this is an h1

this is an h2

Mon Feb 07 12:31:24 BRT 2022
Planejamento | FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO
Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado

Instrumento fundamental para orientar o empreendedor, o documento é uma fonte importante de informação e dados sobre clientes e fornecedores

· 21/09/2016 · Atualizado em 07/02/2022
Imagem de destaque do artigo
O que é?

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

Será feita a análise do macro e microambiente em diferentes aspectos, como:

  • Fatores que geram oportunidades.
  • Ameaças externas, bem como setoriais.
  • Perfil dos clientes e fornecedores.
  • Pontos fortes e fracos da concorrência.
  • Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.
Como fazer

Como fazer uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um verdadeiro exercício de comportamentos empreendedores, principalmente na busca de informações, comprometimento e persistência. Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Porém, existem técnicas sistematizadas de pesquisa e formas mais práticas de observação no dia a dia da empresa.

O empresário, ou potencial empresário, interessado em buscar informações no mercado, poderá utilizar fontes de dados primários (aqueles que ele próprio vai encontrar, coletar) ou fontes de dados secundários, ou seja, aqueles já coletados e sistematizados por outros, como instituições de pesquisa, e disponibilizados por governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.

As informações podem ser levantadas por meio de visitas a empreendimentos similares, presencialmente no mercado, por meio da internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.

 Você pode aproveitar a facilidade das ferramentas e realizar boa parte de sua pesquisa em sistemas gratuitos do Google ou do Facebook. Saiba Como Realizar Pesquisa de Mercado na Internet

Dica de curso

Conheça o curso Análise de negócio: Pesquisa de mercado.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?