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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Beauty Fair aponta tendências do Mercado de Beleza para 2022

Tendências, informações e dicas da Beauty Fair 2021 para o setor de Beleza no ano que vem.

· 16/12/2021 · Atualizado em 10/01/2022
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A Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional, reuniu, em São Paulo, milhares de profissionais da beleza em um evento que marcou a retomada do mercado após a pandemia. O Sebrae teve presença marcante na feira, de acordo com a Coordenadora Nacional de Beleza Andressa Torres.

"Como é esse negócio pós-pandemia? Vamos focar no digital, na sustentabilidade, nos novos modelos de negócios e mostrar como fazer. A Beauty Fair, pra quem não sabe, é a maior feira das Américas do segmento de beleza, é também a segunda maior feira do mundo e acontece em São Paulo todos os anos. Este ano o Sebrae está pela 14ª vez e essa é a 16ª edição da feira. O Sebrae vem para atender os pequenos negócios de beleza, os profissionais de beleza, os MEIs, para ajudar na gestão do negócio, mas esse ano é muito especial, estamos trabalhando o pós-pandemia e a gente vai fazer junto a retomada."

Setor de beleza reune o maior número de MEIs do país

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de beleza. O presidente da Associação Brasileira dos Salões de Beleza, José Augusto Ribeiro dos Santos, afirma que o setor reune o maior número de MEIs do Brasil. "Somos o quarto mercado mundial consumidor de hair care. No Brasil nós temos mais de 1 milhão e 250 mil profissionais de beleza, salões de beleza e CNPJs da beleza, dos quais 1 milhão são micro e pequenos empreendedores. A lei do salão parceiro, da qual pudemos participar e ajudar a desenvolver, trouxe regularidade para o setor da beleza, formalizou esses profissionais que são autônomos. No Brasil, os profissionais da beleza não são registrados, por usos e costumes têm comissões muito altas que não cabem na carteira de trabalho, então são autônomos. É um universo grande e somos, os profissionais da beleza, cabeleireiros, manicures etc., a primeira categoria do Brasil em MEIs, com mais de 1 milhão de CNPJs."

Mercado está aquecido e tem carência de profissionais

"Nosso setor é carente de manicures e profissionais da beleza", continua Santos, "os salões têm uma dificuldade muito grande de encontrar profissionais com um mínimo de qualificação, então há oportunidade gigantesca no mercado de trabalho para quem quer se rentabilizar de uma forma interessante. O grande diferencial do setor é que para para iniciar o empreendimento a pessoa precisa muito pouco, precisa de habilidade e o mínimo de treinamento, mas se inicia com facilidade."

Digital, sustentável e nas redes: dicas para 2022

E para quem tem salão montado e pretende aperfeiçoar o negócio, Andressa Torres dá dicas de tendência para o ano que vem. "Primeiro, prestem atenção nos negócios verdes, salões que têm uma pegada sustentável vão ter um diferencial nesse ano que é um ano legal, de retomada. Segunda tendência, digitalizar a gestão do seu salão, pensando que a tecnologia não está longe e a gente precisa colocar as novidades tecnológicas dentro do negócio de beleza. E terceiro, salões que vão conseguir usar as redes sociais para divulgar os seus trabalhos, pensando que o salão faz parte de uma comunidade, de uma rede para que a gente tenha inserido o propósito do negócio onde o profissional está. Isso vai ser o melhor negócio de 2022."

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