this is an h1

this is an h2

Fri May 20 10:39:26 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING DE SERVIÇOS
As maiores e mais fascinantes cavernas do mundo

Exploração desses locais misteriosos é uma das maiores atrações turísticas do mundo

· 19/05/2022 · Atualizado em 20/05/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Mito da Caverna, do filósofo grego Platão (428a.C-348a.C.), é uma alegoria da pré-história da humanidade, na qual os seres da caverna estão aprisionados a um ilusório mundo de sombras, impedidos de conhecer a realidade, que só poderia ser vista fora da caverna, sob a luz do sol.

As cavernas, no entanto, continuam fascinando as pessoas em plena civilização, pois elas são atraídas pela beleza selvagem e misteriosa desses lugares. Usadas na Antiguidade como refúgio, cemitério ou locais de cultos, as cavernas se tornaram hoje pontos de turismo visitados por milhões de pessoas, além de objetos de pesquisa científicas.  

Existem vários tipos de cavernas: primárias, secundárias, vulcânicas, marítimas, de gelo, glaciais, de corais, cársticas, de colapso e erosão mecânica. Dentro delas vivem seres vivos como morcegos e alguns tipos de insetos. E, geral não há vegetação e nem luz nas cavernas, mas sim uma fauna que é especifica para esse tipo de ambiente.

A maior caverna do mundo conhecida até agora, Hang Son Doong, está localizada no Vietnã (sudeste asiático) e foi descoberta por acaso por um camponês em 1991. Mas apenas em 2009 ele reencontrou a rota e pôde conduzir um time de pesquisadores britânicos para a primeira expedição de estudos da região. Localizada a 500 km ao sul de Hanói (a capital), a caverna está localizada no Parque Nacional de Phong Nha-K? Bàng e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Hang Son Doong tem 9 quilômetros de galerias subterrâneas e a maior de suas cavernas tem 200 metros de altura e 150 metros de largura. No interior da caverna, há estalagmites de até 70 metros de altura. Os pesquisadores encontraram dois rios, Khe Ry e Rao Thuong, além de formações rochosas, claraboias, fósseis antiquíssimos e espécies únicas de peixes, insetos, plantas e árvores. Boa parte da estrutura da caverna é composta por calcário. Estima-se que Hang Son Doong tenha se formado em algum momento entre 2 e 5 milhões de anos atrás.

Além desta, conheça as maiores e mais fascinantes cavernas do mundo. Duas delas são do Brasil.   

  1. Mammoth (Kentucky, EUA) – O Mammoth Cave National Park, localizado a cerca de 144 km d Louisville (Kentucky) e Nashville (Tennessee), abriga o maior e mais intrincado sistema de cavernas, grutas e túneis subterrâneos do mundo. Com mais de 500 km conhecidos, o Mammoth (mamute) recebe mais de dois milhões de pessoas por ano. O sistema de cavernas abriga 130 espécies de vida selvagem, incluindo 14 espécies de animais que vivem exclusivamente em cavernas – caso do peixe caverna sem olhos. 
  1. Reed Flute Cave (Guangxi, China) – Localizada a 5 km do centro de Guilin, Guangxi, a Reed Flute (caverna da flauta de bambu; ludi yan em mandarim, tipo de bambu que cresce no interior do local, ideal para a fabricação de flautas de junco) é uma das mais populares atrações turísticas da China. Acredita-se que a caverna tenha mais de 180 milhões de anos; dentro dela, há mais de 70 inscrições feitas em tinta, que podem ser datadas de até o ano 792 d.C., na dinastia Tang. A caverna é composta por pedras calcárias naturais e é repleta de estalactites, estalagmites e formações rochosas incomuns. 
  1. Sistema Ox Bel Ha (México) – No idioma maia, Ox Bel Ha significa “três caminhos da água”. É um sistema de cavernas localizado no estado de Quintana Roo, no México que tem as cavernas subaquáticas mais longas exploradas no mundo. Trata-se de uma paisagem aquática com mais de 270 quilômetros em cujo trajeto de galerias é possível ver mais de 140 cenotes (aberturas em zonas rochosas que permitem a entrada de luz em cavernas submersas). 
  1. Waitomo Glowworm (Nova Zelândia) – A cidade de Waitomo, na Ilha Norte da Nova Zelândia, atrai os turistas pelas belas formações de cavernas na região. Lá, estão os incríveis vermes luminosos — glowworms — incrustrados nas paredes e tetos das cavernas e que fazem daquele lugar um grande espetáculo para os visitantes. O sistema de cavernas está localizado sob o campo de King Country, uma das principais regiões agrícolas da Nova Zelândia. O nome tem origem na língua falada pelos povos Maori sendo que “Wai” é a palavra para “água”, enquanto “tomo” significa um buraco no chão. 
  1. Hölloch (Muotha, Suíça) – Literalmente “buraco do inferno”, essa caverna, localizada no vale Muotha, entre o rio do mesmo nome e a área do Pragelpass, no cantão de Schwyz (centro da Suíça), é a maior caverna da Europa ocidental e um dos maiores sistemas de cavernas do mundo. A caverna Hölloch tem 198,19 km e uma profundidade de 938,6 metros. O comprimento explorado de Hölloch passou de 25 km em 1952 para 100 km em 1968. Foi a primeira caverna do Mundo na qual o comprimento explorado chegou a 100 km. 
  1. Gua Air Jernih (Sarawak, Malásia) – Esta é a caverna mais longa da Ásia, com o comprimento do labirinto atingindo mais de 189 km. A estrutura da caverna é verdadeiramente única: seus túneis estão localizados em cinco níveis, com o nível mais baixo recebendo o grande fluxo subaquático. A caverna está localizada no território do Parque Nacional Gunung Mulu, muito frequentado por turistas. Os visitantes dispõem de várias entradas naturais para a caverna. 
  1. Grutas de Jeita Grotto (Líbano) – Trata-se de um complexo de duas cavernas interligadas, formadas de pedra calcária cárstica, e que totalizam 9 km de comprimento. As grutas são um dos símbolos nacionais do Líbano e estão localizadas no valle de Nahr al-Kalb, em Jeita (18km a norte de Beirute). Habitada na pré-história, a gruta inferior foi descoberta em 1836. Os visitantes entram em pequenos barcos, já que ela está submersa por canais de um rio subterrâneo que abastece mais de 1 milhão de libaneses com água potável. 
  1. Gruta Eisriesenwelt (Áustria) – A maior caverna de gelo do mundo (Eisriesenwelt significa mundo dos gigantes de gelo) está localizada nas montanhas de Tennen. Essa cavidade de 42 quilômetros está situada a 1.640 metros acima do nível do mar e o único trecho aberto ao público é uma aglomeração de camadas de gelo que criam flashes de luz que parecem mágicos. As correntes de ar criaram um universo gelado que ficará gravado para sempre na sua memória. 
  1. Toca da Boa Vista (Brasil) – Localizada em Campo Formoso, na Bahia, a 550 km de Salvador, esta é a maior cavidade natural do hemisfério sul, o que faz do Brasil o 15° lugar no ranking mundial. A Toca da Boa Vista tem 105 km de extensão e é cheia de salões labirínticos. Sua formação está associada à dissolução da rocha por soluções ricas em ácido sulfúrico provenientes das águas subterrâneas. A Toca da Boa Vista é a maior caverna gerada por esse processo, embora suas entradas tenham sido formadas por acidentes de rebaixamento superficial. 
  1. Caverna do Diabo (Brasil) – Localizada no Parque Nacional da Caverna do Diabo, entre os municípios de Iporanga, Eldorado e Água do Turvo (SP), essa caverna é considerada a mais bonita do Brasil. Tem cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas e um desnível de 175 metros. Há uma trilha de 600 metros preparados para visita dos turistas, com acompanhamento de um guia local. 

Você que é operador de agências de turismo pode oferecer a seus clientes pacotes turísticos com visitas a essas cavernas. 

Saiba mais:

Sobre a maior caverna do mundo clicando aqui

As maiores cavernas do mundo clicando aqui.

A Toca da Boa Vista clicando aqui.

A Caverna do Diabo clicando aqui.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga as comunidades Sebrae, no Telegram.


Sebrae Turismo

Aacesse: https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?