this is an h1

this is an h2

Sat Jan 14 15:59:46 BRT 2023
Pessoas | FUNCIONÁRIOS
As vantagens de equilibrar o trabalho remoto e o presencial

A opção do regime híbrido, que mistura o trabalho remoto e o presencial, pode ajudar a reter profissionais qualificados e com performances mais participativas.

· 18/11/2022 · Atualizado em 14/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com a pandemia do coronavírus, muitas transformações necessárias acabaram sendo incorporadas à rotina, das questões de higiene às relações de trabalho. Talvez, a mais significativa tenha sido o home office. Com o fim da pandemia, que já vem sendo sinalizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), outros pontos entram em pauta, como a avaliação do regime híbrido, que mistura o trabalho presencial e o remoto.

O home office surgiu como uma das primeiras alternativas para as empresas que precisavam cumprir com as obrigações do isolamento físico e do social. Novidade para muitos trabalhadores, empregadores e empreendedores, o trabalho remoto exigiu adaptações por todos os lados, com as mais variadas demandas. A flexibilização com os horários foi apenas uma delas. 

No primeiro semestre de 2022, a rede social de negócios LinkedIn apresentou uma pesquisa com profissionais com nível superior completo de escolaridade e empregados do setor privado. Os dados mostraram que 78% perceberam, durante a pandemia, que queriam e precisavam trabalhar com mais flexibilidade. A pesquisa foi realizada pela Censuswide, que entrevistou 1.160 pessoas, entre homens e mulheres, de 21 de janeiro a 8 de fevereiro de 2022.

A pesquisa ainda trouxe dados sobre profissionais que deixaram seus empregos por falta de políticas flexíveis em 2021. Cerca de 30% dos entrevistados admitiram ter feito isso e outros quase 40% já consideraram tal possibilidade em algum momento da carreira. E quais são os motivos que levam o trabalhador a querer mais flexibilidade na jornada? Os resultados da pesquisa respondem: equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal (49%), maior produtividade (43%) e melhora na saúde mental (40%).

A pesquisa mostra que aqueles que tiraram um tempo de seus trabalhos ganharam experiências e outras competências, como paciência, organização e tomada de decisão - comportamentos que os ajudaram também na vida profissional.

Para o empreendedor que conta com equipes de profissionais capacitados, é hora de entender a importância de flexibilizar normas, políticas e práticas. Com isso, é possível oferecer mais autonomia e confiança, além de capacitar a liderança, criar ambientes saudáveis (física e emocionalmente), investir em diversidade e inclusão, comunicar, escutar, repensar e reestruturar.

O futuro do trabalho é flexível e, para isso, nós também temos que ser.

FAVORITAR
Botão favoritar
Infográfico

Fonte: Pesquisa LinkedIn

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Mesmo antes da pandemia, o Sebrae já trazia as questões do home office com uma variedade de artigos aqui no site. Confira dicas sobre como fazer a gestão do trabalho remoto e home office e como dar início ao trabalho remoto da sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas do Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?