A importância da liderança no trabalho coletivo
Não existe cooperação sem liderança. Um líder pode ser a diferença para o sucesso de um empreendimento coletivo. Conheça a importância e o papel da liderança.
Importância da liderança
Nos empreendimentos coletivos, a figura de um líder empreendedor pode fazer a diferença para o sucesso. O líder empreendedor deve ser capaz de desenvolver os talentos e as competências do grupo na busca dos objetivos comuns que se pretendem alcançar. Ele desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-a para, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidades e a unirem forças em torno de objetivos comuns.
Os líderes atuam em territórios, em setores, em empresas e em comunidades onde existem grupos minimamente organizados. Procuram assumir sua função na gestão do coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação e promovendo a integração das equipes para alcançar os seus objetivos comuns e os propósitos do grupo.
Além disso, incentivam as pessoas a adotarem novas posturas na convergência de ideias, na convivência com opiniões divergentes e nos seus atos, buscando o atendimento das necessidades e objetivos comuns. Com isso, os integrantes das organizações coletivas sabem que podem contestar e validar opiniões livremente, sem qualquer possibilidade de rejeição e retaliação.
O líder também articula as forças em torno dos objetivos comuns do grupo, associando recursos e integrando competências para que, todos juntos, unindo forças, possam fazer mais e melhor com menos.
A nova postura tem como resultados sinérgicos a valorização do ser humano, o exercício pleno da cidadania e a consecução dos resultados pretendidos pelo grupo ou comunidade.
Abaixo, veja informações preparadas pelo Sebrae sobre como exercer a liderança.
Dicas
Os estilos de liderança
Cada perfil de liderança influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.
A evolução do comportamento de liderança
Liderança se constrói no dia a dia. As experiências cotidianas com a equipe e cada um dos profissionais melhoram a capacidade do gestor em conhecer os perfis e potenciais.
Liderança em tempos de crise
Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Há dois tipos de líderes, que se revelam especialmente em tempos de crise: os desesperadores e os inspiradores. Qual dos dois é você?
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A economia colaborativa (compartilhada ou em rede, como também é conhecida) é um movimento de concretização de uma nova percepção de mundo. Ela representa o entendimento de que, diante de problemas sociais e ambientais que se agravam cada vez mais, a divisão deve necessariamente substituir o acúmulo. Trata-se, assim, de uma força que impacta a forma como vivemos e, principalmente, fazemos negócio. Como exemplo de empresas que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos, podemos citar Uber e Airbnb, que fazem muito sucesso. É uma prova de como a adesão a essa tendência global está longe de atingir um ápice, sendo muito versátil.
Facebook Quer saber o que Sebrae e Facebook prepararam pra você, empresário de pequeno negócio? Uma parceria de peso com o objetivo de disseminar conteúdo e capacitar empreendedores e empresários de micro e pequeno porte no tema de inserção digital para impulsionar as vendas, recuperar clientes e atrair novos clientes por meio das plataformas digitais do Facebook! Mas como assim? Conheça essa parceria: Impulsione seu negócio com o uso das redes sociais – Facebook, Instagram e Whatsapp > Na página do Facebook para Empresas no Brasil, são publicados semanalmente a websérie “Impulsione com Facebook”. Esta websérie tem a contribuição do Sebrae em um quadro de 5 minutos em cada episódio (de um total de 15 minutos). Cada episódio tem um executivo do Facebook como host (anfitrião), um treinador falando sobre FB, IG, WhatsApp Business e histórias de sucesso. Um especialista Sebrae complementa o conteúdo de marketing digital com conteúdo técnico sobre empreendedorismo, gestão, vendas, mercado, estratégia. Ao final do episódio, o vídeo direciona para um curso (EAD) do Sebrae que tem aderência ao tema do episódio. Legal né? Participe dessa iniciativa! Acesse a página #JuntosPeloPequeno no Facebook > Cielo Quer saber como vender mais? O Sebrae tem agora mais um parceiro na missão de apoiar os pequenos negócios, a Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros. Juntos vamos fazer várias ações para orientar os empreendedores nessa crise da pandemia da COVID-19 e, principalmente, estimular a promoção e comercialização de seus produtos e serviços! Com a parceria entre Sebrae e Cielo, a plataforma gratuita Mercado Azul, criada pelo Sebrae para servir como vitrine digital para os pequenos negócios, ganhou uma nova funcionalidade. Além de ser um espaço para anunciar produtos e serviços e encontrar fornecedores, o Mercado Azul permitirá que os empresários aumentem suas vendas de forma rápida e segura. E como será isso? Olha só: ao aderir à plataforma, também será possível ter acesso ao serviço Super Link Cielo, de forma que o empresário receba pagamentos de seus produtos e serviços à distância por meio de um link, enviado para os clientes por SMS, WhatsApp, e-mail ou mensagens nas redes sociais. Legal, né? Ah! Os pagamentos de seus clientes poderão ser feitos pelo cartão de crédito ou débito, até mesmo de forma parcelada, sem a necessidade do uso da maquininha ou de um site. Gostou? Participe dessa parceria você também! Divulgue sua empresa no Mercado Azul! Acesse a plataforma Mercado Azul > Beleza Amiga Ei! Você aí, empreendedor do setor de beleza! A L'oreal, junto com Trinks, Stone e apoio do Sebrae, criaram o movimento Beleza Amiga #juntospelosalao. Nessa parceria, as instituições estão disponibilizando voucher de serviço de beleza para ser adquirido pelo consumidor. É uma venda antecipada, sabe? Assim, o serviço poderá ser utilizado após a pandemia e você consegue garantir um faturamento mínimo para manutenção do seu negócio! Essa é uma excelente oportunidade, respeitando as orientações de distanciamento social nesse momento de pandemia em que os salões de beleza estão fechados. Também há vantagens para o consumidor! Quer ver? Ao adquirir o voucher de serviço, o consumidor tem igual valor em desconto no site Segredos de Salão. Cadastre seu empreendimento no movimento Beleza Amiga para disponibilizar os vouchers de serviço aos seus clientes! Ah! E tem mais! Nesse mesmo sentido, Avec, Wella, Taiff, com apoio do Sebrae criaram o movimento “Apoie um Salão”. Nele, o consumidor ajuda o profissional de beleza comprando um voucher de serviços, com bônus de até 50%. O cliente agenda para uma data futura, e o movimento paga o (a) profissional agora! Caso o profissional ou seu empreendimento não esteja cadastrado, é só o indicar que o pessoal da Avec entrará em contato no mesmo minuto. A Avec também reverterá toda a margem para ajudar o setor de beleza! Muito legal, né? Saiba mais em sobre o movimento “Apoie um Salão” > EPI Match! Você é empresário da indústria têxtil? Produz ou distribui máscaras, aventais, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs)? Participe da Plataforma EPI Match! Trata-se de uma plataforma de aproximação comercial para compra a venda de EPIs hospitalares e não hospitalares. A iniciativa é liderada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Microsoft e Radix e conta com o apoio do Sebrae e outras instituições do setor como ABIT, ABVTEX, ABNT, Anpei, Senai, Animaseg, entre outras. As estratégias de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus aumentaram a demanda nos mercados nacional e internacional por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde. Tendo em vista a urgência dessa demanda, criada pela pandemia, a plataforma reduz a distância entre a compra e a venda de produtos essenciais ao combate à Covid-19, como máscaras, aventais, luvas e óculos e proteção, entre outros itens. É uma excelente oportunidade para as indústrias do segmento têxtil se adaptarem e atenderem a essa demanda de mercado! Cadastre suas ofertas de EPIs na plataforma (verifique sua capacidade produtiva e a forma de disponibilizar seus produtos ao mercado), amplie seus canais de vendas e gere negócios! Acesse a plataforma EPI Match! > #TodosPelaConstrução Você é empresário da construção civil? Vem ver o que Sebrae, Construliga, Ethos Soluções e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) prepararam! Tendo em vista a pandemia, as instituições acima se uniram para discutir como fica a construção civil em tempos de coronavírus e para lançar o movimento #todospelaconstrução. O #todospelaconstrução é um movimento autônomo, sem fins lucrativos, formado por pessoas, instituições e empresas do setor da construção civil que buscam a renovação, a preparação, a promoção de conhecimento e inovação. São ofertados 100 cursos gratuitos online, com 1 hora de duração, via webnar, que discutem as medidas que podem ser adotadas no período de crise (negociação, financeira, tributária, crédito, capital de giro, trabalhista e outras). Além disso, são repensadas as necessidades de retomada e de reinvenção do setor, com a imprescindível preservação da cadeia produtiva, os empregos e um novo olhar para aumento da produtividade. Acesse o canal no YouTube com vídeos do #TodosPelaConstrução > Neodent-Straumann Você é dentista e empreendedor? Dono de um consultório odontológico? Tem dúvidas sobre como se organizar financeiramente na crise? Ou sobre como liderar e gerir equipes em tempos de pandemia? Veja a parceria do Sebrae com a Neodent-Straumann! Sebrae e Straumann Group se uniram e trouxeram profissionais e empresas renomadas na área de gestão de consultórios odontológicos para compartilhamento de informações e conteúdos, por meio da websérie #contacomigo. O objetivo é que o empresário do mercado odontológico aproveite este período da pandemia para agregar conhecimento e estar preparado. As temáticas são: negócios, finanças, gestão e marketing. Acesse a websérie #ContaComigo > Abrasel Você é empresário do segmento de alimentação fora do lar? Veja a parceria de peso que estabelecemos para te ajudar nesse período de pandemia! Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveram o projeto Gastronomia Digital, com objetivo de oferecer conhecimento e informação para alavancar a produtividade dos pequenos negócios da alimentação fora do lar. São dezenas de cursos em diferentes áreas de interesse de quem empreende ou trabalha no setor! O acesso é gratuito e online! Acesse agora cursos especiais para ajudar sua empresa nesse momento: Como fazer para aumentar minhas vendas utilizando canais de delivery > Gestão da qualidade e segurança de alimentos > Como gerenciar fornecedores em estabelecimentos de alimentação fora do lar > Marketing Digital para bares e restaurantes > Magalu Quer ver outra parceria bacana do Sebrae para que você possa vender mais? Sebrae e Magazine Luíza se uniram para promover a transformação digital dos pequenos negócios e abrir novos canais de venda para as micro e pequenas empresas diretamente atingidas com a crise do coronavírus. A Magazine Luíza vai dar acesso diferenciado aos clientes do Sebrae à sua plataforma de marketplace reconhecida mundialmente. Os empreendedores que aderirem à parceria vão poder contar com um ambiente digital de negócios, a plataforma Parceiro Magalu Empresa. Nessa plataforma o empresário consegue fazer toda a gestão simplificada de vendas da loja física, de forma digital e prática. Legal, né? Além disso, o empreendedor pode anunciar os seus produtos dentro do site, app e lojas do Magazine Luiza, e vender para os mais de 20 milhões de clientes, potencializando ainda mais o negócio! E tem muito mais! Olha só o que o Sebrae está preparando! O Sebrae vai oferecer capacitação para que você empresário possa se diferenciar, como parceiro Magalu. Para isso, os clientes do Sebrae vão contar com: 1. Diagnóstico de maturidade para e-commerce. 2. Orientação sobre os benefícios do Marketplace e estratégias para alavancar as vendas. 3. Orientação sobre como vender mais como parceiro Magalu. 4. Capacitação em gestão de loja online. Além disso, será oferecida também uma consultoria em Estratégias Digitais que será composta de: Consultoria de Gestão Precificação Estoque Fluxo de caixa Logística (picking-packing) Clientes Certificação Digital Emissão de NF eletrônica Consultoria Tecnológica (Sebraetec) Cadastro da empresa na plataforma Fotografia de produtos Cadastro de Produtos Descrição de Produtos Divulgação nas redes sociais Consultoria de Vendas online Análise do perfil de consumo digital Análise do portfólio de produtos Elaboração de planejamento de posicionamento digital Estruturação de estratégias de vendas online Quer saber como fazer parte desse time do Sebrae e da Magazine Luíza? Acesse diretamente a Plataforma Parceiro Magalu e faça seu cadastro! No próprio site há toda a orientação necessária. Mais ações do Sebrae sobre Marketplace e vendas online: O Sebrae está preparando uma metodologia especialmente desenhada para o pequeno negócio avançar em sua estratégia de transformação digital. Em 45 dias as unidades do Sebrae em Pernambuco e São Paulo disponibilizarão para os pequenos negócios programas de capacitação e consultoria para ingresso no Marketplace e vendas online. Esses programas visarão assegurar maior eficiência digital e possibilitar a ampliação das vendas. Em até quatro meses, as unidades do Sebrae em todo país estarão prontas para ofertar o mesmo serviço aos empresários de seus estados! Grupo Martins - Flix do Varejo Você é empreendedor do varejo? Veja só o que o Sebrae e o Grupo Martins prepararam para te ajudar a aprimorar a gestão do seu negócio! Sebrae e Grupo Martins disponibilizaram 15 mil acessos gratuitos preemium ao Flix do Varejo. A plataforma online, mantida pela Universidade Martins do Varejo, oferece conteúdo para grandes e pequenos varejistas. Lá você também encontra uma rede de relacionamentos para profissionais do comércio, artigos, e-books, edições da Revista Vitrine do Varejo, séries, curta-metragens, entrevistas, dicas, tendências de mercado e games. Garanta seu acesso, pois os cadastros gratuitos são limitados! Cadastre-se no portal Flix do Varejo > Renner É empresário da moda? Fornece para a Renner? Sebrae e Lojas Renner se uniram para fortalecer pequenas empresas da cadeia produtiva do segmento! Cerca de 220 pequenos negócios fornecedores da Renner, de seis estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), vão receber gratuitamente consultorias para gerenciamento de crise e gestão financeira em meio à pandemia do novo coronavírus. As consultorias serão oferecidas ao longo de dois meses, customizadas para a realidade de cada empresa, no formato online, para atender às recomendações de distanciamento social. Serão seis encontros virtuais, totalizando 12 horas de atendimento, divididos em três temáticas: Gestão financeira; Linhas de crédito disponíveis no mercado; E dispositivos do governo e outras ações para o enfrentamento da pandemia. Parte das empresas beneficiadas pelas consultorias também receberá da Renner um subsídio financeiro, com o objetivo de auxiliar na manutenção dos empregos e na reestruturação do negócio, o que pode impactar positivamente mais de 2 mil pessoas. O investimento total da varejista é de R$ 1,5 milhão. Quer saber como usufruir da parceria? Veja os critérios de participação: As empresas necessariamente precisam fazer parte da cadeia que produz para as Lojas Renner; As empresas devem ter o faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.* Aquelas empresas que possuírem mais funcionários serão priorizadas pelo atendimento do Sebrae. *empresas que faturam mais que R$ 4,8 milhões podem consultar condições de pagamento diretamente com o Sebrae. Nos próximos dias, o time Sebrae do seu estado entrará em contato com as empresas contempladas, para entender mais sobre a situação atual e sugerir esse acompanhamento de perto com as ações da campanha. Em caso de qualquer dúvida, deixamos aqui os contatos dos gestores de projeto do Sebrae nos estados que estão participando da ação: Sebrae/RS - Rio Grande do SulGuilherme Cardoso da Silvaguilhermecds@sebraers.com.br Sebrae/SC - Santa CatarinaPaulo Henrique de Oliveirapauloh@sc.sebrae.com.br Sebrae/PR - ParanáFernanda Pesarinifpesarini@pr.sebrae.com.br Sebrae/SP - São PauloDaniela Abdaladanielamoa@sebraesp.com.br Sebrae/RJ - Rio de JaneiroCarolyne Jorgecarolyne@rj.sebrae.com.br Sebrae/MG - Minas GeraisJuliana Orsettijulina.orsetti@sebraemg.com.br Trabalhando juntos, de maneira colaborativa, esperamos superar essa crise o mais rápido possível. Afinal, não é preciso estar perto fisicamente para estar junto!
O Sebrae trata os temas Associativismo e Cooperativismo há muito tempo, debatendo e esclarecendo sobre as principais diferenças entre associação e cooperativa e os tipos de associações existentes no Brasil, por exemplo. Há vários tipos possíveis de associação. Para o contexto da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, vamos tratar nesse artigo das que tem como objetivo atuar na defesa dos direitos de classes específicas de empresários da Indústria de Base Tecnológica. Procure se associar nesse momento de crise A importância de se associar tem sido especialmente evidente nas semanas atuais, em que estão sendo feitas as definições dos decretos locais ao tratar de atividades essenciais para autorização de funcionamento durante o isolamento social. As associações apresentaram argumentos e informações para ajudar os governos na adequação dos textos dos decretos. Mas, não é só isso. Manter-se conectado com a associação da sua atividade vai ajudar a somar forças em temas como: captação de oportunidades de negócio, identificação de cenários antecipados para decisões mais acertadas, negociação de linhas de crédito, políticas públicas para o segmento, negociação com grandes atores da cadeia de fornecimento, etc. Assim, não será você, sozinho, a defender interesses que podem ser de outros empresários colegas do mesmo ramo. Quem procurar: a quem a Indústria de Base Tecnológica se associa Ao se associar, o empresário extrapola a dimensão empresarial do negócio e entra em contato com as dimensões estrutural e sistêmica do segmento no qual atua. Em outras palavras, é importante para a sua comunidade, cidade, estado, região, país e mundo enxergar e perceber o alcance do seu negócio ao lado de outros. O Sebrae se relaciona com associações para trabalhos conjuntos, em parceria, visando sempre o benefício direto e/ou indireto aos pequenos negócios brasileiros. Assim, de um lado o Sebrae entra na parceria com a dedicação ao aprimoramento da gestão dos pequenos negócios e as associações contribuem com o conhecimento especializado do segmento. Pensando em ajudar o pequeno negócio a ter acesso rápido às informações do seu segmento, o Sebrae preparou um painel com a representação visual e interativa da visão quantitativa sobre a presença da Indústria de Base Tecnológica no país e a atuação do Sebrae com esse grupo. Veja o Panorama da Indústria de Base Tecnológica > Além disso, ao visitar o portal online de algumas associações, como o da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE); da Associação Brasileira de Automação e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), é possível saber e usar argumentos sobre a relevância do segmento para o ambiente de negócios e sobre as atividades econômicas que compõe o segmento. Visite os portais mencionados acima e conte com o Sebrae. O momento requer união para superação da crise. No Sebrae Nacional a coordenação da Indústria de Base Tecnológica está sob o a gestão da Unidade de Competitividade. Se precisar, entre em contato conosco: Sebrae NacionalUnidade de CompetitividadeCoordenação IBTJuliana Ferreira Borgesjuliana.borges@sebrae.com.br
A crise causada pela disseminação do novo coronavírus pelo Brasil tem feito os micros e pequenos empresários e produtores pensar em um novo formato de trabalho para minimizar os impactos na produção, oferta de serviços e faturamento. Foi o caso da Mariana Dap, dona do Mercado Cobogó, um café e loja de artigos de decoração, em Brasília. Logo após as medidas de isolamento social decretadas pelo governador, Mariana teve a ideia de reunir um grupo de amigos e conhecidos produtores e comerciantes locais para manter seus estabelecimentos funcionando, mesmo com a situação emergencial. A ideia surgiu de alguns questionamentos que Mariana tinha: “O que eu posso fazer agora? Do que as pessoas estão precisando?”, relata. Ela, então, começou a pensar em um formato para movimentar o comércio. Com os donos de pequenos negócios, elaborou um cardápio com uma variedade de produtos oferecidos. Sua loja se transformou no centro de comercialização, com o objetivo de gerar renda para que o pequeno produtor pudesse pagar as contas básicas, não demitir funcionários e conseguir sobreviver. “Ninguém estava com grana pra investir, então fui atrás de colaboradores. Uma designer, para criar o nosso site, além de vários empreendedores, entre os ramos de moda, alimentação e decoração para o lar” conta. Atualmente, o trabalho da Mariana é de receber os produtos dos colaboradores, armazenar, fazer a venda e a entrega. Como é um trabalho colaborativo, quem define a porcentagem da comissão são os próprios produtores. “Queremos colaborar com a continuidade dessas marcas no mercado e ajudar na manutenção do emprego da equipe durante esse período de incertezas. Mas toda a operação tem custos, por isso negociamos individualmente a porcentagem sobre vendas repassada ao Cobogó, entendendo e respeitando a realidade de produção de cada um”, explica. Os pedidos são realizados pelo CoboFone, como Mariana chama o WhatsApp da loja. Por meio dele é feito o atendimento exclusivo, além de vídeos, fotos, tudo que for necessário para aproximar os clientes das compras. As pessoas podem buscar os produtos no próprio café ou receber em casa. Mariana afirmou que hoje consegue pagar as contas básicas e que também consegue negociar com seus fornecedores. Ela ainda não teve tempo de parar para colocar as contas das vendas do WhatsApp em uma planilha, mas vale lembrar que é de extrema importância fazer um balanço geral da movimentação financeira do projeto.
A palavra cooperativa está ligada a um verbo muito potente: cooperar. E é baseado nele que todos princípios e conceitos que regem uma cooperativa funcionam: porque cooperativa é toda e qualquer associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. Portanto, uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, focando sempre o objetivo de eliminar intermediários, barateando custos e diminuindo preços por meio da racionalização e da produção em grande escala.
Sociedade de Propósito Específico (SPE) é um modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico, ou seja, cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado. A SPE é também uma forma de empreendimento coletivo, usualmente utilizada para compartilhar o risco financeiro da atividade desenvolvida. Por se tratar de uma modalidade de joint venture (equity ou corporate joint venture), as SPE são utilizadas para grandes projetos de engenharia, com ou sem a participação do Estado, como, na construção de usinas hidroelétricas, redes de transmissão ou nos projetos de Parceria Público-Privada (PPP) ainda recentes no Brasil. Não obstante, a modalidade de SPE pode ser aplicada nos empreendimentos coletivos de pequenos negócios.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que não têm fins lucrativos e realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos. Elas podem atuar nas áreas da saúde, educação, assistência social, economia, ambiente, entre outras, em âmbito local, estadual, nacional e até internacional. A atuação da ONG acontece na esfera pública, embora não estatal. Apesar de não pertencer ao Estado, oferta serviços sociais, geralmente de caráter assistencial, que atendem a um conjunto da sociedade maior do que apenas os fundadores e/ou administradores da organização. De uma forma geral, as ONGs são associações civis, sem fins lucrativos, de direito privado, de interesse público e que têm as seguintes características, entre outras: Agrupamento formal de pessoas em torno de interesses e objetivos comuns. Realização de ações solidárias, de ajuda mútua e filantrópicas. Autonomia, livre adesão e participação voluntária dos associados. Iniciativas privadas não orientadas para o lucro. Iniciativas na esfera pública não realizadas pelo Estado. Atuação sociopolítica fundamentada nos princípios pactuados por associados.
O consumo colaborativo é a prática comercial baseada em trocas, compartilhamentos, empréstimos e que dispensa dinheiro nas transações. Com a crise econômica mundial e o aumento da consciência ambiental, a tendência ganhou força, inclusive no Brasil. Por ser simples, o mercado colaborativo exige menos gastos. Nessa ideia, as lojas colaborativas propõem expor e vender produtos de diferentes segmentos, a exemplo de roupas, presentes, acessórios e decoração, em um mesmo local e de diferentes pessoas com custos que podem variar de acordo com o tamanho do espaço utilizado pelos produtos. O objetivo é que empresários de pequenos negócios consigam expor para dar boa saída a suas peças e ao mesmo tempo economizar, além de poder formar público consumidor e divulgar marcas.
Ter uma empresa hoje no Brasil implica em diversos custos. Muitas empresas não resistem e fecham com menos de dois anos de existência. Mas uma alternativa surge para tentar reduzir esta realidade. Prática comum nos Estados Unidos, o co-working tem ganhado força também no Brasil. Trata-se de um escritório compartilhado que funciona como um modelo de incubadora de pequenos negócios, formada por profissionais de diversas áreas. Neste modelo pessoas de segmentos diferentes compartilham a estrutura física de um escritório e rateiam os custos. O grande objetivo e diferencial do co-working é que além de oferecer um espaço, traz um ambiente favorável ao relacionamento, troca de experiências e networking. Hoje estes escritórios compartilhados são utilizados como uma estratégia de negócio de uma startup, para dar visibilidade, ter estrutura e capturar contribuições de diferentes profissionais. O compartilhamento de espaço e estrutura pode reduzir em até 60% o custo mensal da locação de espaços privados e gastos com mobiliário. Em geral, os espaços para co-working oferecem internet, estrutura de telefonia, salas de reunião, estações de trabalho e salas individuais, entre outros.
Uma cooperativa de crédito (ou cooperativa financeira) é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados. Esclarecendo algumas expressões citadas: Associação de pessoas: na cooperativa, o importante é a pessoa, o associado, enquanto que nas demais instituições financeiras é o capital que fala mais alto. Cada associado, mesmo tendo o mínimo exigido de cotas-partes na cooperativa, tem os mesmos direitos de quem tem muitas; Sem fins lucrativos: o objetivo da cooperativa não é o lucro. Sim, ela precisa obter resultados para suportar seus custos e crescer, mas o lucro não é a prioridade. Nas cooperativas de crédito, não existe a palavra lucro e, sim, sobras. As sobras apuradas no Demonstrativo de Resultados no fim do exercício (31 de dezembro) são rateadas aos associados, proporcionalmente à sua participação nas mesmas. Não tendo fins lucrativos, os resultados (sobras) anuais da cooperativa são isentos de tributos. Tudo isso reverte em benefício ao associado, refletindo-se na redução das taxas de juros e tarifa; Natureza jurídica própria da cooperativa: é sempre de uma sociedade limitada, na qual os associados (cotistas) respondem pela empresa até o limite de suas cotas, como em qualquer outra sociedade limitada. Sistema Financeiro Nacional: a cooperativa de crédito é integrante do SFN, o que significa que é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, seus balanços sofrem auditoria externa especializada e as contas correntes dos associados têm uma garantia automática de até R$ 250 mil, caso a instituição apresente problemas de liquidez.
O consórcio de empresas é formado a partir de um contrato entre as empresas consorciadas. Por ser somente um contrato, não tem personalidade jurídica própria, ou seja, não é uma empresa. O consórcio também não tem capacidade patrimonial, pois seus bens pertencem a um ou mais de seus sócios. Geralmente, uma empresa líder de mercado é eleita para tomar frente dos assuntos e representar o consórcio. O consórcio empresarial une várias empresas com a finalidade de realizar um empreendimento ou participar de negociações. Assim, é possível:
Você quer organizar uma associação e não sabe por onde começar? Saiba que terá que passar por 4 (quatro) fases: Agora, você compreenderá um pouco sobre cada fase para organizar uma associação, detalhadamente. O roteiro abaixo é uma sugestão para criar uma associação e apresenta alguns pontos a serem seguidos e observados. As etapas podem e devem ser adaptadas conforme a necessidade de cada grupo. Pronto para começar?