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Vendedores autônomos de roupas: dicas para o sucesso profissional

Planejar e investir na qualidade do atendimento e no marketing são estratégias indispensáveis para quem deseja aumentar as vendas e fidelizar os clientes

· 28/06/2015 · Atualizado em 07/02/2022
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Vendedoras autônomas de roupas ou acessórios, popularmente chamados de “sacoleiras”, conhecem bem os requisitos para conquistar a clientela: bons preços, atendimento personalizado, produtos diferenciados e boa rede de contatos.

Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento. 


Esses critérios são fundamentais para quem se dedica às vendas do tipo porta a porta. Mas quem deseja se aperfeiçoar precisa ficar atento às demandas do mercado, aproveitando as potencialidades que podem resultar na melhoria das vendas e na fidelização dos clientes.

Dicas para tornar-se ainda mais competitiva

Há três passos para conquistar a clientela a ponto de fidelizá-la e, assim, tornar-se ainda mais competitiva. Você vai precisar pensar ou se aperfeiçoar em:

  • Planejamento;
  • Identidade;
  • Atendimento;
  • Formalização.

Vamos lá?

Planejamento

Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento. Esse momento não pode ser negligenciado pelos vendedores autônomos. O planejamento deve levar em conta o perfil dos produtos e as características de compra do público-alvo, além de traçar metas para atrair novos clientes e expandir os negócios.

Planejar não significa necessariamente elaborar planilhas complexas ou produzir um extenso relatório. A simples organização das estratégias e a descrição dos objetivos e do perfil do negócio são pontos de partida para estruturar um plano inicial.

Se o planejamento for parte da rotina, a tomada de decisões e a expansão dos negócios tornam-se mais fáceis. Um bom exercício para começar é estabelecer horários de trabalho, uma planilha com os clientes a serem visitados e outra com o controle das peças.

Identidade

Assim como nas lojas físicas, o vendedor autônomo precisa criar uma identidade, que deve abranger todas as etapas e materiais envolvidos no ato da venda: dos cartões de visita até a padronização do mostruário e das embalagens.

Uma dica é elaborar uma embalagem personalizada para presente, com o nome da marca e o contato. Além de encantar o cliente, isso auxilia, ainda, na divulgação do seu serviço.

Atendimento

Atender bem é obrigatório em qualquer negócio, mas na venda direta esse é um quesito essencial. Pontualidade, profissionalismo e o cuidado com a aparência são pontos que devem ser bem observados por uma profissional autônoma de vendas.

Um bom atendimento é fundamental para a fidelização da clientela, portanto quesitos como simpatia, comunicação fácil, informações detalhadas sobre os produtos e conhecimento das tendências de moda também são essenciais.

4 estratégias para vender mais

1. Investir no marketing pessoal

É indispensável para uma profissional autônoma, principalmente para estabelecer e expandir a rede de contatos, ampliando as possibilidades de vendas.

2. Marcar presença na rede

Quando bem exploradas, redes sociais e aplicativos de compartilhamento são ferramentas excelentes para divulgar o seu negócio, principalmente pela facilidade de acesso e baixo custo envolvido na divulgação.

A imagem nas redes sociais é um fator que não deve ser esquecido. Todo conteúdo deve reforçar a identidade do negócio, com atenção especial para a qualidade das imagens divulgadas e dos textos que serão publicados.

3. Promoções e descontos

São atrativos permanentes para quem trabalha no varejo de moda. Uma ação que pode apresentar bons resultados é a organização de bazares - que podem ser realizados nos finais das temporadas para queimas de estoque.

4. Investir em nichos de mercado pouco explorados

Como roupas para bebês, vestuário masculino, peças plus size, moda evangélica, roupas e acessórios para pets, além de aproveitar o mercado crescente de brechós e peças usadas podem ser boas opções para quem quer ampliar o público-alvo.

Formalização

Uma ação importante para qualquer profissional é a formalização. Além de dar acesso a direitos trabalhistas - como auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria, entre outros benefícios - a formalização contribui para o fortalecimento do mercado.

Saiba mais sobre Formalização.

Vendedores autônomos podem ser MEIs

Outra dica importante é que vendedoras autônomas de roupas podem se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI). O processo é gratuito e tem zero burocracia.

O MEI é enquadrado no Simples Nacional e é isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Tem despesas apenas com a Previdência Social (INSS) e ICMS ou ISS.

O microempreendedor individual é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso facilita a abertura de conta bancária, o acesso a empréstimos e compras de produtos disponibilizados somente a empresas, e a emissão de notas fiscais.

Saiba mais

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença em qualquer negócio. Se você gostou deste conteúdo, pode continuar se informando em nosso portal.

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