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Fri Mar 22 16:21:23 GMT-03:00 2019
Cooperação
Associação é estratégia de fortalecimento
Parcerias com outras empresas podem aumentar as oportunidades de negócios e permitir a divisão de riscos e custos.
  • Etapas
  • Competitividade
  • Saiba mais

Etapas

As associações são organizações que têm por finalidade a promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantropia. Associações são Pessoas Jurídicas, formadas pela união de grupos que se organizam para a realização de atividades não-econômicas, ou seja, sem fins lucrativos. Nessas entidades, o fator preponderante são as pessoas que as compõem. São entidades de direito privado.

Em uma associação não existe remuneração para seus dirigentes nem distribuição de sobras entre seus associados. O que as mantêm são as contribuições dos sócios ou a cobrança pelos serviços prestados, contratos e acordos firmados, doações, etc.

O processo para formar uma Associação ocorre com as seguintes etapas:

  • Reunir pessoas com objetivos comuns.
  • Reunir o grupo para um processo de sensibilização e análise do processo de criação da associação.
  • Elaborar e discutir o projeto de Estatuto Social.
  • Fazer a convocação, por edital, da assembleia geral para a criação da associação.
  • Realizar a assembleia geral para a criação da Associação.
  • Antes de iniciar os trabalhos, a mesa diretora da assembleia geral deve ser eleita. Ela será constituída por membros presentes, tendo um presidente e um secretário.
  • Após a abertura da assembleia, ler o projeto de Estatuto Social da empresa e colocá-lo em discussão entre os presentes para possíveis modificações e aprovação.
  • Concluída a assembleia geral, é preciso lavrar a ata, que relata todos os fatos ocorridos, em livro próprio. O documento deve ser assinado por todos os presentes. 

Competitividade

A cooperação entre as empresas é uma forma de torná-las mais competitivas em um mercado muito disputado. Por meio de parcerias, é possível fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer produtos com qualidade superior e diversificada.

Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.

O Sebrae incentiva a criação de associações e cooperativas para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade e garantir a sua sustentabilidade.

Saiba mais

Cursos a distância (EAD Sebrae)

  • SEI Unir Forças para Melhorar: conheça novas formas de empreender coletivamente por meio da criação de organizações coletivas. Aprenda noções sobre a importância do cooperativismo e associativismo no mundo dos negócios; como as ações coletivas ajudam na melhoria da competitividade e no incremento da gestão, consolidação e fortalecimento so negócio no mercado.  
  • Sei Unir Forças - SMS: receba no seu celular 40 SMS em 20 dias que irão mostrar as vantagens de se organizar para empreender ações coletivas, com o objetivo de atender às necessidades comuns. Conte ainda com a ajuda de um tutor para tirar suas dúvidas via mensagens de textos.
  • Gestão de Cooperativas de Crédito: conheça práticas gerenciais de gestão efetiva e eficaz de cooperativas de crédito/financeira. Saiba quais as competências parapara atuar no segmento das cooperativas de crédito e entenda como o cooperativismo é um instrumento de organização social que utiliza a ajuda mútua, a colaboração e a solidariedade para resolver problemas.

Veja o vídeo 

  • Assista ao vídeo abaixo e veja como o associativismo e cooperativismo podem ser um bom negócio para o seu empreendimento. 

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