this is an h1

this is an h2

Thu Dec 23 16:45:19 BRT 2021
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
Motivação é elemento diferencial do comportamento empreendedor

Onde a maioria vê problemas, os empreendedores enxergam oportunidades.

· 11/06/2015 · Atualizado em 23/12/2021

Existem diversas diferenças entre os empreendedores de sucesso e outras pessoas. Mesmo diante de uma situação igual, as pessoas enxergam a realidade de forma diferente, e isso significa que existe um componente diferenciado – a forma como cada indivíduo percebe o que está a sua volta. Isso determina que, em muitas vezes, onde a maioria vê problemas, os empreendedores veem oportunidades e tomam iniciativa de dar os primeiros passos no caminho a elas.

Em geral, as pessoas são motivadas a agir por diversos tipos de motivação – mas três tipos são mais relevantes:

Há pessoas motivadas principalmente pela Realização, que está ligada à construção das visões pessoais. São aquelas que estabelecem objetivos para si e, quando atingem esses objetivos, motivam-se de tal ordem que se habilitam a novos e maiores desafios na vida. São pessoas que se caracterizam pelo desejo e tentativa de “correr atrás” das suas visões – ou sonhos;

Também existem pessoas que são motivadas principalmente por Afiliação: se motivam por fazer parte de um grupo social, de ser aceitas pelos seus pares ou por aqueles que lhes são caros, ou que admiram. São pessoas que se caracterizam pelo desejo e tentativa de participar em grupos sociais específicos, ainda que não formais; e

Há também pessoas que são motivadas pelo Poder: são aquelas que se motivam ao ver suas ideias implantadas, ou seguidas, por outras pessoas – que farão aquilo que elas entendem que deva ser feito. São pessoas que se caracterizam pelo desejo e tentativa de influenciar seus grupos socia

O pesquisador canadense e um dos maiores especialistas na área, Louis Jacques Filion descreve que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos.

Os empreendedores são motivados principalmente pela realização. E quais são as características de comportamento empreendedor? São dez, de acordo com um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum:

  1. Busca de Oportunidades e Iniciativa.
  2. Correr Riscos Calculados
  3. Exigência de Qualidade e Eficiência
  4. Persistência
  5. Comprometimento
  6. Busca de Informações
  7. Estabelecimento de Metas
  8. Planejamento e Monitoramento Sistemático.
  9. Persuasão e Rede de Contatos
  10. Independência e Autoconfiança

Conheça o Empretec

As características do comportamento empreendedor apresentadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em cerca de 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae.

Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Saiba mais sobre o Empretec.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora