this is an h1

this is an h2

Mon Jul 04 17:58:27 BRT 2022
Finanças | FINANCIAMENTO
Apoio financeiro para a inovação nos pequenos negócios

Confira quais bancos oferecem apoio financeiro e quais são os programas existentes para ajudar a fomentar projetos e iniciativas inovadoras.

· 24/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
Imagem de destaque do artigo

O apoio financeiro pode ser essencial para que empreendedores de micro e pequenas empresas possam inovar. Para ter acesso e escolher a melhor opção em linhas de crédito ou financiamento para a inovação, é preciso avaliar onde e como o recurso será investido e observar os critérios e exigências de cada instituição. 

Os instrumentos de apoio financeiro concentram-se, em sua maioria, em inovação tecnológica e são oferecidos, em âmbito nacional, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), mas também há linhas de crédito dirigidas, especificamente, para empresas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A seguir, confira a relação de programas de financiamento disponíveis atualmente. Informações detalhadas podem ser obtidas nos sites das instituições que os mantêm.

Bancos e financiamentos

BNDES

No BNDES, as condições de apoio a planos de investimento em inovação são as mais favoráveis dentro do rol de linhas e programas de financiamento da instituição. 

Linhas de Crédito e financiamento

  • Finame – Financiamento de Máquinas e Equipamentos. Financia a compra de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação, assim como bens industrializados a serem empregados no exercício da atividade econômica. Os bens devem ser novos, de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES.
  • Finem – Crédito Inovação Direto. Financiamento para investimentos em inovações potencialmente disruptivas ou incrementais de produto, processo e marketing, atividades de P&D e infraestrutura de inovação. 
  • Inovagro. Financiamento para incorporação de inovações tecnológicas nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade e melhoria de gestão.

Fundos de Investimento

  • Criatec – Fundos de investimento, que através de entidades investidoras, injetam capital em pequenos negócios inovadores e oferecem-lhes apoio gerencial.
  • Fip Anjo – Fundo de investimento dedicado às startups com foco nos setores de agronegócios, biotecnologia, cidades inteligentes, economia criativa, saúde e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Saiba mais no site do BNDES.

Finep

  • Centelha Programa de subvenção econômica, operado por parceiros estaduais credenciados, por meio de edital de seleção. Atua também no apoio não financeiro por meio de capacitações e suporte, acesso à incubadoras e potenciais investidores, ampliação de networking e divulgação.
  • Inovacred Financiamento para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, aprimoramento dos já existentes, inovação em marketing ou inovação organizacional, com foco nas operações da inovação para a competitividade.
  • Inovacred 4.0 Financiamento para a formulação e implementação de soluções de digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, alinhadas nos seguintes temas: Internet das coisas; computação na nuvem, big data, segurança digital, manufatura aditiva, manufatura digital, integração de sistemas, digitalização, sistema de simulação, robótica avançada e Inteligência Artificial.
  • Inovacred Expresso – Financiamento com fluxo operacional simplificado para empresas que tenham histórico de inovação. O histórico precisa ser comprovado através do atendimento a pelo menos um dos seguintes requisitos, nos últimos 10 anos: ter recebido apoio de governo para a inovação; ter histórico na área de Propriedade Intelectual (Propriedade Industrial); ou pertencer/sido graduada em Incubadoras de Base Tecnológica, ou estar instalada em Parques Tecnológicos. 
  • Finep Startups – Apoio financeiro por meio de edital de seleção para empresas nascentes de base tecnológica. 
  • Finep Mulheres Inovadoras – Premiação e processo de aceleração, através de edital de chamada pública, para startups lideradas por mulheres. Saiba mais no site do Finep.

Banco do Brasil

  • Proger Urbano Empresarial – Linha de crédito para reforma, ampliação, modernização ou aquisição de bens como máquinas, equipamentos e veículos automotores, para empresas com faturamento bruto anual de até R$ 10 milhões. Os projetos de investimento para o Proger devem proporcionar geração ou manutenção de emprego e renda. Saiba mais no site do Banco do Brasil.

Caixa Econômica Federal

Banco da Amazônia

  • FNO - Ciência, Tecnologia e Inovação Financiamento de projetos inovadores do segmento empresarial e investimento em projetos incubados em instituições públicas de ensino e pesquisa, permitindo sua implantação após a saída da incubadora.  Saiba mais no site do Banco da Amazônia.

Banco do Nordeste

FNE Inovação.  Financiamento à Inovação para empresas e empreendimentos rurais. Nos setores não rurais, os recursos podem ser destinados à implementação de produto, serviço ou processo novo, ou significativamente melhorado, ou de um novo método organizacional, contemplando investimentos em obras e aquisição de bens de capital; e capital de giro, quando exclusivamente associado ao investimento. No setor rural, é voltado para projetos para inovação tecnológica, contemplando investimento rural e custeio associado ao investimento. Saiba mais no site do Banco do Nordeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora