this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Apr 03 00:13:29 BRT 2019
Finanças | FINANCIAMENTO
Avalie as necessidades do seu negócio antes de pedir um financiamento.

Medidas como o desenvolvimento de um plano de negócios podem ajudar na decisão de tomar ou não um empréstimo.

· 16/12/2013 · Atualizado em 03/04/2019
Imagem de destaque do artigo
Por que financiar?

Por que existe a necessidade do financiamento? Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de contratar ou não um empréstimo. Porque, antes de qualquer coisa, você precisa compreender os motivos que o levam a buscar financiamento.

O desenvolvimento de um plano de negócio pode te ajudar a encontrar a resposta. Esse é o documento que organizará as informações para que você saiba se vai ou não tomar a decisão de solicitar o investimento.

No plano de negócio, deve estar mensurado quais os valores dos investimentos fixos e de capital de giro, quais os resultados decorrentes, qual a origem e a aplicação dos recursos. Ainda assim, é claro que, por melhor que seja o plano de negócio, ele não garante a liberação de recursos pelo agente financeiro.

Verificar as possibilidades de crédito é fator decisivo para um financiamento planejado.

De quanto você precisa?

Para saber, é preciso definir qual o montante de recursos de que a empresa efetivamente necessita. Para chegar ao montante dos recursos necessários, é fundamental detalhar as máquinas, os equipamentos, veículos, móveis e utensílios nos quais vai investir e quais os seus respectivos preços.

Caso você não encontre uma boa razão para usar um empréstimo, deve evitá-lo!

Como pagar?

Você deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se existem recursos suficientes para amortizar a dívida a ser contraída. É preciso verificar, também, se o financiamento amplia o seu negócio e incrementa a sua lucratividade, de forma a cobrir a amortização das parcelas do empréstimo.

O autofinanciamento é possível?

O autofinanciamento é uma das formas de alavancar recursos para a atividade empresarial. Listamos aqui três possibilidades de autofinanciamento:

Negociar prazos mais dilatados com fornecedores.

Negociar prazos mais curtos com clientes.

Reinvestir o lucro do negócio ao invés de retirá-lo.

O financiamento adequado

Verificar as possibilidades de crédito é fator decisivo para um financiamento planejado, que não impacte negativamente na rotina financeira da empresa.

Pesquisar as alternativas de financiamento existentes e quais se encaixam nas necessidades do negócio é fundamental. Para começar, você deve procurar seu banco de relacionamento e conhecer as possibilidades de financiamento ou pesquisar no mercado financeiro as ofertas que melhor irão atendê-lo a curto, médio e longo prazo.

Saiba mais

Gostou das nossas dicas? Nós temos outros conteúdos para auxiliar você nessa jornada. Confira:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado