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Pessoas | LIDERANÇA
Exercer liderança é mais do que coordenar, é inspirar e influenciar

Cada perfil influencia de modos diferentes o ambiente de trabalho, o comportamento das pessoas e o desenvolvimento das atividades profissionais.

· 12/12/2013 · Atualizado em 20/04/2023
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O conceito de liderança é, provavelmente, o que mais vem passando por transformações ao longo dos últimos anos.

Para alguns autores, a liderança se define por meio dos traços de personalidade de cada indivíduo. Acreditam que bons líderes são aqueles dotados de certos traços de personalidade inatos e, com eles, conseguem se destacar e dirigir as pessoas. Pessoas simpáticas, carismáticas, de beleza, etc.. 

Para outros, o estilo de comando de cada líder auxilia na sua definição, levando em consideração também o ambiente em que este indivíduo está inserido. Então, falamos de comportamentos flexíveis ao invés de traços fixos de sucesso. 

Algumas frases exemplificam o pensamento dos autores:

“Liderança é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas” (KOUZES;POSNER, 1997).

“Liderar é estabelecer uma sociedade entre o líder e sua gente” (BLANCHARD, 1977).

“É o processo de persuasão pelo qual um indivíduo induz um grupo a buscar objetivos defendidos pelo líder ou partilhados pelo líder e seus seguidores” (GARDNER, 1990).

Os resultados de qualquer negócio vêm através das pessoas que se empenham para realizar aquilo que se planeja. E, quanto maior o negócio e a equipe, mais complexo fica seu manejo e menos garantia se tem de que os esforços de cada um estão fluindo em direção ao que se espera do grupo como um todo. 

Nesse sentido, a liderança assume importância vital como um direcionador desse empenho e um catalisador dos resultados. Naturalmente, não é um processo simples ou sem percalços, e é por isso que se fala constantemente de liderança sempre que falamos de empresas. 

O bom líder trabalha sua relação com seu grupo; ele deve conhecer sua relação com seus liderados e observar de que forma ele pode melhor se comportar para a busca dos tão esperados resultados de gestão.

Para encontrar a melhor forma de se comportar o líder precisa levar em conta a tarefa que está sendo executada e as pessoas que a estão executando. Quanto maior for a flexibilidade do líder perante o comportamento do seu time, melhores poderão ser seus resultados.

Algumas teorias mais antigas de motivação separavam as pessoas em dois grandes grupos: aqueles que eram ativos, tinham iniciativa e gostavam de trabalhar e aqueles que eram preguiçosos, reativos e trabalhavam por necessidade. A partir desse entendimento, construíram a ideia de que a melhor relação de liderança seria dos primeiros mandando como carrascos no segundo, não permitindo que sua preguiça atrapalhasse os resultados da organização.

Mas essa noção já se foi há muito tempo, ainda que possamos observar resquícios disso em nosso sistemas de gestão. Agora acredita-se que todas as pessoas são igualmente capazes de liderar e que o comportamento do líder pode mudar de time para time.

Não só pode como deve. O líder deve ter a percepção de identificar qual seria a melhor forma de lidar com determinado grupo de pessoas, segundo a forma como eles se organizam. Por exemplo, se existe um time que está extremamente desmotivado com uma tarefa repetitiva - mas que precisa ser feita - e que eles têm domínio técnico sobre ela, qual seria a melhor forma do líder se comportar para influenciar o time a finalizar a tarefa com qualidade? Ele deve trabalhar incentivos diretos, definir metas plausíveis, acompanhar sua execução e apoiar as pessoas até o fim.

Em um outro contexto, esse mesmo grupo encontra-se incrivelmente motivado com um novo projeto no qual eles não tem muito conhecimento sobre como agir. Se o líder se portar da mesma forma, definindo metas e cobrando o cumprimento das tarefas, ele prejudicará o grupo, uma vez que eles não têm habilidade ainda para fazer o que foi proposto. Aqui, ele deve trabalhar de forma mais consultiva, como um professor, e ajudar no aprimoramento técnico, antes do fechamento das atividades. 

Esse exemplo apenas nos mostra como a adaptabilidade do líder é essencial para se exercer liderança de qualidade. Esse é o maior preceito da Liderança Situacional.

O foco da liderança deve estar na maturidade do liderado em relação a uma determinada situação. Logo, o gestor eficaz tanto manda cumprir ordens como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas. Ou, ainda, os consulta antes de tomar alguma decisão.

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