientes, destaques de produtos.

Terceira impressão (experiência de compra e contato com vendedores):

Chega a hora em que o contato com os vendedores e a experiência da compra dão as cartas. Nesse momento, contam:

  • Abordagem: contato dos vendedores com o cliente, boa educação, boa apresentação, liberdade para o cliente, boa informação sobre os produtos, rapidez no atendimento e perguntas-chave;
  • Facilidades: bônus, facilidades de pagamento, descontos, serviços adicionais.

Quarta e última impressão (fidelização/relacionamento)

Momento de encerramento da compra. Nessa fase são considerados:

  • Cadastro de clientes: sorteios, promoções, cartão-fidelidade, traçar o perfil dos clientes;
  • Relacionamento pós-venda: mala-direta, cartões de aniversário e datas comemorativas etc.

 


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