Assinaturas: entenda como elas ganharam novo fôlego com a internet
Negócios de diferentes áreas têm apostado no e-commerce a partir dessa estratégia. À medida que a diversidade de produtos cresce, novos aprendizados surgem.

A oferta de produtos e de serviços vai se moldando às transformações sociais em qualquer área de negócio. Hoje, o mercado digital é um dos principais influenciadores das transformações de atividades. Neste conteúdo, falaremos sobre o que é possível aprender com o crescimento dessa diversidade de produtos comercializados principalmente por causa da internet.
Você lerá agora o artigo da consultora, instrutora, especialista em gestão e marketing, Ana Paula Capparelli, sobre as assinaturas que garantem novo fôlego para negócios na internet. São negócios das áreas mais diversas que têm apostado no e-commerce a partir dessa estratégia. Boa leitura!
Assinaturas garantem novo fôlego para negócios na internet
No modelo de assinaturas, o cliente realiza um cadastro e assina a compra de determinado produto ou serviço por um período de tempo, com uma frequência que pode ser bem variada: semanal, quinzenal, mensal, bimensal e assim por diante.
Atualmente, é possível identificar claramente que há empresas aderindo ao modelo a partir de uma de duas estratégias bem distintas:
Já nos exemplos de produtos para uso mais cotidiano, pode-se encontrar de fraldas a artigos para bebês, cosméticos, rações para animais de estimação, bolos caseiros e até frutas e verduras.
Benefícios
Um dos fatores que impulsiona esse modelo é que tanto os consumidores como as empresas são beneficiadas de forma contundente em aspectos que muito os atraem.
Entre as vantagens para as empresas está a formação de uma base de clientes conhecida, que permite a consolidação de um relacionamento de longa duração. A recorrência das vendas permite à empresa aprofundar seu conhecimento sobre a demanda dos produtos - garantindo maior controle do estoque e melhor controle financeiro.
Para o consumidor, além da comodidade, a vantagem está na personalização: ele recebe um serviço ou produto em conformidade com sua necessidade de consumo e ainda tem a oportunidade de obter benefícios exclusivos - como menor preço e prioridade nos lançamentos.
Lições dos pioneiros
Nos Estados Unidos, o modelo de vendas por assinaturas está bem mais evoluído. A Birchbox, lançada em 2010, já se expandiu abrindo franquias na França, Reino Unido e Espanha. Hoje já vale U$ 400 milhões de dólares, tem uma carteira de 800 mil clientes e 250 mil funcionários, segundo o site e-commercebrasil.
Uma das pioneiras no Brasil, com operações iniciadas em 2011, fechou em 2013. Porém, as lições deixadas para o mercado são valiosas e ajudam novos negócios a se organizarem melhor para encontrarem o sucesso.
A Shoes4You, que vendia sapatos por assinaturas, recebeu aporte financeiro de, pelo menos, cinco investidores e fundos; funcionou durante dois anos e, depois de acumular uma base de 15 mil clientes, encerrou suas atividades em 2013.
O modelo não se mostrou lucrativo, deixando como lição que o controle dos custos fixos e da margem de venda dos produtos contempla o conjunto de fatores que são determinantes para o sucesso do modelo.
Na mesma direção, o Valor Econômico chancela que preço é determinante para os resultados do modelo, destacando, entre outras dicas a importância de mesclar em um mesmo pacote de assinatura produtos acessíveis e itens mais caros. Com o valor diluído, os consumidores podem ser atraídos por ofertas com uma boa relação custo-benefício.
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