this is an h1

this is an h2

Tue Aug 02 23:19:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Aprenda a usar o marketing sustentável na prática

Saiba como adotar conceitos socioambientais na prática empresarial, nos produtos e nos serviços do seu negócio.

· 30/01/2014 · Atualizado em 02/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As empresas que mantêm o foco no cliente e na sociedade moldam seus produtos e ofertas a partir do diagnóstico de necessidades. Por isso, nos dias de hoje, o empreendedor atento às exigências do consumidor conduz todos os processos e procedimentos de seu negócio, considerando fatores sociambientais no contexto do seu planejamento. sob um olhar ambiental.


A empresa deve, portanto, compreender como trabalhar o marketing sustentável, e agregar valor de imagem e reputação frente aos potenciais clientes. Essa condição pode assumir proporções de maior importância, quando o empresário vende para outros países, com povos de cultura mais acentuada em relação à sustentabilidade.

Isso significa incluir/adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o planejamento estratégico da empresa e, assim, avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social em cada um dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).


Adequando os 4Ps do marketing à gestão sustentável

Abaixo, você confere algumas práticas sustentáveis para adequar os 4Ps às questões socioambientais:

Preço

Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão. Planeje o custo do seu produto ou serviço; o custo da ação de sustentabilidade; a tributação; as despesas, bem como sua margem de lucro para gerar o preço final de seu produto.

Confira algumas iniciativas para adequar o preço à questão sustentável:

  • Dê preferência a acordos comerciais com fornecedores que mantêm ações sustentáveis, preferencialmente, os que possuem certificados ambientais. (Rótulo Ecológico da ABNT, Selo FSC, ISO 14001, Produto Orgânico Brasil, Procel, LEED etc.)
  • Faça acordo com empresas que trabalham com produtos sustentáveis, fornecendo seu espaço para que elas possam fazer divulgação de sua marca e, em contrapartida, elas reduzem seus preços para que os produtos sejam comercializados junto aos seus clientes.

Produto

O P de produto também pode ser explorado no que diz respeito à sustentabilidade. Utilizando práticas sustentáveis na geração dos serviços e produtos da sua empresa, você agregará valor e fortalecerá a imagem da marca.

Confira algumas dicas:

  • Opte por embalagens recicláveis, elas serão reutilizadas no futuro como matéria-prima de outros materiais.
  • Opte por insumos não refinados para a fabricação do seu produto. Além de serem mais saudáveis, ajudam o meio ambiente por não passarem pelo refino e clareamento químico.
  • Para a confecção do seu produto, escolha matéria-prima que foi reciclada ou que tenha algum selo ou certificação de procedência, que comprove sua responsabilidade socioambiental.
  • Cuidado com utilização de mão de obra e serviço análogo ao trabalho escravo.
  • Atenção à não utilização de materiais naturais, oriundos de minerais, fauna ou flora em extinção.

Ponto de venda

Identifique o que deve ser alterado para tornar o ponto de venda mais sustentável. Para implementar a gestão sustentável no seu ponto de venda, é preciso avaliar se todos os processos da sua empresa, desde a produção até a distribuição de produtos e serviços, são sustentáveis.

A seguir uma lista de ações que devem ser adotadas para deixar o ponto comercial sustentável:

  • Use equipamentos com baixo consumo de energia e propague que sua empresa o está usando;
  • Informe a importância da venda pela internet e sua ligação com a sustentabilidade (minimização da circulação de veículos e diminuição da emissão de gás carbono); ;
  • Faça o uso inteligente de insumos para melhor relação custo x benefício dos seus serviços e produtos, e informe em seus canais de comunicação as vantagens;
  • Use luz natural em ampla escala e dispare nas redes sociais a importância desta atitude para os seus clientes.

Promoção

A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também são geradores de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio, reduzindo os impactos ao meio ambiente:

  • Explore mais a internet como meio de divulgação, dê preferência ao e-mail marketing e propagandas em mídias sociais. Crie mensagens demonstrando como suas ações reduzem a geração de lixo com o descarte de papel. ;
  • Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação.
  • Utilize serviços de envio de mensagens por WhatsApp e Telegram em promoções da empresa.
  • Utilize-se da vitrine de sua loja e sua fachada, com uma decoração atraente, para a divulgação do seu negócio.
  • Os painéis eletrônicos em locais de grande circulação são uma ótima maneira para realizar a comunicação com seu público-alvo.

O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?