Wed Sep 11 11:37:05 GMT-03:00 2019
Cooperação | COOPERAÇÃO

A importância da liderança no trabalho coletivo

Não existe cooperação sem liderança. Um líder pode ser a diferença para o sucesso de um empreendimento coletivo. Conheça a importância e o papel da liderança.

· 23/08/2016 · Atualizado em 11/09/2019

Importância da liderança

Nos empreendimentos coletivos, a figura de um líder empreendedor pode fazer a diferença para o sucesso. O líder empreendedor deve ser capaz de desenvolver os talentos e as competências do grupo na busca dos objetivos comuns que se pretendem alcançar. Ele desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-a para, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidades e a unirem forças em torno de objetivos comuns.

Os líderes atuam em territórios, em setores, em empresas e em comunidades onde existem grupos minimamente organizados. Procuram assumir sua função na gestão do coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação e promovendo a integração das equipes para alcançar os seus objetivos comuns e os propósitos do grupo.

Além disso, incentivam as pessoas a adotarem novas posturas na convergência de ideias, na convivência com opiniões divergentes e nos seus atos, buscando o atendimento das necessidades e objetivos comuns. Com isso, os integrantes das organizações coletivas sabem que podem contestar e validar opiniões livremente, sem qualquer possibilidade de rejeição e retaliação.

O líder também articula as forças em torno dos objetivos comuns do grupo, associando recursos e integrando competências para que, todos juntos, unindo forças, possam fazer mais e melhor com menos.

A nova postura tem como resultados sinérgicos a valorização do ser humano, o exercício pleno da cidadania e a consecução dos resultados pretendidos pelo grupo ou comunidade.

Abaixo, veja informações preparadas pelo Sebrae sobre como exercer a liderança.

Dicas

Os estilos de liderança 

Cada perfil de liderança influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais. 

A evolução do comportamento de liderança

Liderança se constrói no dia a dia. As experiências cotidianas com a equipe e cada um dos profissionais melhoram a capacidade do gestor em conhecer os perfis e potenciais. 

Liderança em tempos de crise

Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Há dois tipos de líderes, que se revelam especialmente em tempos de crise: os desesperadores e os inspiradores. Qual dos dois é você?

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora