Tue Apr 28 12:47:41 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Conheça as vantagens do marketplace para o seu negócio
Saiba mais sobre as plataformas de vendas e entada as boas práticas desse ambiente virtual.

Para ajudar os pequenos negócios a enfrentar a queda nas vendas devido à crise provocada pela Covid-19, Sebrae e Magalu firmaram parceria. A estratégia de levar marketplace aos pequenos varejistas tem o objetivo de promover a transformação digital e abrir novos canais de venda a esses empreendedores.

Por isso, preparamos um conteúdo para você entender melhor o que é, como funciona, quais são as vantagens do marketplace para a sua empresa. Além disso, veja dicas de boas práticas para vender bem nesse ambiente virtual.

O que é o marketplace?

É uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas oferta produtos e serviços no mesmo endereço, na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados.

Para quais empresas o marketplace é recomendado?

O marketplace é uma excelente alternativa para empresas sem experiência, que estão iniciando no e-commerce e não querem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, entre outros.

Exemplos de plataformas de marketplace

Há diversos tipos de plataformas de marketplace. Alguns abrangem uma grande variedade de produtos e segmentos varejistas. Outras são especializadas em determinado tipo de produto, como a Estante Virtual, focada na venda de livros novos e usados; o Elo 7, plataforma voltada para a venda de artesanato; e o Canal da Peça, especialista em peças para carros e motos. Por isso, é importante pesquisar a mais adequada ao seu setor de atuação.

Dicas

No marketplace, diversos concorrentes dividem o mesmo ambiente virtual e, em muitos casos, vendendo produtos similares ou iguais. Assim, é fundamental buscar meios de se destacar dentro da plataforma.

Imagem: selecione fotos em boa resolução, com fundo branco, apresentando o produto em diferentes posições.

Palavra-chave: as plataformas disponibilizam aos clientes ferramentas de busca. Escolha bem as palavras-chave para que o cliente localize seus produtos.

Descrição do produto: descreva-os de forma detalhada e objetiva. Informe sobre garantia, dimensões, cores, funções, voltagens, pesos, tamanhos, entre outras características.

Vídeo: utilize vídeos, apresentando o produto e sua forma de uso. Essa estratégia atrai a atenção dos consumidores indecisos.

Resposta imediata: responda às perguntas dos clientes o mais rápido possível, favorecendo a decisão do comprador.

Como começar a vender no marketplace

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