this is an h1

this is an h2

Thu Mar 03 14:21:53 BRT 2022
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aquicultura: Por que contratar um seguro?

A contratação de seguro rural deve ser vista pelo micro e pequeno empreendedor como investimento, e não custo, para o seu negócio

· 23/02/2022 · Atualizado em 03/03/2022
Imagem de destaque do artigo

Os especialistas da comunidade internacional vêm alertando sobre os perigos do aquecimento global há algum tempo. A frequência cada vez maior de eventos climáticos extremos, como as secas e as enchentes, afeta a vida nas cidades, mas também no campo. Tanto a estiagem quanto a chuva em excesso podem resultar na queda de produção e, consequentemente, prejudicar a renda dos produtores.

Por isso a importância da contratação do seguro aquícola, que ajuda a mitigar os impactos inerentes a esses eventos. “Da mesma forma que o aquicultor contrata um seguro para o seu veículo, ele deve fazer o mesmo para proteger a a sua produção”, afirma Rui Teixeira, assessor técnico da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa). “O seguro é garantia para o micro e pequeno empresário que sofreu alguma perda e que, na maioria das vezes, não tem reservas para manter o negócio sem a cobertura de um seguro”, completa.

Para apoiar o desenvolvimento do mercado de seguros rurais, existe o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), auxílio do governo federal que oferece a oportunidade de assegurar a produção com um custo menor para os aquicultores, com o percentual de subvenção ao prêmio diferenciado de 40%.

O objetivo é assegurar aos pequenos, médios e grandes produtores a criação de viveiros em tanques escavados, em mar aberto e represas, inclusive com cobertura básica contra poluição, entre outros adicionais, como roubo e furto. De acordo com o Mapa, o valor máximo de indenização tem como base, principalmente, a biomassa, que leva em consideração a espécie aquática e suas faixas de peso, a previsão de produção mensal, o controle histórico de estoque (em Kg) e os valores por Kg das faixas de peso.

Para informações sobre o PSR e como as seguradoras atuam na sua região, acesse o portal do ministério. O órgão também lançou uma cartilha para sensibilizar estados e municípios a somarem esforços para alertar sobre a importância do seguro rural.

Regionalização

Para estimular a contratação de seguros, é importante conhecer as necessidades de cada região. “O Brasil tem peculiaridades distintas, e, por isso, queremos regionalizar a contratação de seguro, a partir das ocorrências climáticas que o produtor vive”, disse o assessor técnico da SAP/Mapa. Dessa forma, será possível estar mais próximo e apresentar soluções viáveis ao produtor, o que permitirá que saiam do ciclo vicioso de renegociação de dívidas e passem para o ciclo virtuoso, de renda e manutenção da atividade.

Quer saber mais sobre aquicultura? Fique atento aos conteúdos do portal Sebrae.

Confira novidades e ideias para microempreendedores individuais no canal do Telegram Sebrae Aquicultura


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora